Organizando armários de acordo com o Princípio de Pareto e a responsabilidade social

O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra dos 80/20, diz que para uma série de eventos comuns, observa-se que 80% dos efeitos são gerados por 20% das causas. Ele foi identificado e proposto por Juran (saiba mais em "Os papas da qualidade"), e batizado em homenagem a Vilfredo Pareto, economista italiano que originalmente observou o fenômeno.


Um economista italiano que ajuda a arrumar guarda-roupas?

Na prática comercial, observa-se freqüentemente (embora raramente com rigor e precisão) a aplicação do princípio: 80% do valor de vendas vem de 20% dos clientes, 80% das movimentações de estoque envolve apenas 20% dos produtos estocados, etc. Em logística, isto leva à aplicação de um efeito chamado "Curva ABC", em que os produtos são divididos conforme o número de operações (movimentações, etc.) que geram, em 3 classes: a "classe A" abriga os 20% responsáveis pelo maior número de movimentações, a "classe B" trata os próximos 20%, e a "classe C" inclui todos os 60% restantes, que usualmente são inexpressivos quando comparados a qualquer um da classe A.

Aplicando a curva ABC, fica fácil tomar decisões quanto ao posicionamento de armazenamento (por exemplo: quais produtos ficam mais perto da porta do armazém?), freqüência de reposição, promoções, etc. Modernamente, uma inversão da aplicação tradicional também vem sendo colocada em ação, especialmente na área de comércio eletrônico, conforme abordado no livro "A Cauda Longa".

E a organização do seu armário?

E o que isso tudo tem com a arrumação do seu guarda-roupas? Simples: os vizinhos ali do Chega de Bagunça propuseram um jeito de arrumar o guarda-roupa baseado em uma simplificação da aplicação da Curva ABC ao controle de Estoque.

Para fazer uma aplicação completa, seria necessário registrar e comparar a freqüência de uso de cada uma das peças de roupa, em cada um dos cenários ou casos de uso típico da sua vida - algo bastante chato e que dificilmente compensaria o esforço. Por essa razão, a autora do método prefere uma abordagem mais imediata, baseada em dar notas para cada uma das peças de roupa, com base na expectativa e interesse de voltar a usá-la.

O procedimento é simples como precisa ser, mas dá trabalho: começa por esvaziar toda a área do armário que você pretende organizar. Em seguida, é uma seqüência simples: encontre todas as peças para as quais você daria nota 10 ou 9, e guarde-as em locais privilegiados. Em seguida, localize as peças com nota 6, 7 ou 8, e guarde-as em locais secundários. As peças 4 ou 5 você guarda nos lugares que sobrarem.

E as peças com nota 3, 2 e 1? É aí que entra a responsabilidade social: lave-as, coloque em uma caixa e doe-as a uma pessoa ou instituição que vá dar a elas muito mais valor do que você! Mas não exagere: as peças com nota 0, sem condição de uso, devem ser recicladas, e não doadas desta mesma forma.

Leia também: Organização doméstica: Está na hora de uma geral no seu guarda-roupas.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: