Arrume as malas sem stress com uma lista de bagagens permanente

Uma boa lista do que levar na bagagem pode reduzir muito o stress de uma viagem, atuando em 2 fronts principais:

  1. Planejando antes o que levar na bagagem, a arrumação das malas fica bem mais simples.
     

  2. Com uma mala planejada, a chance de levar bagagem demais (como o infeliz passageiro acima) ou de ser pego de surpresa pela falta de algum item essencial diminui muito.

Nas suas 9 dicas para viajantes insanamente ocupados, Ed Hewitt (do IndependentTraveler.com) inclui uma sugestão que é útil até mesmo para quem não é insanamente ocupado, mas viaja com alguma frequência: manter uma lista permanente de bagagens, permitindo o reuso da experiência acumulada em viagens anteriores, evitando ter de repensar toda lista a cada nova viagem.

Atributos de uma boa lista de bagagens

Uma boa lista de bagagem não precisa ser completa na profundidade, ou quanto ao detalhamento dos itens - por exemplo: não há por que quebrar a cabeça definindo regras para dizer se vai ser necessário levar um casacão, ou criar uma fórmula para definir a quantidade de calças e camisas a transportar, baseada no número de dias, tipo de compromisso e previsão do tempo (acredite, já vi esse tipo de coisa em sistemas on-line).


Para estar preparado para qualquer eventualidade, precisaríamos de uma mala com espaço interno infinito

O que a lista permanente precisa é ser tão completa quanto possível na amplitude: por exemplo, ela não pode deixar de mencionar a possibilidade de você levar um casacão, e aí você risca esse item (ou não) na hora de se preparar para cada viagem, dependendo do destino (e das conexões - muita gente que vai para o Nordeste passa frio numa conexão em Guarulhos...).

Além disso, uma boa lista é modular e categorizada, dividindo o que é essencial e presente em qualquer viagem (por exemplo: roupas) do que é acessório e do que é específico para determinadas categorias de viagens (por exemplo: final de semana numa casa de praia). Afinal há itens que não se misturam: raramente é necessário levar toalhas e roupas de cama em uma viagem de negócios quando se hospeda em um hotel, mas quando é para um final de semana em casa de praia, deixar de levá-los pode ser um erro grave.

A minha lista de bagagem

Eu mantenho há anos um check-list de bagagem permanente, adequado ao tipo de viagens que costumo fazer, que são deslocamentos rápidos para compromissos de 1 dia (ou 2 no máximo) e hospedagem em hotel de cidades com as mesmas condições climáticas da minha - nada comparável às bagagens de 10 dias que vimos no artigo de ontem!


Fragmento da minha lista

A minha lista serve muito bem para as minhas necessidades, mas possivelmente não servirá integralmente para você - por exemplo, ela não tem nenhuma previsão para viagens com crianças, viagens longas ou idas para climas mais extremos.

Mesmo assim compartilho, porque vários dos meus itens podem ser aproveitados na sua lista, e o formato também pode inspirar você a fazer a sua (talvez com uma ajuda da lista de bagagens universal?).

Além de incluir um módulo específico para as viagens de fim de semana, ela também inclui outro para viagens em que o celular não pode fazer o papel de livro, despertador, jogo e media player - porque há trechos superiores à duração segura da bateria, ou porque companhias aéreas indiscriminadamente exigem o desligamento de telefones, inclusive quando estes possuem um modo específico para operação segura em aviões.

Downloads: Disponibilizei a minha lista em 3 formatos:

E tenho uma dica extra: antes de fechar as malas que vai despachar, fotografe a mala e seu conteúdo com o celular, e leve-o na bagagem de mão - pode ser uma grande ajuda na recuperação caso haja um extravio da mala ou de seu conteúdo.

Quero saber o que você acrescentaria

Estou sempre em busca de dicas que reduzam o stress de viajar, incluindo as relacionadas ao planejamento dos itens que precisam estar na bagagem. O que você acrescentaria à minha check-list? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: