Emergência: como fazer a casa parecer arrumada, 5 minutos antes das visitas chegarem

Arrumar a casa rapidamente ~para receber visita~ não é o ideal, mas pode ser a solução numa situação imprevista, e produz melhores resultados se você souber em que aspectos se concentrar.

Claro que é muito mais desejável manter a casa permanentemente arrumada, ou estar disposto a expô-la a qualquer visita na forma como você de fato vive nela.

Mas às vezes a visita merece atenção especial, especialmente naqueles casos em que a primeira impressão é a que fica, ou que você se importa especialmente com a imagem que sua casa irá transmitir, mesmo que ela chegue sem avisar com a antecedência que você esperaria.

Se o cliente em potencial, a família da namorada ou outros dessa categoria vão chegar de forma inesperada e você só vai ter 5 minutos para cuidar da aparência da casa, busque todos os utensílios e produtos de limpeza e percorra os passos a seguir, em ordem:

  1. Abrir janelas e cortinas dos ambientes em que eles vão estar (geralmente entrada, lavabo e sala de estar), ou acender todas as luzes. Além de iluminar e arejar, isso vai revelar onde houver mais poeira ou qualquer tipo de sujeira visível, que você deve rapidamente remover – tanto do chão (visível – não é hora de arrastar o sofá) quanto da mobília e dos objetos. Se você tem o hábito de usar algum aromatizador de ambiente (seja vela, spray ou o que for), este é o momento, para dissipar antes da chegada.
  2. Sumir com a bagunça exposta. Atenção a tudo que estiver pendurado e ao que estiver em todas as superfícies planas: mesas, cadeiras, sofás. Não é o momento de guardar no lugar (aliás, o ideal é fazer isso continuamente!), mas sim de tirar de vista os itens que estão visivelmente fora dele. Passe pelo ambiente inteiro recolhendo, e suma com eles em uma caixa que irá para outro ambiente, e depois da visita guarde-os no local definitivo.
  3. Atenção especial para os pontos que atraem o olhar. Não deve dar tempo de limpar os vidros da janela, mas dá tempo de dar uma atenção rápida pra tela e moldura da TV e no espaço imediatamente ao seu redor, por exemplo. E na pia e espelho do lavabo, bem como a trocar/arrumar todas as toalhas.
  4. Arremate: conforme o tempo que sobrar, ligue uma música, arrume os cabelos e cuide do seu sorriso, coloque uma blusa e um calçado que não sejam "de ficar em casa", traga para a sala de estar os copos em que vai servir algo para a visita, feche as portas dos ambientes que não precisam ser vistos e tente relaxar por pelo menos um minuto, para não parecer que você estava na correria ou que a visita é causa de stress. Sorria!

E aproveite o minutinho enquanto relaxa antes da visita chegar, para refletir sobre como a sua vida doméstica poderia ser melhor se você mantivesse a casa continuamente disponível para seu próprio uso com a mesma atenção que dedica à aparência dela para quem a visita 😃

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: