Caos aéreo: como se preparar para longas esperas em aeroportos

O final do ano se aproxima, e a soma de passagens baratas e demanda adicional nos já tumultuados aeroportos brasileiros faz surgir a preocupação com problemas causados por atrasos, filas gigantescas, conexões perdidas e desorganização completa.

Para alguns deles, como a ausência de informações nos balcões das companhias ou a perda de compromissos (ou de valioso tempo de lazer) nos destinos, não podemos oferecer soluções. Mas com um pouco de preparação você pode minorar o seu sofrimento nas longas esperas nos aeroportos, e hoje veremos como fazer.

Como se preparar para longas esperas nos aeroportos

Como em todas as situações imprevistas e incontroláveis, quando várias pessoas em condições idênticas são expostas a uma mesma situação desagradável, o que acaba diferenciando a forma como isso as afeta é o binômio atitude e preparação.

A questão da atitude é algo que você precisa desenvolver por si mesmo, de acordo com a situação. mas no que diz respeito à preparação, o Efetividade.net pode lhe ajudar ;-)

Comece lendo dois de nossos artigos anteriores que tratam da preparação da sua bagagem de mão:

E a bagagem de mão é mesmo a chave, porque ela fica com você até mesmo nas conexões. Que viajante freqüente já não viu algum passageiro tremendo de frio em Guarulhos ou Congonhas, esperando por uma conexão para um lugar quente e sem ter lembrado de trazer consigo um agasalho?

Se você estiver viajando acompanhado ou em grupo, a situação pode ficar ainda menos pior, pois será até mesmo possível realizar turnos de vigilância das bagagens e da segurança dos que precisarem de um cochilo. Se for o seu caso, considere levar na bagagem de mão ou colocar em uso os seguintes itens adicionais, considerando que em alguns aeroportos as lanchonetes e lojas fecham durante a madrugada mesmo quando há passageiros esperando:

  • Almofada ou travesseiro inflável, à venda em lojas de malas.
  • Fones de ouvido com supressão de ruídos externos - mas só se você puder contar com os colegas para chamá-lo se surgir alguma necessidade.
  • O despertador do seu celular, preferencialmente com alerta vibratório, para acordá-lo ou chamar sua atenção na hora certa mesmo se estiver usando os fones acima.
  • Jogos (eletrônicos, um baralho, etc.), caneta e papel, material de leitura
  • Lenços umedecidos
  • Água engarrafada e barras de cereais
  • Roupa adicional para frio, e uma muda das roupas que você poderia querer trocar em uma permanência prolongada.
  • Dinheiro trocado.

Atenção para os regulamentos sobre bagagem de mão do seu vôo. Dependendo da companhia, do país e até do aeroporto, as regras podem ser mais restritivas, proibindo até mesmo levar a sua garrafa de água.

Se você estiver viajando sozinho, é interessante ter também um bom dispositivo de segurança para sua bagagem de mão. Uma possível solução é a Trava de Segurança DEFCON 1, da Targus, que além de cadeado, tem também sensor de movimento e um alarme *alto*. Mesmo assim, não desgrude da sua bagagem de mão em nenhum momento.

É impossível relaxar quando estamos ansiosos para chegar em algum lugar, nossos direitos como consumidores e cidadãos estão sendo desrespeitados, e especialmente quando ninguém assume a responsabilidade ou oferece qualquer previsão de quando a situação irá se resolver. Mas se você estiver preparado para este ordálio, ao menos a tortura será menor.

Leia também o artigo How to Sleep in an Airport 101.

Conto com suas dicas adicionais nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: