Visor identificador apagável, para organizar pastas de projetos de curta duração

O arquivo de pastas suspensas é ferramenta de organização recomendada por vários métodos de produtividade pessoal, e visores facilmente reaproveitáveis ajudam a manter atualizadas as descrições das pastas reaproveitadas entre projetos.

Visor é aquele elemento que se sobressai das pastas suspensas, permitindo identificar cada divisão do seu arquivo e encontrar rapidamente o que você estiver procurando. Abaixo você vê um exemplo de visor de um modelo tradicional:

Manter seu arquivo organizado depende de ter descrições precisas nos visores das pastas: essa é a primeira evidência de um arquivo atualizado, além de também ser elemento essencial para a efetividade dele, já que pouco adianta ter várias pastas se é difícil saber o que cada uma delas contém.

Existem visores de vários tipos: coloridos, de plástico rígido, impressos no computador, complementados por etiquetas adesivas, etc.

A Dello (que não patrocina o Efetividade, mas deveria) trouxe há pouco tempo um modelo adicional, que serve especialmente para pastas de atividades ou projetos de curta duração, cujo conteúdo é logo movido para o arquivo morto dando lugar a um novo projeto que será armazenado na mesma pasta: os visores plásticos apagáveis para pastas suspensas.

A ideia é eficiente e prática: mais rápido do que imprimir uma nova etiqueta é simplesmente abrir a tampa do visor, apagar o que estava escrito nele e escrever um novo rótulo, usando uma caneta "estilo quadro branco", que acompanha o produto.

A Dello até chama o produto de amigo do meio ambiente, mas talvez não seja para tanto: ele evita imprimir nova etiqueta, mas não há informações sobre o plástico usado nele mesmo, o material da caneta, tinta, etc.

As etiquetas facilmente reescritas têm me ajudado a resistir bem menos à ideia de logo identificar corretamente cada pasta reaproveitada.

Eu tenho pelo menos meia dúzia de pastas que são rotacionadas entre projetos de curta duração – incluindo vários que são "de casa"1 –, e as etiquetas facilmente reescritas têm me ajudado a resistir bem menos à ideia de logo identificar corretamente cada pasta reaproveitada.

Como quase todos os materiais de papelaria que eu compro, as minhas vieram da Kalunga, mas sugiro que você faça uma pesquisa na sua papelaria preferida, em busca de uma possível oferta melhor.

 
  1.  Como as dezenas de papeis que rapidamente se acumulam nas fases de orçamento, contratação e execução das aquisições e reformas ao longo da vida de um imóvel familiar

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: