Trabalho x estudo: o que é mais importante para a carreira em tecnologia

O que é fundamental para o sucesso de um profissional de tecnologia da informação: investir na teoria ou mergulhar na pratica?

O IDG Now lançou esta pergunta, acompanhada de uma análise sobre as possíveis respostas, e alguns exemplos de destaques em termos de carreira na área de tecnologia.

Afinal, o que é mais importante para a carreira do profissional de tecnologia? Investir na teoria ou mergulhar na prática? A pergunta não tem uma única resposta e diferentes trajetórias podem levar a resultados de sucesso. O mais comum, porém, é que pela alta demanda no mercado de tecnologia os profissionais comecem a trabalhar cedo, durante e algumas vezes até mesmo antes da faculdade.

“A maioria dos profissionais começa a programar cedo, com 16, 17 anos e acaba conciliando trabalho e faculdade depois - exceto pelos cursos mais exigentes”, opina Shuji Shimada, diretor da People Consulting, empresa de recrutamento especializada em tecnologia.

Para o especialista, a experiência no mercado de trabalho pode ser positiva para a carreira. “Acrescenta muito e ajuda a amadurecer”, diz Shimada. É o que defende também Rogério Perez, 29 anos, gerente de suporte a clientes da HP, que acredita dever quase tudo que sabe à experiência fora da universidade.

A mim parece que o importante é o pacote completo, formado por um mix de experiência profissional, preparação acadêmica e características individuais, e que o diferencial de cada profissional, no momento da contratação, é definido justamente pela distribuição das suas características entre estas 3 áreas - exceto em casos muito específicos, não basta ser forte em apenas uma delas. Qual a sua opinião?

Leia também o texto original: Trabalho x estudo: o que é mais importante para a carreira em tecnologia.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: