Higiene na cozinha: jogo dos 7 erros

O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, consegue revestir de interesse especial um assunto indigesto quanto as conseqüências da pouca atenção à higiene em atos que praticamos no nosso dia-a-dia.

Não costumo assistir o programa que exibe seu quadro semanal na TV aberta, mas graças à vizinhança do Chega de Bagunça, fiquei sabendo de uma edição recente do programa (exibida no último dia 22) que cabe muito bem na pauta do Efetividade: um jogo de 7 erros na cozinha.

Quais dos erros mencionados pelo Dr. Bactéria você comete? Eu não lavo carnes na torneira, não uso tábua de carne de madeira, e não guardo a lata de leite Moça furada na geladeira. Em compensação, muitas vezes ignoro as formigas, aproveito mal o detergente, e nunca tentei impedir ninguém de soprar o bolo de aniversário!

Mas a crendice sobre colocar a comida ainda quente na geladeira eu já aprendi a deixar de lado há tempo, e é dela o trecho do artigo que eu vou reproduzir:

4° erro: Evitar guardar comida quente na geladeira. Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa. O único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum. Mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tampado. O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas é que você vai fechar.

Leia na íntegra: O Jogo dos Sete Erros na Cozinha.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: