Retrospectiva: Efetividade em 2009

Feliz Natal!

Espero que todos vocês a esta altura já tenham refletido bastante sobre o significado do Natal, e também tenham oportunidade de comemorá-lo e de compartilhar um pouco da sua prosperidade com aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades, ou não as aproveitaram tão bem!

De minha parte, já deixei preparado meu presente para vocês, que vai ao ar às 18h da véspera de Natal: uma "retrospectiva" dos posts que eu mais gostei de publicar por aqui em 2009.

Eles não estão em nenhuma ordem particular, e espero que a leitura (ou re-leitura) agrade até mesmo aos colegas que estão de plantão hoje, em frente ao micro, torcendo para o telefone não tocar e nenhum incidente acontecer.

Feliz Natal a todos, e nos próximos dias me avisem (pelos comentários ou via Twitter) se vocês estão na escuta, para eu saber se vale a pena publicar alguma coisa na semana do ano novo ;-)

Retrospectiva 2009: meus posts preferidos de todo o ano

Kit de ferramentas doméstico: 10 itens indispensáveis - "(...) Mas o artigo da Popular Mechanics me inspirou a olhar outro lado desta questão. Me perguntei: quais as ferramentas que eu realmente preciso ter dentro de casa? Quais podem ficar na garagem, ou ser dispensadas?"

Melhorando o café da sua cafeteira elétrica "(...) E o pior é que quem só faz café uma vez por dia pode até mesmo levar anos consumindo um produto de qualidade bastante inferior ao potencial do seu aparelho, sem perceber nem descobrir. Mas é para isso que o Efetividade.net está aqui, e vem em seu resgate com a dica que pode resolver a questão."

Escritório em Casa não é Central de Entretenimento! "(...) Nas reportagens sobre os centros de desenvolvimento do Google, ou da Microsoft, vemos videogames, mesas de ping-pong, sucos, ginástica e tantas outras atividades, que aparentemente funcionam tanto para reduzir o desgaste das pessoas quanto para estimular sua produção e mantê-las no emprego. Mas será que o mesmo tipo de solução funciona quando trabalhamos em um home office auto-administrado?"

Apartamentos pequenos: como sobreviver – com menos aperto "(...) A “classe média apertada” é uma realidade cada vez mais comum – estudantes solteiros, grupos de amigos, pequenas e médias famílias, cada vez mais gente vive em espaços que vão se tornando mais restritos."

Produtividade pessoal: 10 dicas para fazer a vida caber nas 24 horas de cada dia "Embora seja cético sobre métodos prontos para alcançar a produtividade reduzindo o stress, isso não me impede de ter também as minhas sugestões para quem quer repensar suas atividades e buscar um caminho que permita aumentar o rendimento sem perder de vista seus valores pessoais."

Efetividade ao contrário: como o esforço das vítimas contribui para o sucesso dos contos do vigário "A credulidade humana no que se refere aos contos do vigário parece não ter limite, e há bastante tempo é campo de estudo que observo com interesse, por ser quase o oposto do conceito de efetividade: o esforço da vítima contribui para o sucesso do golpista, contra ela."

Promovido no emprego? Evite o mal da incompetência súbita "Você já acompanhou uma situação em que um profissional, recém-promovido no emprego, descobre que não está pronto para o desafio a que foi alçado? E não acha que pode ser muito pior quando o próprio profissional não percebe isso, a autoridade que o alçou não reconhece, mas a equipe inteira logo descobre e precisa se adaptar ao tenente novo em pleno calor do combate?"

Home office: fazendo caber em apartamentos pequenos "Manter seu escritório doméstico em um apartamento pequeno pode ser um desafio. E se eu não posso lhe oferecer uma fórmula geral para fazer caber, ao menos posso lhe dar algumas idéias interessantes, com base no que outras pessoas já conseguiram ;-)"

Inclusão: dando oportunidade a vegetarianas e vegetarianos no churrasco do fim de semana "(...) Afinal, se a vegetariana ou o vegetariano em questão foram convidados para participar do evento, parto aqui do princípio de que eles são importantes para você (ou para alguém que é importante para você), e que a satisfação deles também é de seu interesse como anfitrião, mesmo considerando que o churrasco é um evento que tradicionalmente orbita ao redor do consumo de carne."

Pen drives da LaCie em formato de chave, para nunca mais perder – e mais alguns gadgets interessantes Só se perder o chaveiro inteiro! "(...) Hoje, entretanto, eles ainda enfrentam 2 grandes desafios: o da segurança (são vetores ideais para malwares, e ainda por cima podem comprometer a política de segurança de informações de muitas organizações), e o da facilidade de extravio ou perda, como já abordamos anteriormente – e em especial quando eles vêm com as intoleráveis tampas removíveis."

Wireless: maior alcance para sua rede sem fio com um repetidor wi-fi "(...) Mas há casos que passam bem longe do ideal, e aí as soluções começam a ficar menos simples. Um deles é o da insuficiência de cobertura: às vezes o sinal da rede wireless chega muito fraco (ou simplesmente não chega) a algum cômodo que você gostaria de atender."

Crie o seu Fundo de Reserva pessoal, e encare a vida com mais opções "Fundo de Reserva é um montante mantido à parte, sempre disponível para cobrir despesas extraordinárias, emergenciais ou imprevisíveis. Toda pessoa ou família pode ter um fundo de reserva, mas para formá-lo é necessário aplicar mensalmente uma parcela do orçamento, e fixar critérios no que diz respeito ao seu uso e manutenção."

Evite acidentes, faça de propósito! "(...) Claro que a frase espirituosa não nasceu com o sentido que eu hoje vou abordar, mas ela cabe bem para a situação que quero tratar: a das pessoas cuja “solução” básica para os dilemas da sua vida é aguardar e torcer fervorosamente para que um acidente aconteça e mude sua situação. É uma situação comum, e todo mundo ao redor identifica, mas às vezes é complicado para a pessoa que está envolvida perceber objetivamente o que ela (não) está fazendo."

Como escrever melhor – em 5000 caracteres ou menos "Você é capaz de descrever um conceito ou uma proposta, por escrito, em menos de 1000 palavras?"

Concurso: 12 dicas testadas e aprovadas para passar A autora convidada já tomou posse e vai muito bem no início da nova carreira. "Quem passou há menos de 3 meses em um concurso público federal em que havia mais de 400 candidatos por vaga certamente pode ter alguma dica a compartilhar, certo?"

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: