Como estar preparado para sua apresentação em sala de aula

Fazer uma apresentação na sala de aula é uma necessidade comum, desde o ensino fundamental até a faculdade, especialização, mestrado, doutorado e além. Muda a complexidade, a responsabilidade e as ferramentas disponíveis, mas existe um núcleo comum de habilidades e desafios que permanece constante.

Reinaldo Polito faz por merecer o seu status de autoridade em técnicas de comunicação pessoal. A cada novo texto que ele publica, embora o tema central seja sempre o mesmo, ele encontra um novo detalhe, uma nuance adicional, algo que faz a diferença no contexto que ele escolheu cobrir. E no artigo dele publicado esta semana no UOL Plano de Carreira, intitulado "Apresentações brilhantes em sala de aula", ele resolveu tratar justamente deste desafio tão comum.

Eu gostei especialmente da sugestão do "tema de apoio" que, sem fugir do tema principal dado para a apresentação, ajuda a compor e suportar a apresentação do tema dado. Mas toda a explicação sobre como selecionar, analisar e ordenar o tema é bastante interessante.

Como de hábito nos artigos do mestre Polito, o fecho é dado por uma coleção de dicas rápidas. Selecionei três delas para reproduzir aqui:

  • Faça uma rápida introdução comentando a importância do tema que irá expor
  • Alterne o volume da voz e a velocidade da fala para que o ritmo seja interessante
  • Mantenha o semblante arejado e simpático e olhe para todos os colegas da sala

Leia o texto completo no UOL, em Apresentações brilhantes em sala de aula.

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: