Escolhendo uma caneta para Palm: pontes entre o mundo analógico e o digital

No meu dia-a-dia profissional é muito mais freqüente me encontrar com o bloco de anotações do que com o Palm na mão. Cada uma das duas ferramentas tem a sua funcionalidade própria, vantagens e pontos fracos - e eu uso as duas em paralelo, aproveitando o potencial de cada uma.

Mas um detalhe que eu acabei percebendo é que os stylus (a "canetinha") que acompanham os Palms não são a melhor solução para a atividade que desempenham. Seu formato não é ideal para a escrita com conforto, o peso não guarda relação com o peso que nos acostumamos a encontrar em canetas desde a nossa alfabetização, e ainda por cima trata-se de uma ferramenta que não aproveita todo o seu potencial.

Mas é fácil encontrar em boas papelarias (e mesmo em sites como o Submarino e o Mercado Livre) várias alternativas que combinam a ponteira do stylus a uma boa esferográfica, lapiseira e até mesmo apontador laser, em alguns casos. Eu já vi várias, e testei algumas. Veja abaixo algumas das minhas conclusões, e compartilhe suas próprias dicas nos comentários!

O meu modelo preferido é a Zoot Mini Palm, da foto acima. De um lado ela é um stylus, e do outro é uma esferográfica azul retrátil. Ela tem um clip para prender no bolso, e tem o diâmetro usual de canetas, mas apenas 11cm de comprimento, cabendo em muitos estojos de palm, e também se adaptando muito bem ao bolso interno do meu paletó, do lado do bloco de anotações ou do próprio Palm, dependendo do dia ;-) E além de ser a melhor entre as alternativas que testei, ela não é cara e nem difícil de encontrar, sendo inclusive um bom presente pra amigos tecnológicos. A tinta é sempre azul, mas há 3 opções de cores pro corpo da caneta: azul, preta e prata.

Menção honrosa vai para o modelo acima da linha Faber Castell Trio, que tem caneta esferográfica, lapiseira, borracha e ponteira stylus. O tamanho é o de uma lapiseira comum, o peso também. É um pouco mais cara do que deveria ser, na minha opinião, e não tem a vantagem de caber nos estojos de palm. Serve super bem para ter na mesa ou em uma pasta maior, mas isso não combina muito com a mobilidade do Palm. Ainda assim, escreve bem e é de boa qualidade.

Os outros modelos não são tão legais. Tanto a Cross quanto a própria Palm fazem alguns stylus em tamanho normal (que encaixam em modelos específicos de Palm, portanto) que também são esferográficas - mas justamente por serem do mesmo tamanho, perdem a vantagem da caligrafia confortável. E não é difícil encontrar no Mercado Livre algumas canetas com stylus e que também são apontadores laser. Eu tenho duas, e são bons apontadores laser - mas por terem 4 pilhas de relógio em seu interior, acabam sendo pesadas e desequilibradas pra escrever, tanto em papel quanto no Palm.

Se você conhece outras alternativas, não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: