Aumente sua efetividade com: Assertividade, Networking e Gestão do Tempo

por Patricia Wolff, autora convidada para a série "Competências"

Antes de seguirmos em frente com mais conteúdo gostaria de fazer uma reflexão sobre as três primeiras competências que já discutimos aqui no Efetividade: Assertividade, Networking e Gestão do Tempo.

Você já pensou nas inter-relações que existem entre estas três competências?

  1. É possível desenvolvermos todo e qualquer comportamento desde que tenhamos o desejo de desenvolvê-lo e a dedicação: treinar, treinar e treinar.
  2. Antes de desenvolver cada uma das competências eu preciso ter, cada vez mais claro, o que é verdadeiramente importante para mim, quais são os meus objetivos, quais são meus valores, qual o legado que quero deixar, pois é isso que irá me ajudar tomar decisões, como por exemplo da minha gestão do tempo, sobre a abrangência do meu networking, etc.
  3. Tanto para a assertividade como para o networking eu preciso, antes de mais nada, prestar muita atenção no outro e estabelecer uma comunicação de mão dupla. Para isso preciso treinar os meus ouvidos para escutar ativamente, isto é, sob o referencial do outro e não do meu. É desta forma que consigo maiores chances de atingir um resultado que satisfaça ambas as partes.
  4. Para que eu realize o networking com eficácia eu preciso ser assertivo quando conversar com alguém (ser capaz de expressar minhas necessidades, opiniões, sentimentos, sem ignorar e respeitando o outro).
  5. Da mesma forma que o que diferencia um remédio de um veneno é a dose, o uso de qualquer uma dessas competências em excesso é prejudicial, principalmente do Networking.
  6. Quanto mais assertivo eu for em meus relacionamentos (dizer a coisa certa, na hora certa, para a pessoa certa no lugar certo), mas tempo eu ganho para me dedicar a tudo aquilo que considero importante para mim.

Nenhum dos três comportamentos são naturais pois o ser humano tem uma necessidade natural de ser apreciado e com isso tende a não ser Assertivo com o outro pelo receio de magoá-lo, o que não é uma verdade. Para fazer a minha gestão do tempo tenho que ser capaz de romper com meus impulsos primitivos que busca economia de energia (ficar parado) e AGIR! Para fazer Networking preciso sair do piloto automático (rotina) e focar naquilo que realmente importa para mim.

Estágios em busca da excelência

Vale ressaltar que para chegarmos no nível de excelência de alguma coisa, ou seja, de fazermos bem feito e com qualidade, a nossa mente passa por quatro processos de aprendizagem distintos, que são:

  1. Incompetência inconsciente: quando desconhecemos algo, portanto não desejamos e nem sabemos como fazer pois nem sabemos que existe (a pessoa não sabe que não sabe).
  2. Incompetência consciente: quando sabemos que existe algo, desejamos possuir ou ter aquela determinada competência mas não sabemos o que fazer (a pessoa sabe que não sabe).
  3. Competência consciente: quando começamos a treinar a nova competência, mas agimos de forma lenta, robotizada pois estamos pensando para fazer – consciente (a pessoa sabe que sabe).
  4. Competência inconsciente: é quando aprendemos a fazer de forma natural, sem pensar em como fazer, de forma automática. O diferencial deste estágio é que fazemos acontecer sem esforço. (a pessoa sabe fazer e faz muito bem sem pensar).

Como funciona na prática?

Vamos pegar uma competência, por exemplo, assertividade:

  1. Incompetência inconsciente: desconheço que existe uma forma assertiva de me comportar
  2. Incompetência consciente: vejo uma pessoa sendo efetiva (modelo de referência) em uma reunião e descubro que ela obteve este resultado pois possui uma grande habilidade, Assertividade ! Eu chego a conclusão que eu ainda não me comporto assim mas esse é o meu objetivo agora.
  3. Competência consciente: começo a treinar o comportamento assertivo, em alguns momento sou mais direta, julgo muito menos e não generalizo e começo a ser mais clara em instruções e pedidos que faço para as outras pessoa. Ajo desta forma pensando em cada comportamento meu.
  4. Competência inconsciente: é quando eu já não preciso pensar em que devo ou não fazer e o resultado do meu comportamento já é Assertivo naturalmente (o sucesso vem do natural).

Para finalizar gostaria de lembrar que recaída no comportamento anterior faz parte do processo de aprendizagem, principalmente quando sobem os níveis de estresse ou surge uma crise inesperada.

Para garantir regularidade, os astronautas utilizam uma lista de verificação onde estão anotando todos os procedimentos, com vistas a garantir os melhores resultados. E você, como pretende fazer?

Compartilhe suas idéias e contribuía com o desenvolvimento de muitas outras pessoas.

Um abraço e até o próximo artigo.

A autora convidada da série de artigos sobre Competências, Patrícia Wolff, atua como coach executivo e de equipe, conferencista em Desenvolvimento Humano e é diretora da Quantas Consulting.
 

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: