Especialização EaD via Internet: vale a pena?

Tenho visto cada vez mais ofertas de cursos de pós-graduação via Internet, usando as técnicas de Educação a Distância.

A banda larga é uma realidade cada vez mais presente, em alguns mercados de trabalho a especialização está praticamente virando requisito essencial (e não mais apenas um diferencial), e todos temos cada vez menos tempo para estudar - daí decorre o interesse cada vez maior nesta alternativa, e o natural incremento na oferta.

E este é um assunto sobre o qual eu tenho condições de falar com relativo conhecimento de causa, pois minha primeira pós-graduação foi realizada via internet, completamente à distância, exceto em 3 encontros presenciais para avaliação individual dos alunos. E eu posso dizer: gostei bastante. Fiz esta pós em um ano em que não teria tido tempo para estudar presencialmente, mesmo que fossem encontros quinzenais em finais de semana, como também é comum. Estudei e assisti aulas em feriados, madrugadas, viagens a serviço e durante intermináveis plantões, paguei relativamente barato, tive interação com a turma, me incomodei muito pouco durante o curso e obtive um título numa área que me interessava bastante.

Vários amigos e colegas de trabalho estudam a distância também, e compartilham minha opinião sobre as vantagens. Hoje estou fazendo uma pós presencial em outra área, e em muitos sábados de sol a minha mente vagueia em direção a um mesmo pensamento: "ah se essa pós fosse a distância também!". Mas claro que deve haver desvantagens também, por isso quero perguntar a vocês: quem já experimentou uma pós (ou mesmo uma graduação) a distância? Quem está planejando? Qual sua opinião sobre os prós e contras?

O que me motivou a escrever este artigo foi um interessante release que recebi sobre as pós-graduações EaD oferecidas pelo SENAC, com cursos que parecem ter sido escolhidos a dedo pela especificidade e potencial de empregabilidade: educação ambiental, gestão educacional, artes visuais, gestão da segurança de alimentos e educação a distância. Este último curso (recursivo: um curso EaD sobre EaD) foi o que me chamou mais a atenção, já que estou justamente envolvido em uma seleção de profissionais para trabalhar em EaD e percebo a carência de profissionais com formação específica - muito mais gente deve estar percebendo...

A interface web dos cursos parece ser bem mais natural da que eu conheci na pós que cursei, mas infelizmente não dá de explorá-la a fundo sem ser aluno. Mas pelo que conheço do SENAC, ele tem alguns diferenciais importantes em relação a outras instituições que oferecem cursos a distância, especialmente a capilaridade - essencial para os encontros presenciais. O curso que eu fiz em outra instituição exigia que o aluno fosse a Brasília, São Paulo ou Florianópolis para os encontros presenciais,e no caso do SENAC é possível escolher entre 20 cidades diferentes para os 3 encontros de cada curso, segundo o release. O SENAC também tem boa experiência acumulada de ensino, e consta que a qualidade do material e dos tutores disponíveis é superior - mas só experimentando para ter certeza.

Alunos das pós EaD do SENAC (ou de outras instituições) estão mais do que convidados a compartilhar suas opiniões e experiências sobre os cursos.

Quero aproveitar para compartilhar uma curiosidade com vocês: este post que você está lendo nasceu como um publieditorial, mas mais uma vez (esta é a terceira, só no Efetividade) eu percebi que o assunto proposto era uma pauta interessante para o site, e aí naturalmente me recusei a comercializá-lo - virou cortesia, por ser de interesse mútuo. Mas um dia eu chego lá, cedo ou tarde ainda vou publicar um publieditorial por aqui!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: