Criar um blog: vantagem competitiva e estratégias

Na semana passada tivemos um feriadão, e entre um espetinho de alcatra e um caneco de chopp, três pessoas diferentes, em momentos distintos, me contaram que têm a intenção de criar blogs com o objetivo de ganhar dinheiro, e me pediram dicas de como fazer.

Isso me acontece de vez em quando, e até tenho dicas a compartilhar (apesar de não compartilhar do mesmo objetivo), mas o resumo é que é ganhar dinheiro é um objetivo bem difícil de colocar em prática quando se trata de blogs individuais. Algumas pessoas conseguem (e ganham bem!), mas as estatísticas definitivamente não estão a favor de quem tenta.

Sempre que me perguntam, o exemplo didático que me vem à cabeça é o dos sites que acompanham as condições do mar no litoral – um plano comum de todo surfista, pescador e navegante com algum pendor tecnológico.

Este exemplo de site é marcante para mim porque invariavelmente parece uma oportunidade de ouro para quem tem a ideia, e – como moro no litoral - já vi muita gente planejar, começar, e quebrar  a cara sem nem mesmo chegar perto de recuperar o investimento inicial nas câmeras e na hospedagem.

O erro cometido pelos que tentaram e não conseguiram geralmente é o mesmo: tentar se diferenciar em tudo ao mesmo tempo. Ignorando a existência da concorrência, já querem começar cobrindo o litoral do estado inteiro, com câmeras de alta resolução, vários brothers escalados para visitar um conjunto de praias 2 vezes por dia e narrar as condições do mar por lá, planos de captação de recursos com todos os donos de bares das praias e surf shops da região, etc.

A “firma” literalmente vai por água abaixo no primeiro dia com condições de mar excelentes em que os brothers que ainda não estão tendo retorno nenhum acabam preferindo entrar no mar do que ir até a próxima praia,  ou quando vão negociar com o dono do barzinho e descobrem que outros 5 empreendedores já fizeram a mesma oferta a ele, mas ele ainda está esperando aparecer por lá o primeiro que possa demonstrar que já atinge os clientes potenciais dele na prática, e não só em intenções.

Vantagem competitiva e as estratégias genéricas

Não é fácil desenvolver e manter um site rentável, inclusive porque outras pessoas (e empresas) atuam no mesmo ramo e estão competindo pela mesma audiência que você.

E é aqui que entra a minha formação de Administrador: haveria outras bases para explicar essa questão, mas recorro (geralmente sem expor a teoria, mas para vocês posso ser mais detalhado) a algo que todo colega de profissão viu na faculdade: as Vantagens Competitivas, especialmente sob a forma proposta por Michael Porter em meados da década de 1980, e adotada como referência desde então.

Basicamente a vantagem competitiva é a capacidade, alcançada por meio de atributos e recursos, de ter um desempenho superior a outros que atuam no mesmo mercado.

Definir bem qual é o seu mercado pode ajudar bastante – considerando os seus recursos limitados frente à concorrência, é bom começar por um nicho no qual ela não esteja tão atuante, e aplicar a ele (numa situação à qual Porter dá um nome bem claro: “foco”) uma das duas estratégias a seguir.

E como dificilmente você precisa ser o líder absoluto no segmento para assegurar o nível de faturamento desejado, é possível alcançar um nível de estabilidade no qual você tenha seu rendimento e nem chegue a atrair a mira dos recursos superiores da concorrência para tentar removê-lo.

Estratégia genérica 1: liderança de custos

A teoria de Porter define duas estratégias genéricas (aplicáveis inclusive a situações de foco em um nicho): a liderança nos custos e a diferenciação.

Baixo custo é algo natural para a operação dos blogueiros individuais (já que a maioria dos seus custos operacionais são compartilhados e não-contabilizados), e se isso puder ser aplicado à forma como Porter define esta estratégia (baixa diferenciação do produto, linha restrita, nada de personalização, ganho no volume, etc.) e gerar o conteúdo que seu público deseja, pode ser algo a levar em conta.

Ou seja: se, no nicho escolhido, você tiver condições de oferecer e divulgar de forma contínua o conteúdo que interessa aos leitores (no nível de qualidade esperado por eles, e atendendo aos requisitos legais) a um custo mais baixo do que o dos seus concorrentes, você terá boa condição de enfrentá-los – e será uma pedra no sapato deles a partir do momento em que conseguir fazer com que os usuários tenham consciência disso,

Estratégia genérica 2: Diferenciação

Mas a segunda estratégia genérica de Porter para a vantagem competitiva costuma ser muito mais recompensadora para quem publica seu próprio conteúdo: a diferenciação.

Diferenciar-se, neste contexto, é procurar ser o único do ramo a oferecer um determinado conjunto de qualidades do serviço valorizadas pelos clientes.

Entre as áreas típicas de diferenciação estão:

  • Design
  • Nível de linguagem
  • Isenção
  • Presença de opinião
  • Agilidade na cobertura (rapidez)
  • Amplitude da cobertura
  • Inovação
  • Visão local
  • Etc., etc., etc.

Voltando ao exemplo do início do post: se o seu blog for sobre as condições do mar, você pode se diferenciar:

  • oferecendo a cobertura da maior quantidade de praias da sua região
  • oferecendo a cobertura detalhada de um conjunto específico de praias
  • oferecendo imagens com mais nitidez
  • oferecendo imagens de mais trechos de cada praia
  • acrescentando descrições e comentários (por exemplo, sobre a temperatura da água e a direção da correnteza) de alguém presente ao local, e não algo estimado a partir dos dados de outro site que seus concorrentes e até seus usuários também acessam
  • atualizando as informações com regularidade, várias vezes por dia
  • inserindo (com redação própria, e não como reprodução ou link para outra fonte) outras informações que interessarão ao mesmo público, como a previsão do tempo, da ondulação, da maré, a turbidez da água, listas de pontos apropriados para o surf, para o mergulho, para a pesca em costões, etc.

Mas é aí que entra o que conversamos no início deste artigo: com recursos limitados, não dá de diferenciar em tudo ao mesmo tempo, e você precisa escolher bem o que vai fazer, antes de começar a investir seu esforço.

Para isso é necessário olhar bem para o que você tem a oferecer, as suas restrições, o que os concorrentes já estão fazendo de bom, e os pontos fracos deles, e a partir daí definir o que você espera ser o seu diferencial.

Meu exemplo prático

No final de fevereiro iniciei um blog novo: o BR-Mac.org. Como os meus outros blogs, o motivo principal de sua existência não é faturar, e sim dar vazão ao meu próprio interesse em um conjunto de assuntos – mas, como quase todos os autores, escrevo pensando em agregar uma audiência e, se possível, interagir com leitores que tenham algo interessante também a compartilhar.

Para isso, após analisar o que os maiores participantes em português na mesma linha andavam fazendo,  decidi: a proposta do BR-Mac precisaria fugir dos modelos de “tutorial permanente do novo usuário” e de reproduzir o rumor nosso de cada dia sobre os lançamentos da Apple, que já aparece em múltiplos sites (frequentemente com as mesmas palavras e títulos).

No lugar disso, busquei diferenciar oferecendo uma cobertura mais aprofundada sobre alguns tópicos que atraem meu próprio interesse (afinal, é pra isso que eu faço o blog) que teoricamente atrairão ao tipo de público que quero atingir, e de vez em quando temperando com algo mais superficial ou voltado ao público iniciante, para poder expandir esse público aos poucos – de preferência levando os iniciantes a se interessar pelos conteúdos mais avançados também.

Vai funcionar para atrair público? Estou acompanhando com atenção. Por enquanto estou satisfeito: o site está no ar há menos de 2 meses e os picos atuais já chegam perto dos 4.000 visitantes diários. Ainda precisa crescer um pouco antes que eu possa considerar um sucesso da estratégia de diferenciação empregada!

Mas, estratégias à parte, o que importa mesmo para mim é o canal que os blogs representam para as minhas pesquisas sobre temas que me interessam, e o diálogo que proporciona com outras pessoas que compartilham o mesmo interesse – e neste sentido o BR-Mac é um sucesso para mim desde já, e desejo que todo mundo que pensa em fazer um blog “para ganhar dinheiro” consiga um dia alcançar essa mesma perspectiva sobre o resultado dos seus esforços ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: