Goosync: sincronizando seu smartphone ou PDA com o Google Calendar

Se você tem um smartphone ou PDA com acesso fácil à Internet e já é usuário do Google Calendar, deve experimentar ainda hoje o Goosync, um serviço que sincroniza a agenda do aparelho com a do seu Google Calendar, com razoável segurança e praticidade.

Como a minha agenda anda complicadíssima (talvez você tenha notado que na semana passada não saiu nenhum artigo novo por aqui), nada melhor que começar a semana com um mini-artigo sobre um sistema de controle de agenda, certo?

Não vou dar instruções detalhadas de instalação e configuração, porque para cada tipo ou família de aparelhos é diferente. Mas no meu N95 ele criou simplesmente um perfil de configuração a mais, na ferramenta de sincronização nativa do aparelho, que conecta via Internet ao serviço Goosync e faz o que se propõe. Ao final da operação, as duas agendas ficam sincronizadas - e eu continuo usando a software de agenda original do aparelho, sem necessidade de instalar algum outro.

Na conta gratuita, disponível a qualquer interessado, você tem acesso a sincronização bidirecional, pode sincronizar com o Google Calendar normal ou com o do Google Apps, e acessa compromissos dos próximos 30 dias. No caso da conta Premium (paga, naturalmente), você passa a poder sincronizar compromissos de até 365 dias para a frente, acessar múltiplos Google Calendars, sincronizar contatos e pendências (Tasks) e ativar sincronização automática.

Existe uma página técnica explicando como o serviço funciona e os detalhes básicos sobre o modelo de segurança (eu fiquei feliz ao perceber que não precisei passar nenhuma senha minha pelo serviço deles), e outra página detalhando os aparelhos suportados.

Eu instalei há 10 dias e estou satisfeito com o serviço gratuito. Assinei o serviço pago também, para poder contar a vocês como é (fica pra depois!), mas não pude completar os testes devido a uma incompatibilidade com meu aparelho (aparentemente recém-resolvida, preciso voltar a testar).

Recomendo que você experimente! E se já experimentou, ou se conhece um serviço similar, compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: