Resenha de "Blogs Lucrativos" - ganhe seu exemplar

Embora eu esteja envolvido há anos com meus 2 blogs (o BR-Linux desde 1996 e o Efetividade desde 2006) e possa atestar que se trata de um hobby bem lucrativo - há anos os blogs pagam as despesas da casa integralmente, e ainda sobram uns trocados para gastar em gadgets - eu continuo tendo dificuldade em entender a ideia que frequentemente vejo ser mencionada de criar um blog pessoal com o objetivo de ganhar dinheiro, ou de atuar nele profissionalmente (embora fazê-lo em blogs criados como empreendimentos profissionais me pareça bem natural).

Mas os chamados probloggers fazem isso há anos em seus próprios blogs e parecem estar contentes, então deve dar certo. Pessoalmente, prefiro ser funblogger, mas sem jamais rejeitar a possibilidade de ter faturamento com esse hobby, desde que isso não se converta no alvo. Afinal de contas, já tenho uma profissão e gosto dela - e acredito que me divertiria muito menos contando minhas histórias para vocês se eu estivesse nessa pelo dinheiro.

De qualquer forma, o livro que resenho hoje, chamado Blogs Lucrativos, guarda uma relação próxima, ainda que indireta, com o Efetividade. Em 2006/2007, quando eu estava começando a entender melhor os aspectos do retorno financeiro obtido com blogs (e ainda não tinha passado pessoalmente pela experiência de ganhar mais de US$ 150 em um dia com o Adsense, que na época me parecia um relato extraordinário), escrevi algumas série de posts explicando técnicas para ganhar dinheiro com blogs.

Algum tempo depois, Carlos Demétrio, agora autor do livro Blogs Lucrativos, encontrou estes meus posts meio por acaso, se inspirou e criou seu próprio blog, o Tecnofagia, com o qual obtém uma receita bastante interessante: R$ 3.000 mensais. Essa inspiração nos textos antigos do Efetividade ele conta na introdução do seu livro (a qual você pode ler gratuitamente em PDF), e o gesto simpático acabou me convencendo a resenhar este livro cujo viés difere bastante do meu: para ele, e isso está em destaque na página inicial da Parte 3, "o objetivo é fazer dinheiro mesmo".

Blogs Lucrativos, por Carlos Demétrio

Publicado pelo selo do próprio autor - Tecnofagia Books -, o livro Blogs Lucrativos tem 182 páginas e está à venda exclusivamente via Internet.

Partindo do pressuposto de que o leitor esteja interessado em criar um blog com o objetivo de obter faturamento, ele apresenta desde sua capa uma proposta ambiciosa: "criar um blog do zero, conquistar popularidade e ganhar dinheiro".

Ele inicia o capítulo 1 dando uma conotação específica à expressão "blog pessoal" (que eu uso para caracterizar o Efetividade, por exemplo - ele é meu blog pessoal): no contexto deste livro, "blog pessoal" deve ser entendido como aqueles no estilo "querido diário", contando as experiências e reflexões de seu autor, e que para ele são divertidos apenas para o dono (embora eu divirja também aqui: me divirto bastante lendo blogs neste estilo, embora boa parte deste conteúdo tenha migrado para sites sociais nos últimos anos).

Mas premissas são premissas, e é bom que ele defina claramente as acepções adotadas. A partir daí, o capítulo inicial é dedicado a apresentar os blogs com tema específico ("de nicho"), explicar como escolher o tema para um blog lucrativo, o nome, domínio e hospedagem - questões importantíssimas se o blog for mesmo se transformar em um empreendimento.

O capítulo 2 é dedicado a apresentar o uso e operação da ferramenta de publicação WordPress, mas no capítulo 3 o assunto esquenta, tratando de Conteúdo de Qualidade: talvez o mais importante diferencial de qualquer blog que tenha como objetivo atrair e manter leitores fiéis. Os atributos de um bom título, bom texto e outros elementos do conteúdo são apresentados, assim como aspectos correlatos: frequência de publicação, tamanho dos textos, e até mesmo dicas de fluxo de trabalho criativo são apresentados com alguns detalhes que evidenciam a amplitude da pesquisa efetuada pelo autor.

No capítulo 4 vemos um tema crítico: como divulgar o novo blog. Aqui não há fórmulas mágicas, mas são conhecidas diversas maneiras de falhar miseravelmente, e o autor explica como escapar delas: não divulgar cedo demais, agir em uma via de mão dupla, manter o foco na qualidade, etc.

O capítulo 5 apresenta um tema sobre o qual há uma infinidade de materiais de referência tratando de forma específica (e cuja leitura é recomendada), mas não poderia ficar de fora desta abordagem: o PageRank e a otimização para sites de busca (SEO). Pessoalmente considero que o alvo principal deve ser a otimização para o leitor humano mas, dentro da margem de flexibilidade que a usabilidade permite, adotar técnicas de SEO é mais do que bem-vindo. O autor apresenta uma lista de itens a considerar, bem como trata do que evitar para garantir um melhor posicionamento nas buscas mais relevantes para o seu conteúdo.

Os demais capítulos tratam de aspectos mais instrumentais. Do 6 ao 8 vemos uma apresentação do funcionamento do Google AdSense, de uma série de programas de afiliados e de outros tipos de publicidade que estão disponíveis para autores brasileiros buscando faturar com seus blogs. O capítulo 9 encerra a obra apresentando outras ferramentas úteis oferecidas pelo Google para orientar e apoiar as tarefas do editor atento à otimização para sites de busca.

Em conclusão

Embora eu não compartilhe do objetivo e nem do foco, todos os dias encontro pessoas que gostariam de criar um blog para ganhar dinheiro, e para essas um livro introdutório como o Blogs Lucrativos pode ser uma boa primeira leitura, pois sintetiza informações interessantes disponíveis em uma variedade de origens, e as apresenta de forma pontual, atualizada e fácil de digerir.

É possível que esta leitura não seja suficiente para responder tudo o que você queria saber, mas dinheiro não cai do céu: o esforço é requisito, e determinados assuntos são melhor compreendidos após ter tido um contato introdutório como este, que permitirá compreender melhor o contexto de livros mais detalhados sobre temas específicos como otimização para sites de busca (SEO), marketing digital, criação de conteúdo, empreendedorismo e as outras disciplinas cujo domínio é interessante para quem busca o sucesso nesse tipo de empreitada.

Sugiro, portanto, o livro do Carlos Demétrio como um contato inicial e introdutório com o tema, para quem compartilha do objetivo dele de construir um blog com o objetivo de faturar com ele.

Ganhe seu exemplar

Combinei com o autor que iria sortear entre os leitores interessados o exemplar do seu livro que usei para compor esta resenha.

Para concorrer, basta responder nos comentários deste post um tema ou assunto sobre o qual você acredita que há oportunidade para surgir um blog bem sucedido no Brasil. Não vale me imitar: eu acho que mais blogs dedicados a apresentar os melhores points de lanches (tipo x-salada, cachorro quentes e outros que salvam a vida de quem enfrenta a fome na madrugada das cidades brasileiras, ou de alguma cidade em particular) teriam tudo para prosperar.

Mas mencione outro tema, não vale repetir. O prazo vai até segunda-feira, 18 de outubro, e eu vou sortear o livro entre as respostas que considerar mais criativas e viáveis. Não esqueça de preencher corretamente todos os campos do comentário (especialmente o seu e-mail), para que eu possa entrar em contato com o vencedor - que será anunciado também nos comentários - e pedir a ele um endereço postal no Brasil para fazer o envio do livro.

Leituras complementares

Você também pode ler os posts do Efetividade que deram ao autor do livro a inspiração de criar o seu blog lucrativo:

  1. 10 dicas sobre o que você pode EVITAR para alcançar e manter o sucesso do seu site ou blog
  2. SEO no Brasil: otimizando seu site ou blog para obter melhores posições no Google – parte 1
  3. Ganhar dinheiro com site e blog: 10 dicas para o Adsense (parte 1)
  4. 5 passos para redigir notícias que atraem mais atenção para seu blog
  5. Os 12 ingredientes do sucesso de um blog
  6. Ganhar dinheiro com blog: Associated Press mostra como

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: