Ampliando o poder do Palm com o Agendus

Se você tem um Palm e o usa para ajudar a gerenciar seus compromissos, pendências, memos e lista de contatos através dos programas que já vieram instalados nele, talvez nem imagine o que está perdendo por não usar o Agendus.

O Agendus, da Iambic Software, é um aplicativo para Palm super fácil de instalar e usar, que compartilha dados com os programas originais do equipamento mas oferece uma interface muito mais avançada, com campos adicionais para detalhar as tarefas, atividades e contatos, e integrando as informações de uma forma incomparável. Várias visualizações diferentes (diária, semanal, em lista, em diagrama, etc.) estão disponíveis, com bom aproveitamento dos recursos de cores e alta resolução dos Palms mais recentes.

O Agendus sincroniza com diversos aplicativos (inclusive o Palm Desktop), e os campos de dados que ele compartilha com os aplicativos originais do Palm OS ficam disponíveis inclusive para programas de compartilhamento não desenvolvidos pela Palm, como os que costumam acompanhar distribuições de Linux, por exemplo - embora neste caso é possível que o Shadow Plan seja uma melhor opção.

A interface avançada do Agendus oferece grande variedade de ícones, codificação por cores e opções de visualização, aplicáveis a compromissos, pendências, memos e lista de contatos nas diversas visões disponíveis. A ferramenta que eu mais uso é a To-Do List, ou lista de pendências, que me permite definir a agenda profissional e doméstica, cadastrar listas de compras, registrar compromissos periódicos (como a troca de óleo do carro ou a vacinação semestral dos bichos de estimação), consultas médicas e muito mais - cada item com seu próprio ícone, definição de urgência e importância, codificação por cores e muito mais. Dependendo do tipo de tarefa, defino horários para alarmes sonoros que me lembram de iniciá-la ou avisam que ela deveria estar terminando, ou associo arquivos de imagens, voz ou memos a elas.

Meu lado formado em administração gosta ainda de poder registrar os percentuais de completamento das tarefas, hierarquizá-las e agrupá-las, quando fazem parte de algum projeto. E o lado humano se sente muito realizado ao ir marcando um X em cada tarefa do dia conforme vão sendo completadas, e em facilmente reagendá-las para o dia (ou semana, ou mês...) seguinte quando percebe que elas vão ter de ficar para depois.

Para quem precisa marcar compromissos com horários estritos, um módulo de agenda permite definir o seu dia (semana, mês...) com a precisão que for necessária, também integrando com memos, imagens, ícones, voz, registros da lista de contatos... É a agenda ideal.

O Agendus Standard tem versão em português e custa cerca de 30 dólares. Você pode fazer download de uma versão trial (que funciona só por um tempo limitado) se desejar verificar se vale a pena!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: