Como fazer gelo mais transparente para sua festa - e gelar a cerveja em 2 minutos

A primavera está chegando, a temperatura começa a subir, e até mesmo aqui no Sul do Brasil já tem havido manhãs em que valeu a pena colocar algumas pedras de gelo no suco de laranja matinal.

E naturalmente eu não me importo em nada se o gelo que coloco no meu suco 10 minutos depois de acordar é enevoado ou tem mais transparência. Mas consigo imaginar situações em que pedras de gelo bem mais transparentes que o normal poderiam ser interessantes, e eu até mesmo cheguei a testá-las e percebi que elas realmente chamam a atenção de quem as recebe em seu copo.

Claro que a partir da terceira caipirinha o efeito desaparece totalmente, e aí você pode voltar a servir o gelo normal do seu freezer ou máquina de fazer gelo, indistintamente ;-)


À esquerda, gelo transparente. À direita, para comparação, gelo comum.

Este tutorial do Instructables mostra, em vídeo, como fazer. E é muito fácil e barato: basta ter formas de gelo bem limpas (e secas), colocar a água na chaleira, ferver, deixar esfriar, ferver de novo, deixar esfriar de novo, e aí colocá-la nos cubinhos (sem sacudir antes) e deixar gelar de forma natural.

A dupla fervura reduz bastante a presença do ar dissolvido, do cloro, do flúor e de outros produtos embutidos na sua H2O que formariam bolhas e cristais dentro do gelo. Para resultados ainda melhores, se você tiver um desses filtros de cozinha, filtre e de-ionize a água antes.


E que tal um canudo feito de gelo?

E já que estamos falando de frescuras (em mais de um sentido), que tal um canudo feito de gelo no seu drink? Esta é outra daquelas idéias que só pode fazer algum sentido até a terceira dose, mas não há dúvida de que tem grande potencial de chamar atenção, e - dizem - não gruda nos lábios, e pode ser feito no sabor que você desejar, desde que seja um líquido que congele na temperatura do seu freezer - nada de canudos de vodka, portanto.

O Instructables também explica como fazer, a partir de um hack em uma bandeja de gelo da Ikea, que não deve ser fácil de encontrar por aqui. Se você gostou da idéia, terá que procurar bem, ou improvisar.


Como gelar em 2 minutos a cerveja quente

E para quem não gosta de frescura, vamos a um vídeo sobre um assunto sério: uma forma rápida e segura de gelar a cerveja ou refrigerante. Em 2 minutos, a latinha que estava em temperatura ambiente fica em boas condições de consumo imediato, sem recorrer a produtos químicos ou a ingredientes difíceis de encontrar.

Você precisa ter bastante gelo, água limpa e um pouco de sal. Misture tudo em um recipiente grande (para uma tigela onde caberiam 5 latas de cada vez, eu vi usarem com sucesso uma xícara de sal, 40% de gelo e 60% de água, aproximadamente), coloque as latinhas lá dentro imediatamente, e mexa com uma colher grande durante 2 minutos. Depois é só abrir as latas e consumir!

A quantidade de gelo disponível faz bastante diferença, pois a transferência de calor necessária para gelar as latinhas assim rapidamente eleva a temperatura da água bem mais rápido do que você imaginaria. A presença do sal reduz o ponto de congelamento da água, fazendo com que ela fique bem fria sem congelar, e assim o calor das latinhas se transfira para ela com bem mais rapidez. O movimento constante garante que a temperatura fique homogênea (e baixa) em todo o sistema, evitando que a água próxima a cada uma das latinhas se aqueça. Portanto, se você tiver mais gelo à mão, reduza a proporção da água colocada inicialmente na mistura!

No vídeo acima, as latinhas ficam a 6 graus, mas dá para baixar mais que isso (com gelo suficiente, e mexendo por mais de 2 minutos). E mesmo que seja a 6 graus (que é mais frio do que a cerveja servida a partir da geladeira), é bem melhor que tomar quente, e pode ser muito mais legal do que aguardar o tempo normal, ou gelar com produtos químicos perigosos. Mas beba com responsabilidade!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: