"Opinião de Aluguel"? Revista PC World brasileira compara PayPerPost e ReviewMe

"Opinião de Aluguel: Blogueiros são pagos - muitas vezes sem avisar seus leitores - para elogiar produtos em suas páginas". Assim começa a matéria da página 12 da edição corrente da PC World brasileira, que fala sobre 2 serviços on-line em que blogueiros participantes são pagos para escrever análises de produtos e serviços.

A generalização não me agradou. Especialmente a chamada na capa, que diz apenas "Blogs cobram para elogiar produtos". Mas não foi isto que me motivou a escrever, até mesmo porque acho que a PC World brasileira não consegue causar dano à imagem coletiva da "classe blogueira".

Ao mesmo tempo, se considerarmos verdadeiro o exemplo apresentado no artigo, do fulano que já publicou em seu blog artigos analisando (positivamente) itens tão variados quanto serviços de viagem, programas de TV, pisos laminados e lingerie, sempre motivado por sistemas de pagamento em troca de artigos, há espaço para refletir sobre a possibilidade de este modelo estar fazendo de bobo o anunciante ou o leitor, com análises tão artificiais quanto o lanche da foto acima.

Eu não sou completamente contra a idéia de intermediários unirem os anunciantes (dispostos a pagar para ter artigos de blogs gerando tráfego para seus sites) a blogueiros individuais (dispostos a oferecer espaço de análise em seu blog para estes anunciantes), mas acho que cabe ao blogueiro tomar algumas providências:

  1. Escrever apenas sobre produtos ou serviços que conheça ou tenha experimentado
  2. Ser sincero e equilibrado em sua análise, com a dose justa de elogios e críticas
  3. Jamais deixar de informar aos leitores quando uma análise estiver sendo paga
  4. Não deixar que os artigos patrocinados ocupem uma parcela muito grande do material do blog

Entre os 2 serviços mencionados no artigo da PC World, o ReviewMe (bastante conhecido no Brasil) parece ter as regras que mais dificultam os abusos - principalmente porque é necessário escrever em cada post que se trata de um artigo patrocinado, não há restrições editoriais contra análises negativas ou críticas. O que não significa que o Pay per Post favorece comportamento anti-ético, embora ele ofereça alternativas que dispensam a menção ao patrocínio no texto do próprio post, e permita que o anunciante tenha maior grau de controle ao definir o que espera que o blogueiro escreva sobre seu produto.

Como leitor, posso dizer que lembro de várias análises publicadas por John Chow, patrocinadas via ReviewMe, que me pareceram honestas e informativas, sobre produtos que me interessavam. Ao mesmo tempo, já li outras análises patrocinadas que eram puramente jabá (ou payola) e até mesmo me fizeram cancelar a assinatura do feed do blog que as publicou. Jabá do tipo "brodagem" (como indicar o escritório de contabilidade do seu irmão) é divertido, se for assumido, mas cobrar regularmente para escrever jabá sobre serviços que você nem mesmo usou é bem diferente.

Quem aceita publicar este tipo de material, sabe o risco a que está se expondo. Como em tudo na vida, a sabedoria está no equilíbrio, e a atitude ética é a chave e o critério que acaba diferenciando os que terão sucesso a longo prazo.

E os outros? Os outros ganham alguns trocados para levar revistas de tecnologia a escrever que "Blogueiros são pagos em sigilo para elogiar produtos", mas acredito que a longo prazo serão irrelevantes, pois sua opinião não será valorizada e até mesmo os sites de busca acabarão aprendendo a identificá-los. Eu não os leio. E você?

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: