O poder do hábito

O leitor Cícero Morais enviou uma mensagem descrevendo como aproveitou o tempo em que teve de aguardar na sala de espera de um cliente para escrever um pequeno artigo sobre o poder dos hábitos.

Selecionei um trecho:

O hábito é um dos elementos mais importantes para a aprendizagem, pois ele transforma o ato de aprender em parte de nosso dia-a-dia. Aprender também é viver o objetivo didático.

Veja o seguinte... aquela situação, quando sentamos confortavelmente no sofá frente a televisão e o programa nos chama a atenção. Aos poucos o sofá fica quentinho, os músculos relaxam e o intervalo comercial chega. Daí você percebe que o controle remoto não está a mão, olha para a mesinha de centro e lá está ele. A indolência (para não dizer preguiça) toma conta de nosso ser agradavelmente, fazendo-nos ignorar a tediosa grade de comerciais, e refestelamo-nos deliciosamente esperando que eles acabem.

Não é estranho isso? Poxa vida, o controle está a menos de dois passos... por que nos comportamos assim a vezes? Simples...

Nós somos cativos da inércia.

Se ficamos parados por um tempo tendemos a relaxar. É delicioso às vezes não fazer nada, ficar num lugar quentinho, protegidos e sem dores de cabeças para gerenciar.

Leia o texto completo: O poder do hábito, por Cícero Morais.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: