Dica rápida: dois mosquetões no porta-malas

A cada vez que vou no supermercado lembro que preciso dar um jeito de escrever um artigo sobre isso, mas a oportunidade acabava nunca chegando. Assim, resolvi forçar a barra na forma de uma dica rápida, para não ficar mais com isso na cabeça quando eu for fazer compras.

Se você mora sozinho ou faz compras em intervalos curtos, é provável que consiga transportar as sacolas de supermercado sem precisar de carrinho, ainda que com algum esforço. Eu já notei que geralmente saio do supermercado levando de 8 a 12 sacolas, divididas entre as duas mãos, tentando equilibrar os itens mais pesados (como o amaciante tamanho família) e os mais delicados (como as lâmpadas).

E o trajeto é sempre o mesmo: caixa >> carro e depois carro >> casa. O problema aí é que embora seja fácil colocar todas as sacolas de uma vez no porta-malas, elas parecem criar vida depois que fechamos o porta-malas, e ao chegar em casa é necessário "catar" uma por uma, com atenção para restaurar o equilíbrio calculado tão atenciosamente na hora de embalar as compras no caixa - e não acabar deixando o pacote de salgadinhos ser cercado por duas ferozes garrafas de refrigerante PET de 2l cada.

E a solução para isso é muito simples, disponível por menos de R$ 15,00 em boas lojas de ferragens, e por um bom dinheiro (embora com muito mais charme) em lojas de material esportivo: ter sempre no porta-malas 2 mosquetões de mola como o da direita na figura acima, e usá-los para prender pelas suas alças cada um dos 2 conjuntos de sacolas (o da mão direita e o da mão esquerda) enquanto eles permanecerem no porta-malas, retirando-os e deixando-os no porta-malas na hora de levar as compras para dentro de casa (senão você nunca mais vai lembrar de trazê-los de volta).

Os mosquetões são equipamentos de escalada e outros esportes assemelhados, e os modelos com mola podem ser facilmente operados com uma mão só, enquanto a outra segura os pacotes. É uma solução prática, barata e definitiva para um problema corriqueiro e que muitas vezes as pessoas nem percebem - e praticamente não ocupa espaço no porta-malas. Se você complementar os mosquetões com 2 pares de adesivos de velcro, terá a vantagem adicional de eles não se moverem no seu porta-malas quando não estiverem em uso, e de sempre saber onde eles estarão (caso contrário, eles também criarão vida no instante em que você fecha a tampa do porta-malas.

E se você tiver ganho na loteria e quiser dar um passo além, substitua os mosquetões baratos por um dos mosquetões da National Geographic, produzidos pela Kershaw e contendo uma lâmina (lisa e serrilhada), chave de fenda e philips, abridor de lata e de garrafa, por módicos 40 dólares. Se bem que o gatilho deste mosquetão tem trava, portanto não é a melhor escolha para este uso específico ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: