Economizar: Como reduzi 30% da minha conta de energia mensal em 1 segundo

Foi uma atitude simples, óbvia, mas que exigiu alguma preparação.

Não sou exatamente um exemplo de preservação dos recursos naturais, mas tenho consciência do assunto e de vez em quando busco iniciativas para melhorar o perfil energético da minha casa e economizar energia. E foi o que eu fiz ao longo dos meses de agosto e setembro, e agora a conta de luz confirma que deu certo.

O ato que realizei em 1 segundo foi desligar em definitivo o computador que ficava on-line 24h por dia, sete dias por semana, na minha casa. Para manter 2 sites como o BR-Linux e o Efetividade (especialmente o BR-Linux, que tem alguns recursos um pouco mais complexos), muitas atividades automatizadas precisam ser realizadas, e grande volume de dados é registrado e analisado permanentemente, o que até então justificava a manutenção de um computador com características de servidor aqui em casa.

Mas um servidor em casa tem implicações: é necessário administrá-lo, ele faz barulho, gera calor e consome energia, entre outros aspectos, como veremos a seguir.

Tirando da tomada

Foi por isso que acabei optando por descontinuá-lo, após anos de bons serviços prestados. Não foi tão simples: levei 5 semanas para portar os scripts e transferir os dados para uma conta no Dreamhost que eu já tinha, até mesmo porque aproveitei para aperfeiçoá-los, criar interfaces via web e consolidar alguns deles.

No final de agosto, pude realizar uma fase de transição, mantendo ambos os recursos (servidor doméstico e serviços do Dreamhost) no ar ao mesmo tempo, e após validar tudo, pude tomar a atitude de 1 segundo descrita no título: tirei da tomada o servidor doméstico, que no momento (já passaram 2 meses) ainda está montado, mas aguardando nova utilidade - provavelmente vai virar laboratório de testes para o BR-Linux.

A conseqüência na conta de luz foi percebida imediatamente: diminuiu 87 kWh/mês - além dos efeitos ecológicos, dá uma economia de cerca de R$ 500 por ano.

Estou há tempos querendo fazer um artigo sobre o consumo dos aparelhos domésticos, mas por enquanto vou adiantando isto: deixar um micro comum ligado durante a madrugada ou o dia todo gerenciando download, ou para não ter de aguardar o tempo do boot quando voltar a usá-lo, pode ser bem mais caro do que você imagina, e certamente tem reflexos sobre o meio ambiente.

E enquanto eu não escrever o meu artigo, divirta-se com este da ComputerWorld. No meu entender, o autor acabou não fazendo grande economia (no sentido financeiro do termo), mas ele oferece vários dados que permitirão ao leitor fazê-la.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: