Ideia luminosa: luminária portátil com sensor de movimentos

Que tal uma luminária com sensor de movimento que funcione com pilhas (sem depender de tomadas e fios, portanto) e conte com 6 leds fortes capazes de lançar a luz que impedirá acidentes tropeços noturnos em ambientes relativamente grandes, mas sem ofuscar nem assustar ao acender?

Venho usando há 3 meses um conjunto de 3 dessas luminárias com sensor infravermelho, que comprei no DealExtreme por cerca de R$ 20 cada (se for comprar no exterior, calcule bem as taxas envolvidas!), e estou muito satisfeito com o desempenho delas, e não há como deixar de reconhecer que melhoraram a segurança da casa.

O meu caso de uso talvez não seja o mesmo que o seu, mas provavelmente é compartilhado por quem precisa levantar da cama durante a noite, seja para assistir a alguma criança ou enfermo, atender ao "chamado da natureza", ou qualquer outra razão. Existem variados motivos para não querer acender as luzes pelo caminho nessa hora (ofuscamento, não acordar outras pessoas, etc.), e assim vão surgindo os riscos de tropeçar em algum objeto fora de lugar, bater em uma porta entreaberta, etc.

Outras possibilidades, que aqui não ocorrem, são garantir a iluminação de áreas potencialmente perigosas (escadarias, por exemplo), ou mesmo a iluminação de conveniência próximo a portas, evitando ter de procurar as chaves no escuro.

E talvez portátil não seja bem a palavra certa para descrever: ela pode ser facilmente colocada no local em que você precisa dela. Seu formato é de cúpula, podendo ser colocada sobre um móvel ou parapeito - além disso, sua base tem 4 imãs (mais fortes do que o necessário para sustentar seu peso quando fixada sobre uma parede ou o teto) e 4 orifícios para fixação com parafusos.

Selecionando as configurações

O modelo que eu adotei tem 2 opções de configuração bastante práticas: é possível definir quanto tempo (20, 60 ou 90 segundos) a iluminação ficará acesa após a ativação, e qual o nível de iluminação do ambiente necessário para a ativação: eu configuro para ligar apenas quando está bem escuro, mas é possível (eu testei) ligar automaticamente até durante o dia, ou com a iluminação do ambiente acesa.

Existe uma terceira opção de configuração relacionada ao nível de brilho dos leds, mas não percebi diferença: em qualquer posição da chave, eles brilharam com a mesma (forte) intensidade, iluminando com segurança o corredor e a sala em que os instalei.

Iluminismo magnético

No meu caso, as luminárias estão todas fixadas em superfícies verticais de metal, usando os fortes imãs de fixação que vêm em suas bases.

Não fiz uma medição científica do ângulo de detecção do seu sensor, mas a prática (noturna) demonstra que é superior a 45 graus em todas as direções, em relação ao eixo. No meu caso prático, percebo que a luminária me detecta a cerca de 4 metros de distância, mas é possível que a sensibilidade dela seja superior a isso - não fiz testes em campo aberto.

Para o meu uso, um conjunto de pilhas AAA (palito) durou cerca de 2 meses e meio, e o led vermelho que deveria indicar a necessidade de substitui-las não o fez - notei que elas precisavam ser substituídas quando o sensor começou a gerar acendimentos indevidos (coisa que não ocorreu ao longo dos mais de 70 dias em que as pilhas estavam OK, e nem após elas serem substituídas).

Alternativas

O modelo que eu comprei importando via Internet e Correios foi escolhido após bastante pesquisa, e estou satisfeito com o desempenho e o custo.

Mas a pesquisa que eu fiz para o meu caso de uso pode não servir para você, então recomendo que procure por alternativas. Mesmo no DealExtreme.com (a loja virtual onde fiz a compra) existem outras opções mais econômicas, embora muitas delas não tenham a configuração de tempo de acendimento, que julgo importante, e fiquem acesas apenas por 8 a 12 segundos após cada ativação.

Outra alternativa a considerar é a Nightlux, da Osram, que é mais cara mas bem mais bonita.

E se você for inclinado a soluções mais amplas, consulte um especialista em iluminação, que certamente poderá lhe fazer um orçamento de instalação de minuteiras e luzes de balizamento ligadas diretamente à rede elétrica da sua casa.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: