Telas de proteção nas janelas!

Nas últimas semanas vi na imprensa uma verdadeira coleção de notícias sobre acidentes envolvendo crianças que caem de janelas de apartamentos. E todos os dias, uma variedade de acidentes similares com queda de objetos e animais de estimação também acontecem, mas não atraem atenção suficiente e nem chegam aos jornais, por serem até mesmo corriqueiros.

Mas para as pessoas envolvidas, raramente a situação é banal - mesmo nos casos mais comuns, de queda de objetos. E existe prevenção simples, portanto que tal reduzir as chances de um acidente destes acontecer com você?

Em primeiro lugar, se você tem crianças ou cãezinhos no apartamento, faça uma rápida revisão do posicionamento da mobília. Algum sofá serve para dar acesso ao parapeito das janelas? Não conte com o bom senso das crianças - elas em geral vão explorar tudo que acharem interessante, e mesmo quando compreendem o risco envolvido, podem decidir enfrentá-lo.

Nos mesmos casos, e também quando há gatos envolvidos, uma solução ainda mais completa, e bem mais segura que simplesmente afastar os móveis, é providenciar a instalação de telas de proteção em todas as janelas e sacadas. Uma tela de nylon é discreta, pode ser instalada em várias cores para se adaptar ao seu condomínio, e é bastante efetiva para impedir que crianças caiam por acidente, e que animais domésticos caiam em qualquer circunstância.

Eu instalei recentemente telas em 4 janelas e uma sacada, e no total custou cerca de R$ 300,00 (se você mora em Florianópolis, recomendo o instalador que eu contratei, pontual e com qualidade - o fone é 48 3259 3307). Já tive uma configuração similar em outro apartamento, e ela durou vários anos com segurança, sem ceder ou se romper.

Os acidentes com crianças e animais domésticos naturalmente vão continuar a ocorrer, mas eles não precisam acontecer com você. A medida essencial é garantir que as crianças estejam sempre acompanhadas por um adulto responsável, mas a prevenção para os casos em que isso venha a falhar não pode ser deixada para trás.

Leia também: Bombeiros recomendam grades e telas para evitar acidentes com crianças.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: