Organização doméstica com caixas Top Stock

As caixas organizadoras da Sanremo são velhas conhecidas de quem dá atenção organização doméstica, e ultimamente têm adetido à tendência de oferecer soluções para lares cada vez mais enxutos e carentes de espaço disponível.

A linha Top Stock, em particular, é familiar a quem tem uma casa organizada, pois apresenta modelos em formatos variados mas com 3 características em comum: presilhas que mantém fechada a tampa (ideais para transporte e para casas com crianças pequenas ou animais domésticos), pés largos que apoiam melhor, e material robusto e resistente.

Na minha casa, há caixas Top Stock de tamanhos diversos guardando lâmpadas, ferramentas, inseticidas, pilhas e até mesmo uma caixinha com um kit-apagão: pilhas, lanterna, velas, fósforos, um rádio AM, caneta, palavras cruzadas e lista de telefones úteis.

Rodas!

Mas assim como as demandas da organização doméstica evoluem, avançam também as soluções voltadas a ela, e assim a familiar Top Stock recebeu uma renovação na forma de produtos que trocam uma de suas características essenciais (os pés largos) por um substituto interessantíssimo: rodinhas.

Pedi à Sanremo para avaliar estes produtos (nem tão recentes assim) no contexto da organização doméstica, e fiz alguns testes práticos com 2 deles, que conduziram a resultados positivos e às conclusões que compartilho a seguir.

Organizador baixo com rodas

O organizador baixo com rodas parece feito sob medida para uma tarefa bem específica: aproveitar o espaço embaixo da cama para guardar objetos, mas sem expô-los à poeira e outras condições adversas daquele ambiente.

Com dimensões generosas (84cm x 47xcm e 17cm de altura) e acomodando um volume de pouco mais de 50 litros, este organizador pode lidar muito bem com itens leves (como sapatos, botas, casacões, cobertores e similares), mas eu experimentei carregá-lo com objetos pesados e ele não cedeu – as rodas continuaram girando livremente.

Não posso afirmar que o material não cederia com o tempo, neste situação de uso extrema (enchi de livros!), mas para o uso típico (calçados, roupas de cama, etc) ele demonstrou ser bastante adequado.

Infelizmente a altura de 17cm é excessiva para o uso sob modelos comuns de camas do tipo box (na minha casa não coube), adequando-se melhor a camas com estrutura tradicional.

Organizador “médio” com rodas

Coloquei a palavra médio entre aspas no título porque, embora este seja o nome oficial do produto, eu não o descreveria com outro adjetivo que não fosse “grande”. Com 37cm de altura (e 83 de comprimento por 48 de largura), este modelo conta com mais de 100 litros de espaço interno, e suas rodas o tornam ideal para  armazenar no chão da garagem, em depósitos ou mesmo em uma sacada abrigada.

Ao contrário dos modelos sem rodas da linha Top Stock, que aqui em casa resistem há anos ao teste da chuva (mais uma vez, graças à boa vedação proporcionada pelas presilhas das tampas), o organizador “médio” e o organizador baixo não são feitos para vedar tão completamente: suas tampas são articuladas,  o que permite abrir cada metade delas como se fosse uma tampa de baú – e por consequência fazem com que a água possa passar pelas dobradiças plásticas.

Embora precise ser mantido em local abrigado, entretanto, este “baú com rodas” da Sanremo dá um show quanto à sua aplicabilidade. Entre os testes que realizei com ele estiveram a guarda de material de praia (pé de pato, snorkel, raquetes, sacola térmica e até o guarda-sol couberam com folga), de ferramentas e até mesmo de material de churrasco (espetos, grelhas, chapa, espátula, faca, tábua e ainda sobrou espaço para uma saca de carvão).

Como se trata de um volume muito grande, não considerei prático para armazenar algo que vá ser usado com muita frequência, a não ser que se trate de um ambiente muito espaçoso ou pouco frequentemente utilizado (como um depósito ou uma churrasqueira externa).

Mas nos casos em que ele cabe, o organizador “médio” demonstrou ser prático, e as rodinhas se tornam muito úteis na hora de transportar entre o canto onde ele fica guardado e o local em que seu conteúdo irá ser útil!

Os produtos da Sanremo podem ser encontrados em supermercados, lojas de utilidades e de materiais para organização doméstica.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: