Efetividade nas férias do Efetividade - compartilhando a conexão 3G

Estou em férias na praia dos Ingleses, em Floripa, desde a semana passada, e confesso que viemos para cá preparados para conviver com conexões lentas e limitadas à Internet na hora de realizar nossos acessos diários à web, e-mail, etc. - eventualmente recorrendo até mesmo à famigerada lan house da rua da praia.


Modem Huawei

Nós somos usuários freqüentes de Internet, cada um com seu perfil de uso: a namorada usa Skype várias vezes por dia para conversar com os familiares distantes, e eu acompanho uma grande variedade de sites e recebo bom volume de correspondência digital. Assim, eu trouxe o modem 3G (um Huawei E226 da Tim) com a expectativa de que pudesse funcionar aqui, e não me arrependi: funciona com velocidade equivalente à banda larga de 1Mbps que eu usava há algum tempo. Assim, um problema estava resolvido, e bastava revezar qual dos notebooks estaria conectado em cada momento.


Mini-roteador D-Link

Mas meu passado de administrador de redes não demorou a se manifestar. Ao invés de criar uma rede sem fio ad hoc entre os 2 notebooks para compartilhar a conexão, lembrei do meu velho "D-Link DWL-G730AP: um roteador para redes sem fio completo e pesando apenas 50g", que estava na mochila, conectei-o a uma porta Ethernet e a uma USB do meu notebook (para o roteador não precisar ser colocado na tomada), configurei os IPs e roteamento adequadamente (seguindo basicamente este tutorial e o manual do roteador, e deu certo: em alguns minutos, o notebook dela estava conectado ao roteador, que estava conectado ao meu notebook, que estava conectado ao modem da TIM, que estava conectado à Internet, e todo mundo navegava feliz no final da tarde e nas horas de chuva ;-)

Se você for viajar levando a conexão consigo, e sua situação for parecida, recomendo planejar (quem sabe até mesmo ensaiar?) uma solução deste tipo. Tem várias maneiras de compartilhar conexões: cabos de rede comuns (com hub ou switch), cabos de rede cross, redes sem fio ad hoc (sem roteador ou access point), ou mesmo o uso de um roteador/access point, que foi o que eu fiz. Escolha a sua, procure documentação (ou um especialista), e boa sorte!

Outra alternativa bem interessante pode ser deixar a tralha toda em casa e se concentrar em aproveitar o sol, o sal, e o tempo livre. Mas se você for levar tralha tecnológica, aproveite bem ;-)


O Aigo MID que ganhei da Intel

E já que estou falando nas minhas férias tecnológicas, faço mais 2 registros:

1) a disponibilidade da minha rede sem fio improvisada foi instrumental para poder aproveitar o Aigo MID que ganhei da Intel nesta segunda-feira, conforme narrei no BR-Linux. Ele é bem prático para acessar a web deitado na rede ;-)

2) a Promoção de Verão do Efetividade, com as dezenas de autores que enviaram para cá material de boa qualidade para publicação, está me permitindo curtir muito mais as férias. Obrigado a todos os que participaram! E tenho uma boa notícia: a promoção vai ser reaberta nos próximos dias, com prêmios bastante efetivos ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: