Coolendar: reduzindo as fronteiras entre tarefas e compromissos

Quando se fala em organização pessoal, as normas canônicas (estabelecidas em métodos como o popular GTD, de David Allen) definem alguns dogmas básicos, incluindo um que já mencionamos muitas vezes por aqui: a separação entre listas de tarefas (que são pendências sem data e horário) e agendas de compromissos (que têm hora certa e duração).

Mas novas ondas, associadas às chamadas "metodologias ágeis", questionam essa separação, e até mesmo critérios como a previsão antecipada de uma duração para os compromissos.

Estou sempre disposto a acompanhar a direção em que correm os estudos aplicáveis à produtividade pessoal, e foi assim que acabei tropeçando em um interessante aplicativo on-line.

Entra em cena o Coolendar

O Coolendar é um aplicativo on-line que expressa essa nova tendência: tarefas e compromissos são uma coisa só, as durações foram abolidas (e assim cada evento dura quanto tempo precisar durar, mas você será avisado se tiver outro evento comprometendo essa duração indefinida), tudo é social e compartilhável, usa tags, e tem foco na facilidade de uso.

Ferramentas complicadas são rapidamente descartadas ou passam a ser ignoradas - ninguém controla detalhadamente suas tarefas e compromissos por muito tempo se para cada registro for necessário preencher um longo formulário, e cada consulta envolver uma tediosa burocracia.

E o Coolendar parece brilhar nesse aspecto: as consultas são fáceis, as notificações são diretas, e a entrada de dados é em linguagem natural, embora em inglês: nada de navegar no calendário até achar a semana certa, depois o dia e a quadrícula de horário: você digita em linguagem natural, em um simples campo de texto, a frase (em inglês) descrevendo a data, horário e natureza do evento, tipo "tomorrow 10PM Avaí X Figueirense" - e (assim como outras boas ferramentas do ramo) o Coolendar entenderá e agendará.

A partir do agendamento, eu serei lembrado de assistir o jogo - via e-mail, desktop, twitter, messenger. O Coolendar é um comunicador bastante versátil.

Para completar, não é necessário criar mais uma conta de usuário para usá-lo ou testá-lo: o login usa sua conta do Google (GMail e similares), via Google App Engine, portanto sem que o aplicativo chegue a conhecer a sua senha ou ter acesso a qualquer aspecto dos seus dados no Google.

Não sei se estou pronto para pular para uma realidade em que as fronteiras entre agendamentos e pendências deixem de existir, mas o Coolendar me impressionou positivamente o bastante para compartilhar a ideia com vocês.

As coincidências da vida

Fiquei sabendo da existência do Coolendar por meio de um artigo no Lifehacker, mas já nos primeiros momentos de pesquisa sobre ele acabei percebendo que seu criador é um brasileiro: Fabiano Franz.

Nesta entrevista ele conta um pouco sobre o projeto e sobre aspectos técnicos do Google App Engine que podem interessar a outros desenvolvedores considerando usar essa plataforma.

Mas o que mais me impressionou foi um aspecto geográfico bem específico: o Fabiano mora a 1km da minha casa. Florianópolis - mais especificamente a praia de Jurerê - não é exatamente um ninho de profissionais dedicados a criar algo em prol da produtividade pessoal, mas em poucas quadras de praia já somos 2. Será que há mais? Talvez algum estatístico possa calcular as probabilidades envolvidas ;-)

Quando eu encontrar o Fabiano nas ruas de Jurerê, vou perguntar se ele tem planos de produzir uma versão em português do Coolendar e aí conto pra vocês!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: