Central de entretenimento: Uma vida nova - e multimídia - para seu teclado portátil de celular

Faz bastante tempo que eu tenho um teclado Bluetooth portátil para usar com celulares, PDAs e smartphones (e até já escrevi sobre isso, quando tinha um modelo anterior).

A utilidade natural dele é algo que valorizo bastante: permitir escrever com maior conforto e praticidade quando estou distante de computadores mas não posso deixar o relatório ou post para depois.


O teclado do E71 tornou semi-obsoleto - por algum tempo - o meu teclado portátil Bluetooth

Mas desde que adotei como celular um Nokia E71, graças ao seu diminuto mas bem executado teclado QWERTY, a questão da praticidade ao escrever tornou-se menos complexa, e a necessidade de recorrer ao teclado externo foi ficando mais esporádica (só no caso de textos realmente longos), a ponto de ele praticamente ter passado a residir na gaveta de gadgets, e não mais na mochila.


O teclado bluetooth acabou ficando alguns meses na gaveta de gadgets...

O meu teclado portátil é um Nokia SU-8W, mostrado (aberto) na foto acima. Fechado ele fica pouco maior que a minha carteira, e assim podia ser transportado sem problemas no bolso da mochila. Mas depois de um bom tempo sem ter de usá-lo, a aposentadoria foi natural - e acredito que este seja o caso dos teclados de bastante gente que já era heavy user de tecnologias móveis antes da popularização da geração atual de smartphones com soluções mais engenhosas para entrada de texto.

Entra em cena a central de entretenimento

Já faz algum tempo que instalei junto à TV de casa um computador (no meu caso, um Mac Mini - mas também poderia ser um notebook velho) após reconhecer quanto tempo eu gastava convertendo os mais variados conteúdos para assistir no conforto da tela grande - com o computador ligado lá, assisto a estes materiais diretamente em seu formato original, e ainda tenho a oportunidade de fazer uso de diversos outros recursos de entretenimento em que os micros saem na frente do aparelho de DVD (também já toquei no assunto anteriormente).


O menu principal do meu Media Center

Mas um ponto fraco desta instalação era a questão do teclado. Para o uso ocasional, o teclado virtual do Mac OS X até resolvia bem, mas quando chegava a hora de digitar de verdade, eu tinha que recorrer a um teclado USB que realmente não era bem-vindo naquele ambiente. Grande demais para manter lá, atraindo poeira, com cabos e conectores adicionais - tudo o que não precisamos na sala aqui de casa. E ficar buscando e guardando a cada vez era uma solução bem menos do que ótima.

Um casamento perfeito

A idéia de testar o teclado da Nokia junto ao computador da sala ocorreu em uma dessas viagens ao armário do escritório para pegar o teclado. Periféricos Bluetooth costumam seguir um padrão básico que permite boa interoperabilidade entre dispositivos de origens diferentes, então antes mesmo de pesquisar (e confirmar) no Google eu já imaginava que as chances estavam a meu favor, pois sabia que o Mac Mini tinha suporte a Bluetooth.

Mais tarde tive oportunidade de testar o mesmo recurso em um PC comum (o Zumo também fez o mesmo, e detalhou mais), usando um adaptador Bluetooth como o da imagem acima, comprado na loja da esquina, portanto posso confirmar que a mesma dica serve em ambas as plataformas (e provavelmente também em videogames como o Playstation 3 e seus concorrentes).

O procedimento não tem nada de complicado, ainda mais se você já tiver passado pela experiência anterior de configurar um teclado Bluetooth em qualquer plataforma: usa-se o recurso do sistema operacional para procurar por dispositivos Bluetooth nas proximidades, ele encontra o teclado e pede que digitemos uma determinada série de números nele, para confirmar a conexão. A partir daí é só alegria.

Google, Youtube e Wikipedia na televisão da sala

Como o tecladinho é alimentado por duas pilhas palito, cabe em qualquer canto e não acumula poeira (porque pode ser fechado), foi fácil encontrar um bom lugar para deixá-lo no nicho em que ficam os controles remotos e o controle do videogame, e aí na hora de usar é só esticar o braço.

Com isso, na hora em que surge a necessidade de recorrer ao Google ou à Wikipedia para solucionar algum debate ou confirmar alguma aposta, é só dar pausa no show que estiver tocando, e enquanto o navegador abre, o teclado entra no ar e pode ser usado para digitar com conforto suficiente.

Se eu recomendo que eu compre um teclado deste tipo para esta finalidade? Não, a idéia é que quem já tem um periférico assim possa dar um novo uso a ele. Se você está planejando uma central de entretenimento para a sua casa, existe grande variedade de teclados (tamanho normal ou não - e alguns projetados especificamente para isso) sem fio que você pode avaliar e escolher.


O valente Mac Mini

Mas se um modelo portátil fizer sentido para você, avalie os teclados Bluetooth para celular - muitos deles são até mesmo certificados para PC e Mac, confira na caixinha e ganhe funcionalidade extra sem cabos e espaço adicional.


O tecladinho RF com trackball da DealExtreme

E se você estiver mesmo pensando em comprar algo, e quiser procurar alternativas incomuns, procure em seu fornecedor favorito um destes tecladinhos Bluetooth feitos especificamente para uso com PCs (com um conjunto de teclas físicas mais completo), ou mesmo um mini-teclado com trackball embutida, para substituir também o mouse - mas este não é bluetooth, e sim RF. Mas faça isso inteiramente por sua conta e risco, e depois conte pra gente os resultados ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: