Segurança doméstica low-tech: Como guardar valores onde ninguém irá procurar

Como os ladrões típicos não são leitores do Efetividade.net, vou compartilhar com vocês uma dica para esconder valores em casa, em pequenos volumes, onde nenhum curioso casual irá procurar: em uma garrafa de refrigerante (aparentemente) cheia.

Se você guarda valores em sua casa, deve ter a preocupação de protegê-los contra ladrões, invasores e até mesmo curiosos. Recorrer a um banco ou uma empresa de armazenamento seguro é a alternativa mais comum, mas nem sempre é do seu interesse. Outras alternativas comuns (e que todo ladrão experiente conhece) são tomadas falsas, a costura da barra da cortina, um tupperware no congelador ou dentro da caixa de descarga, o vão interno no fundo dos gaveteiros, e tantos outros.


Um cofre residencial - mas precisa ser bem fixado!

Para uso em casa, eu sou fã dos cofres residenciais com segredo combinatório, porque afastam os curiosos e os ladrões de ocasião - eles vão preferir ir roubar outra casa, do que arrombar um cofre residencial bem instalado, mesmo que seja um modelo comum.


Uma lista telefônica vira um cofre mais barato

Mas nem sempre os valores que você guarda são suficientes para justificar o investimento em um cofre tradicional, entretanto. E aí o importante é guardar os valores em um local em que o ladrão casual não vá procurar, como aquela mal-cortada lista telefônica da imagem acima (a ThinkGeek vende cofres deste tipo bem mais bonitos).

E é aí que entra o vídeo abaixo, que mostra uma variação bem mais original: um "cofre" que parece uma garrafa de 2 litros de refrigerantes, cheia e fechada, e que pode ser aberto e fechado com facilidade quantas vezes você quiser. Os primeiros 20 segundos do vídeo são suficientes para entender como funciona, e o minuto restante mostra como você pode fazer, com materiais fáceis de achar e de usar.

Use esta dica low-tech por sua conta e risco, e se você der importância *real* aos valores, guarde-os em um local *realmente* seguro, que o proteja até mesmo contra quem souber onde ele está. Mas se reduzir bastante a probabilidade de um ladrão casual encontrar seus valores for suficiente, divirta-se praticando a construção ;-)

Visto originalmente no artigo "Stash Valuables in a Full Soda Bottle", no Lifehacker.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: