Cartão de visita: o seu está precisando de um upgrade?

O seu cartão de visitas pode ser a ferramenta essencial que vai comunicar a sua credibilidade, as informações de contato e (idealmente) evocar no portador a lembrança do contato que ele teve com você, no momento em que ele precisar de algo que você tenha oferecido.

Por esta razão, sempre carregar consigo cartões de visita de boa qualidade é essencial - nunca se sabe quando você irá encontrar um potencial cliente, fornecedor ou parceiro. E não os economize - leve seus cartões de visita em um bolso fácil de alcançar e entregue-os livremente, preferencialmente no início da conversação. Vale a pena ter também uma pilha no carro, outra em casa e, naturalmente, uma no escritório. Outra dica é incluir um cartão em todas as correspondências que você envia.

Se quiser ser especialmente lembrado, no momento da entrega anote no verso do cartão alguma informação relevante sobre o tema da conversa - as experiências demonstram que este gesto simples reduz em muito o índice de o cartão ser descartado imediatamente após a conversação, e também aumenta o recall posteriormente.

Existem muitas dicas para você levar em conta na hora de escolher seu cartão de visita. O ideal é contratar serviços profissionais tanto para o design quanto para a impressão do cartão, e fazê-lo no formato padrão (você sabia que existe até mesmo uma norma ISO para estes tamanhos?) para que ele caiba nos arquivos e fichários das pessoas a quem você entregar. Nunca deixe de lado as informações essenciais, e nem exagere nos elementos de design, a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo.

Nosso artigo anterior "10 dicas para criar os melhores cartões de visita e usá-los com efetividade" apresenta os toques essenciais que você não pode esquecer na hora de fazer seus próximos cartões.

Mas hoje não veremos dicas, e sim idéias: cartões que são ao mesmo tempo bonitos, diferenciados e funcionais. Vamos a eles:

Começamos com a imagem acima, do cartão do Rafael Scavone, da brasileira Jungle IT, que trabalha exatamente com branding. Note o bom uso do verso, dedicado inteiramente à identidade visual da empresa. Na frente, vemos o bom uso dos contrastes entre as 3 cores, o destaque ao nome do profissional e da empresa, o sobrenome em negrito - indicando que ele prefere ser chamado assim, e a ausência de superfluos: temos a marca, nome e e-mail, telefones, URL e era isso - bastante espaço em branco ajudando a reforçar os elementos presentes.

O cartão acima também é um objeto de design gráfico profissional. O autor também faz o mesmo uso do verso exclusivamente para fixar uma identidade visual (não repetida na frente, curiosamente), mas tem uma frente um pouco mais preenchida, com campos em cores variadas, e a presença de um endereço postal, algo que no caso de profissionais on-line vem crescentemente sendo abandonado, pois é (ou ao menos deveria ser) facilmente encontrável visitando a URL, que passa a ser mencionada cada vez com mais destaque.

Compare com o exemplo acima, de um profissional que atua em um mercado não necessariamente associado à tecnologia digital: o dos profissionais marítimos. Fora o logo que sutilmente forma a letra "G" do nome do site dele, o cartão é digno de nota justamente por não trazer um endereço postal, apenas a URL - onde em tese qualquer interessado encontrará o contato físico.

Se a elegância pode muitas vezes ser encontrada nos visuais com o mínimo de elementos possíveis para expressar o seu significado, o cartão acima merece destaque: feito em material transparente, tem as informações essenciais: nome, cargo, nome da empresa, logo e contatos. Para que mais? É possível encontrar este tipo de cartão no Brasil, procurando bem ;-)

Regras não escritas podem muitas vezes ser quebradas com sucesso por quem sabe o que está fazendo, e parece ser o caso do autor do cartão acima: na frente estão apenas as informações sobre a empresa, e no verso há quase um livro: mini-currículo, endereço postal, fone, fax, e-mail e URL. Mas o resultado ficou harmonioso (ainda que chamativo), e quem sabe qual o resultado que ele pretendia obter?

Mesmo um layout bem básico pode se beneficiar de um detalhe que o torne especial. É o caso do cartão acima, que tem um layout que se aproxima do cartão de visitas padronizado que os designers-sobrinhos fazem para seus tios com aqueles formulários picotados que se compra em qualquer papelaria. Logo, nome, cargo e todas as informações de contato possíveis, na horizontal e centralizados em uma única coluna. Mas as bordas arredondadas dão um ar de distinção e acabam sendo o diferencial.

Fechando a lista, um cartão que quebra praticamente todas as regras, exceto a do formato padronizado para caber em fichários. O cartão acima, da Cubicle Ninjas, usa uma imagem forte e um nome criativo para passar uma mensagem, contando com a curiosidade de cada um que não saiba do que se trata, para ir até o site e descobrir, já que há pouquíssimas pistas: nome, telefone, e um e-mail pelo qual podemos descobrir a URL. Mas quem receber um cartão desses e não souber do que se trata, com bastante probabilidade terá a curiosidade de ir investigar o que estes ninjas andam fazendo ;-)

100% dos cartões acima podem ser vistos (junto com dezenas de outros, mas sem os meus comentários) no artigo "The 75 Hottest Business Card Designs You’ve Ever Seen!", no ever-real.

Recomendo também a leitura do meu artigo anterior "10 dicas para criar os melhores cartões de visita e usá-los com efetividade".

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: