Como fazer seu currículo: modelos originais de curriculum vitae e dicas de preenchimento

Currículo é o documento essencial ao procurar emprego, no qual são preenchidos de forma clara e resumida dados sobre características pessoais, formação/escolaridade, experiência profissional e atividades anteriores de um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.

Como fazer o curriculo? Essa é uma dúvida comum, e oferecer um bom modelo de curriculo (curriculum vitae ou CV) que possa ser preenchido pelo candidato a um emprego (com ou sem experiência profissional já bem estabelecida) ou estágio costuma ser uma boa primeira resposta.

Mas muitas pessoas em busca de uma vaga ou de uma oportunidade para entrevista caem em uma armadilha comum: repetem sempre os mesmos batidos modelos de currículo criados em mil novecentos e máquina de escrever sem tinta e assim parecem apenas "mais um na multidão" desde o primeiro momento em que o recrutador tem contato com suas informações.

É por isso que o Efetividade.net vai adiante: além de oferecer modelo de currículo gratuito e atualizado como o da imagem acima, ainda explica como preencher currículo e como personalizá-lo para se destacar sem passar dos limites, garantindo maior chance de obter atenção positiva do seu futuro empregador.

E o modelo de currículo grátis do Efetividade que você virá a seguir é tão representativo do visual de um currículo pronto que foi o escolhido para ilustrar o conceito na revista Veja, em uma matéria sobre empregabilidade na edição 2065.

Curriculo pronto para preencher

Na imagem ilustrativa acima, você pode notar que preenchemos com os dados de uma pessoa com nível superior completo e alguma experiência profissional. Mas o mesmo modelo serve também para outras situações, como a do exemplo abaixo:

Note que agora se trata de uma pessoa que está cursando o ensino médio e tem alguma experiência e formação compatíveis com esta realidade – e valorizou experiências complementares, como a organização do campeonato de futebol do bairro e a comissão de formatura da escola.

E para criar este segundo currículo, bastou baixar o modelo gratuito abaixo e digitar as informações, sem nenhuma complicação!

Modelo de currículo para download

Este modelo de currículo versátil nasceu da minha própria experiência: já analisei muitos currículos mal produzidos encaminhados para vagas diversas (nível médio, nível superior, tecnológico, administrativo, ...) que me coube selecionar, e desde então procuro fazer minha parte para que candidatos realmente interessados em um primeiro emprego, emprego temporário, estágio ou mesmo recolocação possam ter alguma referência com um currículo objetivo ;-)


Clique para baixar o modelo acima para editar no seu computador

Comece fazendo o download do modelo acima, que foi desenvolvido originalmente aqui pelo Efetividade.net e é exatamente o que recebeu destaque na revista Veja.

Currículo para baixar


O arquivo também está disponível para download em vários formatos diferentes que você pode escolher:

Versões alternativas:

Em todos os formatos, este é um modelo de apenas uma página, ideal para quem está em busca do primeiro emprego ou recolocação.

Note que na formatação do nosso modelo de currículo já foram tomados cuidados especiais para evitar o efeito de “folha vazia”. A margem esquerda foi ampliada, os títulos das seções estão dentro de células que ocupam a boa parte da linha, e outros truques tipográficos foram empregados para garantir de forma harmoniosa o preenchimento do espaço. Os truques óbvios, que saltam aos olhos de qualquer avaliador – como aumentar o tamanho da fonte e o espaçamento – foram completamente abandonados.

O que preencher no currículo: dica importante

Além de ver nossas dicas sobre o que escrever no curriculo, caso você sinta que não tem dados suficientes para "rechear" seu currículo, siga a dica dos profissionais para aumentar sua empregabilidade e imite o exemplo do estudante secundarista do exemplo acima: participe como voluntário de atividades comunitárias de sua região ou se esforce para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado.

Fazendo isso o seu currículo automaticamente irá se enriquecer com a menção a atividades em equipe, oportunidades de aprendizado, formação da liderança, comunicação e mais – gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio.

Quem está procurando emprego sem experiência e busca se diferenciar da multidão pode seguir nossas dicas específicas para o caso, e o mesmo vale para quem está procurando retornar ao mercado de trabalho.

Dica extra: Se você quiser usar este modelo e souber formatar textos, o ideal é que você apenas o visualize (preferencialmente o PDF) e construa o seu próprio arquivo a partir dele, para que não seja idêntico ao de mais nenhum candidato à mesma vaga. Mas se você não dominar a técnica, sinta-se à vontade para preencher diretamente no nosso arquivo, que você já estará muito bem ツ

Após preencher seus dados, veja as dicas adicionais destes artigos:

Veja também o outro modelo original de currículo do Efetividade.net: "Modelos de curriculum grátis para download - parte 1: primeiro emprego"

E se você busca informações sobre currículo sem experiência, veja o modelo específico disponível acima, e leia também os artigos "Currículo sem experiência" e "Emprego sem experiência? Existe solução".

Leia também:
 
 

Comentários dos leitores

Rodrigo P. Ghedin comentou em 2007-09-10:

E sobre foto (geralmente 3x4) em currículo?

Qual sua opinião sobre isso, Augusto?

[]'s!

augusto comentou em 2007-09-10:

Sou contra, Rodrigo. Acho que empregadores que exigem isto estão cometendo um abuso (embora talvez não uma ilegalidade), e que quem inclui uma foto voluntariamente participa deste jogo.

Marconi Pires comentou em 2007-09-11:

"Download do modelo de currículo em formato PDF: o arquivo em formato "DOC" pode ser aberto e consultado livremente, mas não pode ser editado.
Acho que o correto seria "PDF", não? ;-)

Minha esposa é gerente de RH, e certa vez ela recebeu um currículo de um candidato à vaga de Contador, e o cidadão colocou em seu currículo que era faixa preta em caratê!!

Fica aí outra dica: coloque em seu currículo somente experiências relacionadas ao cargo em que pretende ocupar na empresa.

augusto comentou em 2007-09-12:

Tem razão, Marconi, vou corrigir!

Robson comentou em 2007-09-13:

Opa! Esse tutorial surgiu na hora certa :P

Marco André comentou em 2007-09-17:

Este tipo de artigo é sempre bastante útil. Você sugere algum padrão de nome para o arquivo, nos casos em que ele é enviado é entregue em formato eletrônico? Eu sempre gostei de CV-NomeSobrenome.ext ou NomeSobrenome-CV.ext ou algo do gênero.

jair correa da cruz comentou em 2007-09-18:

gostaria de receber modelo de curriculum de primeiro emprego....

Lucas Arruda comentou em 2007-09-26:

Augusto,

Seria interessante incluir características pessoais como qualidades do profissional como por exemplo "autodidata", ou fica com cara de papo furado ou de alguém se gabando?

augusto comentou em 2007-09-26:

Lucas, pra te responder vou precisar sair do campo da técnica, e entrar no campo do posicionamento. Já avaliei boa quantidade de currículos na vida, e considero que o currículo não é lugar para ser modesto - portanto, o risco de parecer que está se gabando só deve ser considerado se a característica positiva que você destacar for um elogio infundado.

Por outro lado, se um currículo de alguém que destacou qualidades subjetivas sobre si mesmo fosse selecionado por mim para uma entrevista, eu certamente me daria ao trabalho de perguntar as razões do auto-elogio, e a pessoa precisar ter uma boa sustentação do que escreveu. Assim, é bom ter o discurso preparado, para cada item subjetivo que você incluir.

Ledy comentou em 2007-10-16:

Muito interessante como conversam através dos textos, deixando fluir as informações aos interessados em eleborar currículos. Parabéns!
Obs: Entrei nesta página para obter dicas de currículos atualizados, para ajudar uma amiga que está procurando emprego e me surpreendi.

ilza cotrim comentou em 2007-10-17:

acho as dicas muito boas,mas quero saber como fezer o currículo quando não tenho experiência??

Flávio comentou em 2007-10-21:

Amei o site..

Ajuda muito quem não sabe ou tem uma dúvida como fazer seu curricúlo...

Esse site aqui é 10...

gustavo carneiro comentou em 2007-10-22:

gostaria de receber modelo de curriculum de primeiro emprego….

jéssica araujo dos santos comentou em 2007-10-22:

tenho 16 anos de idade e estou em busca do meu primeiro emprego. Fiz vários cursos profissionalizantes para O PRIMEIRO EMPREGO [informatica, matemática financeira ,RH,étca,secretariado,digitaçao]estou em busca de qualquer trabalho relacionados com algumas dessas áreas. Gostaria muito de receber um curriculum que possa me dar sucesso no que eu procuro.

BÁRBARA CARINE ARUS comentou em 2007-10-24:

Olá!
Gostaria de receber um modelo de currículo com dicas de histórico profissional na área de departamento pessoal.

Desde já agradeço,
Bárbara.

mateus reis comentou em 2007-10-24:

oi gostaria de modelo de currilo para meu primeiro emprego um abraço e grato que me ajudar

mateus reis comentou em 2007-10-24:

e sit e muit bomm bem informattivo gostaria de modelo de curriculo do meu orimeiro emprego

jaqueline comentou em 2007-10-25:

ola.. queria receber modelos de currilos para meu primeiro emprego!...
preciso fazer um mas não sei como fazer..
bjusssss

Bruno Fontes Silva comentou em 2007-10-30:

gostaria de receber modelo de curriculum,preciso levar um na minha entrevista para o meu primeiro estágio e emprego, mas não sei nem como começar.Nunca trabalhei e tenho apenas 16 anos e estou no primeiro colegial, você pode me ajudar a fazer um ?, Tenho que levar amanhã. obrigado.

Geovania Oliveira comentou em 2007-10-31:

Quero me encaixa no mercado de trabalho para poder monstra minhas abilidades como profional pos tenho varias esperiencia de tarbalho faço qualque coisa tenho curso de Auxiliar de Ecritorio e secretariado executivo, Telemarketing, Departamento de pessoal, atendente e recepcionista informatica modulo completo manutençao preventiva meu telefone para contato é 3278-3159 pafa com Geovania Oliveira.

Juliane comentou em 2007-11-01:

Oiii
Gostaria de saber como eu faço para fazer meu curriculum...para meu primeiro emprego e menor aprendiz...
Grata

Edvaldo Júnior comentou em 2007-11-02:

gostaria de receber...
um modelo de currico...
de primeiro emprego...

tatiane comentou em 2007-11-03:

Gostaria de saber como devo montar um currico de tec. enfernagem poderia me mandar uma modelo ficarei muito grata.

Charlys comentou em 2007-11-06:

gostaria de receber…
um modelo de currico…
de primeiro emprego…

juliana comentou em 2007-11-06:

eu gostaria de receber um modelo de curriculo de primeiro emprego.

juliana comentou em 2007-11-06:

oiii eu gostaria de receber um modelo de um curriculo de primeiro emprego e gostaria tambem de receber dicas de como montar um

Juliana Augusta Ferreira Melo comentou em 2007-11-07:

Gostaria de receber um modelo de curriculum moderno.Obrifada

CARLA DA SILVA AUGUSTO comentou em 2007-11-07:

Oi!
Boa Tarde!
Gostaria de receber um modelo de curriculum moderno .

Dayelle comentou em 2007-11-07:

Oiii
Gostaria de saber como eu faço para fazer meu curriculum…para meu primeiro emprego e menor aprendiz…
Grata

PEDRO HENRIQUE MARQUES PEREIRA comentou em 2007-11-11:

GOSTARIA DE RECEBER MODELOS DE CURRICÚLOS URGENTE?

jose irailson de almeida camara comentou em 2007-11-13:

gostaria de receber modelo de um curriculum pois recebi uma proposta de emprego e nao sei com preencher o meu

ines arruda comentou em 2007-11-13:

Ola boa tarde...
gostaria de receber
modelo de curriculum vitae
para o meu primeiro emprego...
nunca preenci nenhum.
Qual a melhor maneira de se
preencher um curriculum

danilo comentou em 2007-11-16:

MUITO BOM

Luis Paulo comentou em 2007-11-16:

só corrigindo ali q o arquivo .PDF pode ser editado se tiver o Adobe Acrobat Pro só a versão PRO edita e cria arquivos PDF as outras versões só são para abrir e etc. =)
pelo site!
valews =)

kelen Buss comentou em 2007-11-17:

nao tem aquilo que quero pois pedi uma amostra ded curiculo. se poder colocar agradeso pois presiso dele com urgencia . obrigado pela atençao

sandro rodrigues de paula comentou em 2007-11-18:

eu procuro quauquer vaga de emprego

eliana comentou em 2007-11-19:

Gostaria de receber modelo d como fz meu sendo q
já faz uns 2 anos q estou sem trabalho. tendo em carteira uma unica vez assinada.

Grata.

silvoney comentou em 2007-11-19:

tenho que fazer um curriculo urgente teria como mim ajuda

Luceli Diniz comentou em 2007-11-20:

Olá!
Seria possível enviar modelo de currículo? Estou três anos afastada do mercado de trabalho.

Grata.

bruna comentou em 2007-11-20:

oi,gostara de receber um modelo de curriculum vitae
valew obrigada

wendelyn comentou em 2007-11-21:

pode me mandar modelos de currículo...
obrigado agardando

Micheli comentou em 2007-11-21:

eu gostaria de receber um modelo de curriculo de primeiro emprego.

Rose B. comentou em 2007-11-21:

Sou formada em Administração mas não tenho esperiencias no mercado de trabalho, gostaria de receber um modelo adequado p/ colocar as minhas
qualificações

Abraços e obrigada!

Miquéias martins comentou em 2007-11-21:

preciso de um currículo para o meu primeiro emprego por favor.

jessica comentou em 2007-11-22:

rsrsrsrrssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

denize comentou em 2007-11-23:

quero montar um currículo para o meu marido me ajudem por favor

denize comentou em 2007-11-23:

quero montar um currículo para o meu marido me ajudem por favor me mandem um modelo de alguem que não tem formação umiversitaria

CLEITON ANTONIO comentou em 2007-11-23:

MUITO LONGO ESSAS ESPLICAÇÕES

wanda maria comentou em 2007-11-23:

Por favor estou fora do mercado de trablha a 18 anos e agora preciso voltar com urgência só que parei no tempo não terminei meus estudos, fiz somente o 1 grau ou seja ate 8 serie, e as esperiencias que tenho são de 16 anos atra, como faço estou totalmente perdida.

Roberta comentou em 2007-11-23:

Gostaria que me enviassem um modelo de curriculo de primeiro emprego.
Grata

nelma comentou em 2007-11-23:

Ola boa tarde…
gostaria de receber
modelo de curriculum vitae
para o meu primeiro emprego…
nunca preenci nenhum.
Qual a melhor maneira de se
preencher um curriculum

sonivania comentou em 2007-11-24:

Gostaria que me enviasse um modelo de curriculum, pois não sei como fazer.
obrigado.

EDIENE comentou em 2007-11-25:

ADOREI AS DICAS, POR FAVOR MANDEM P/ MIM UM MODELO BEM ATUAL. EU PRECISO CONSEGUIR UM EMPREGO URGENTE!!!!!

Lane Felix comentou em 2007-11-25:

Ola boa tarde…
gostaria de receber
modelo de curriculum vitae
para o meu primeiro emprego…
nunca preenci nenhum.
Qual a melhor maneira de se
preencher um curriculum

Pablo Wolney Mesquita comentou em 2007-11-25:

Gostaria de um curriculum que demonstrasse a realidade de não ter o segundo grau completo, mas que tenha uma experiencia prática com gerencia e atendimento por 9 anos.
Por favor, meu caso é porque abri mão do segundo e terceiro grau para seguir uma outra carreira que hj cheguei a comclusão mesmo estando dentro da area a 6 anos, com muito exito, achei nao ser esse o melhor pra mim.
Obrigado!

josiele gonçalves comentou em 2007-11-25:

gostaria muito que vocês me ajudassem a preparar um bom curriculo

Adelina Aparecida Constantino comentou em 2007-11-26:

Olá... Sou profissional na área de informática e gostaria de dar algumas dicas básicas.
1ª - Procure criar um currículo com uma aparência agradável.
2ª - Seja Breve. o nome do pai, da mãe, do cachorro, do papagaio não irá interessar ao empregador. Coloque apenas o que for interessante como experiências, formação acadêmica, etc.
3ª - Procure ler um livro de vez em quando pois um currículo contendo minhas "abilidades", é de doer. Ter uma escrita correta também faz parte da aparência de um currículo.
4ª - O mundo está em constante evolução, procure manter-se atualizado. Ouvi dizer que empregos existem e muitos, o que está em falta hoje em dia é mão-de-obra qualificada.
5ª - Mãos à obra. Nada cai do céu. Depois de um currículo pronto e devidamente apresentável, vá à luta!!
Beijos... Parabéns pelo site.

quim gordo comentou em 2007-11-27:

eu dezejava saber como comer a vossa mae!!
visto que sou um grd gordoooooooooo

elaina luiza comentou em 2007-11-27:

Oi, gostaria de saber como posso fazer um bom curriculo,não sei como mandar um curriculo por e-mail por favor me ajudem.Beijos

Natália cristina comentou em 2007-11-27:

Quero indicação como fasso um curriculo,mais estou cussando o 2º grau e não tenho experiencia em trabalho nenhum..
Espero resposta.

angelica martins comentou em 2007-11-27:

ola meu nome e angelica e gostaria de receber um curriculo para meu primeiro emprego.

Jaqueline comentou em 2007-11-27:

Olá, gostaria de receber modelos de curriculos para mim, sendo que tenho 16 anos, nunca trabalhei, não tenho experiencia, e só vou fazer cursos o ano que vem, ou seja não tenho cursos...
O que eu faço? Ou terei que fazer cursos primeiro?

Jaqueline comentou em 2007-11-27:

Olá, gostaria de receber modelos de curriculos para mim, sendo que tenho 16 anos, nunca trabalhei, não tenho experiencia, terminei agora o 2ºColegial(farei o 3º ano que vem) e só vou fazer cursos também o ano que vem, ou seja não tenho cursos…
O que eu faço? Ou terei que fazer cursos primeiro?

ibelmomte ibeiro dos santos comentou em 2007-11-28:

gotaria de receber modelos de curriculo, fiz um curso de refrigeraçõa ha doi anoa mas não atuei na area; e gora estou fazendo de nova o mesom curso.

maria comentou em 2007-11-29:

olá gostaria de receber um modelo de curriculo vitae, sendo que já trabalhei em varias localidade ou seja em atividades diferentes,como por ex:
supemercados,lojas de roupas,posto de gasolina,banco e atualmente trabalho como chefe de setor pessoal de uma prefeitura,nunca mandei um curriculo vitae,e recebi uma proposta melhor de emprego melhor, por isso imploro mande pra mim um currilo bem rico por favor!!!!
agradeço, obrigada.

Lorena G. comentou em 2007-11-30:

Oi

Gotaria de receber um modelo de curriculum vitae, sendo que eu tenho 16 anos,não tenho experiência, mas já fiz curso de computação, e estou fazendo um curso preparatório para empresas...

vanusa Rodrigues Martins comentou em 2007-11-30:

gostaria que me mandasse um modelo de curriculun vitae ja trabalhei em varias empresa. obrigada

valeria cristina coelho comentou em 2007-11-30:

Preciso de ajuda pra formatar um curriculum.Se possivel so preencher aqueles formularios , se puder me enviar um formulario fico muito agradecida

Raphael Franklin comentou em 2007-12-02:

queria saber como posso fazer um curriculum, sem muita experiência?? jah trabalhei em algumas empresas...mais pouco tempo... como posso fazer???
obrigado!!!

SOLANGE SANTOS DE SOUZA comentou em 2007-12-04:

EU SOLANGE ME ESERÇO NA AREIA DE AUXILIAR DE PRODUÇÃO E ESTOU A PROCURA DE 1OPORTUNIDADE TRABALHO ,EU TENHO DESEMPENHO,AGILIDADE,E EGREÇO NA AREIA QUE FOR ESERCER,E ESTOU S/SERVIÇO FAZ JÁ 1ANO E 7MES,E QUERO TE A OPORTUNIDADE NO MERCADO DE TRABALHO,EU SOU GENTIL E SIMPATICA E ESPERO QUE SURGI 1 VAGA NA MINHA AREIA,SOLANGE SANTOS DE SOUZA 27 ANOS ,SOLTEIRA , ITAPEVI SÃI PAULO. DEUS ME ABENÇOE AMÉM,,,,,,,

jonathan laion cardoso porto comentou em 2007-12-04:

eu quero trabalha

jonathan laion cardoso porto comentou em 2007-12-04:

eu quero trabalha por que eu´presiso

erika comentou em 2007-12-06:

oi

julio comentou em 2007-12-06:

sou iniciante e não tenho experiencia profossional como fazer um bom curriculo para não sair no prejuiso por falta de experiencia?

Michelle Firmino comentou em 2007-12-06:

Adorei as dicas...estão de parabéns!!!
Bom eu gostaria de receber por email modelos de curriculum para o primeiro emprego na minha área, que é a área de saúde(odontologia)....obrigada!!

Davidson Rimulo Conradesqui comentou em 2007-12-07:

Por favor, gostaria de receber um modelo de curriculum atualizado para 1° emprego na área jurídica.Estou com dúvidas. Obrigado.

Débora vanessa comentou em 2007-12-08:

Gostaria muito que me enviassem modelos atuais de currículum vitae.Obrigada!

Eliana comentou em 2007-12-09:

Gostaria que você(s) meenviassem um modelo de curriculum para primeiro emprego.
Obrigada!

diego breno comentou em 2007-12-11:

olá pessoal queria que vcs mim enviasse um modelo de curriculum
para meu primeiro emprego
blz galera
obrigado e um grande beijo

Cristiane Braun comentou em 2007-12-11:

Achei interessante os comentários, gostaria de receber todos os tipos de curriculum que de para entregar em qualquertipo de emprego.
Eu já cursei o magisterio, e estou terminando a faculdade, já atuei na area da educação por um ano e meio. Desde ja agradeço a ajuda.

maria helena comentou em 2007-12-12:

como devo fazer um curricilum vitae. Espero a resposta o maximo possivel.

roberta comentou em 2007-12-13:

Ola preciso de um curriculo urgente !!!

Tenho 17 anos nunca trabalhei e estou concorrendo uma vaga de televendas e ja conclui o ensino medio tenho varios cursos de informatica e de atendimento ao cliente

por favor me mandem é urgente!!!!!!!!!

Veruska comentou em 2007-12-13:

Achei interesante as dicas, modelo e comentáriso sobre curriculum.
Gostaria de saber sobre participação em congressos e jornadas quando refere-se ao nível superior completo?
E também quanto a estágios curriculares, contam como experiência profissional? ou apenas como estágios?

aguardo resposta

dagoberto da silva tomo comentou em 2007-12-17:

Ola boa tarde…
gostaria de receber
modelo de curriculum vitae
para o meu primeiro emprego…
nunca preenci nenhum.
Qual a melhor maneira de se
preencher um curriculum

por favor muito obrigado

tamiris cristina comentou em 2007-12-18:

Ola boa tarde…
gostaria de receber
modelo de curriculum vitae
para o meu primeiro emprego.

tamiris cristina comentou em 2007-12-18:

Ola bom dia…
gostaria de receber
modelo de curriculum vitae
para o meu primeiro emprego…

Wayne Prattes Pereira comentou em 2007-12-18:

Ola boa tarde...
gostaria de receber
um modelo de curriculum vitae
para eu levar nas empresas,
como faço faculdade,as empresas exige
um curriculum bem carixado..

Gladys Maria de J. M. Cunha comentou em 2007-12-19:

Olá gostaria de receber um modelo de curriculum vitae, pois já terminei o ensino médio, estou atualmente cursando pedagogia, trabalho temporariamente numa empresa de seguros de automóvel, minha função é fazer calculos, transmissões e pagamentos bancários. E na faculdade que eu estudo já fui volantária durante 4 meses.Como é que eu faço um curriculum atualizado?

felipe audi comentou em 2007-12-20:

nota 100000000000000000 pra esse site muito bom mesmo

mencinem como fazer um curriculo porfavor ta comentou em 2007-12-21:

quero aprender a fazer curriculo ta

Este artigo de 2007-09-07 já está arquivado, e não é possível incluir novos comentários nele.

 

Vizinhança

Expediente

Agenda em dia e caixa de entrada vazia. O Efetividade.net é um blog sobre produtividade pessoal, efetividade, lifehacking, GTD e truques espertos para o seu dia-a-dia. Os mais de 40.000 leitores diários estão sempre atualizados sobre produtos, serviços e técnicas que fazem sua vida mais produtiva, efetiva e... agradável.

Mantido por Augusto Campos (@augustocc), que é o autor dos textos publicados, exceto quando mencionado o contrário.

Efetividade no Twitter: @efetividadeblog

Seu uso do Efetividade.net está sujeito à aceitação dos Termos de Uso.

Powered by WordPress.