10 dicas sobre o que você pode EVITAR para alcançar e manter o sucesso do seu site ou blog

Quando escrevi o artigo SEO no Brasil: otimizando seu site ou blog para obter melhores posições no Google (veja também a parte 2, procurei deixar clara a minha visão sobre qual o grau de importância das técnicas de otimização, na minha própria escala de valores:

Otimização para sites de busca, ou SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta de efetividade, porque faz com que a sua mensagem chegue a quem está realmente (e literalmente) em busca dela. Além disso, é uma ferramenta de produtividade, especialmente se o seu site tem banners ou serviços de anúncios como o Adsense (saiba mais detalhes), pois com o mesmo conteúdo você terá maior oportunidade de rendimento.

Se o que você quer é apenas escrever, não é necessário se preocupar com estes assuntos. Mas se você quiser ser lido, aí a coisa muda de figura, e levar em conta os métodos para fazer com que seu site fique em primeiro no Google para as palavras-chave mais relevantes começa a fazer diferença.

Naquela ocasião, me concentrei em oferecer um conjunto de dicas sobre o que você pode fazer se quiser complementar a qualidade do seu conteúdo, adotando técnicas para aumentar a chance de ele ser lido (e continuar sendo encontrado) por mais leitores.

E hoje o John Chow (uma das minhas fontes preferidas no que diz respeito a otimização de blogs) publicou um texto que serve como um complemento interessante às dicas acima. Ele se concentrou em 10 erros comuns que ele acredita que você deve evitar. Conheça-os a seguir, lembrando que nada disso é dogma nem está escrito em pedra: é apenas a sugestão de uma pessoa bem-sucedida na área.

10 erros para evitar ao manter um blog

Veja um resumo dos erros apontados por John Chow:

  1. Não atualizar: Cada blog tem uma freqüência comum de atualização: 1 post por semana, 5 posts por semana, 10 posts por dia... não importa qual seja a sua, procure mantê-la. Um blog sem atualizações é um blog que morreu.
  2. Blogar apenas por dinheiro: É possível faturar um bom dinheiro com blogs, mas segundo os números de John Chow, 99% dos blogs não têm potencial de gerar mais de US$ 100 por mês. Ele afirma que seu blog gera dinheiro porque ele não bloga por dinheiro, embora não negue que aprecia esta motivação extra.
  3. Apressar um post: mesmo quando você tem uma notícia exclusiva e sente a urgência de disponibilizá-la logo, pare para reler e verificar. E se encontrar erros depois de publicar, corrija imediatamente.
  4. Não ser pessoal: seu blog não é a CNN, nem a folha de São Paulo e nem um trabalho acadêmico. As pessoas esperam ler nele a sua voz e a sua opinião. Atenda a esta expectativa.
  5. Ser um copião: O que diferencia o seu blog dos outros milhões que existem, ou das centenas que tratam dos mesmos assuntos que o seu? Ele é único, ou é apenas mais uma cópia carbono? Acrescente sempre sua visão e opinião, mesmo que esteja reproduzindo conteúdo.
  6. Não responder aos comentários: estimule que os leitores deixem comentários, e responda a eles. Transforme seu blog em um diálogo.
  7. Não oferecer um feed RSS completo: muitos blogueiros têm medo de que a disponibilização de feeds com o texto completo do blog irá diminuir a visitação ou o interesse no blog em si, pois os leitores irão ler diretamente pelo feed. Mas os que experimentam em geral relatam que o efeito é positivo. Eu comecei a migrar meus blogs para feeds completos no final do ano passado, um por vez, e estou medindo os resultados - e comprovando isto. Mas leve em conta o conselho do problogger.net sobre não poluir seus feeds.
  8. Não entrar em contato com outros autores de blogs: ter e cultivar uma rede de contatos é importante em todas as atividades, e ainda mais nas que ocorrem on-line. Visite os blogs de quem comenta nos seus posts, aprenda com eles, comente neles, compartilhe informações.
  9. Escrever para o Google e não para as pessoas: Ou seja: você deve preocupar-se mais com o conteúdo do que com as palavras-chave, sua densidade, formatação semântica, etc. Fazer o contrário pode não ser uma boa estratégia a longo prazo, porque o Google tende a seguir o fluxo dos leitores, pois seu objetivo é apontar conteúdo relevante, e não apenas o conteúdo bem formatado. O ideal é equilibrar conteúdo e técnica.
  10. Deixar de ler sites relevantes: Na verdade o item original era "deixar de ler o johnchow.com", mas optei por ser mais abrangente ;-)

Leia a lista completa em 10 blogging mistakes to avoid.


Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: