10 dicas para garantir as melhores fotos das festas de Natal e Ano Novo

O site Digital Photography School preparou 16 dicas para ajudar todo mundo a tirar fotos digitais de boa qualidade nas festas de Natal de todo o mundo este ano.

E o melhor de tudo é que muitas delas são perfeitas até mesmo para aqueles que (como eu) deixam a máquina sempre na configuração automática, e no máximo selecionam fotos com ou sem flash ;-) Selecionei 10 delas para compartilhar com vocês.

Como sempre, todos estão convidados a acrescentar suas próprias dicas depois, nos comentários.

Como garantir as melhores fotos da festa

  • Leve a câmera e seus acessórios: não esqueça a câmera em casa, nem deixe para carregar as pilhas e esvaziar os cartões de memória em cima da hora. Leve pilhas de reserva e cartões de memória adicionais, se você tiver.
  • Defina um encarregado pelas fotos: em festas de família, em geral há uma pessoa encarregada do jantar, outro das bebidas, outro das sobremesas... por que não ter o das fotos? Ele deve cuidar de questões como iluminação, equipamento, pilhas extras, anotar o e-mail de todo mundo para passar depois o endereço onde estão divulgadas as fotos, copiar as fotos de todas as câmeras antes de os donos delas saírem da festa, etc.
  • Planeje iluminação e cenários: Se a maioria das fotos vai ser em um determinado ambiente, verifique na noite anterior a iluminação, experimente fotos com e sem flash, possivelmente troque lâmpadas, ou mude a direção se elas forem direcionais. Verifique também as paredes com mais chance de ficar como fundo de muitas fotos, e tire decorações desnecessárias delas - especialmente as muito refletivas ou com grande variação de cores.
  • Aproveite para conhecer melhor sua câmera: ela tem configurações especiais para fotos noturnas? Variações de flash para evitar olhos vermelhos? Modo específico para tirar retratos de grupo? Experimente e pratique antes da festa, no mesmo ambiente e em condições de iluminação realistas - a data ideal é a véspera.
  • Crie um ambiente ideal, à parte: Você já notou que em bailes de formatura e outras festividades organizadas por profissionais, geralmente há um ambiente com um sofá, iluminação de estúdio e fundo branco, onde um fotógrafo fica de plantão durante toda a noite para realizar os melhores registros de cada convidado? Se a sua festa for familiar e tiver um número razoável de convidados, que tal preparar um ambiente similar - com o sofá, o fundo e a iluminação que estiverem à mão, e de preferência um tripé, e tirar uma foto de cada convidado ou grupo nas melhores condições possíveis, ou mesmo convidá-los a fotografar uns aos outros neste ambiente ao longo de toda a festa? Fotografe-os assim que chegarem, porque é o momento em que eles estarão com todas as roupas ainda abotoadas, os penteados no lugar e as maquiagens perfeitas... Se eles toparem, tire outras fotos depois do jantar - vai gerar um efeito divertido quando as 2 fotos forem vistas lado a lado.
  • Antecipe as fotos de grupo: Não deixe para tirar a foto da família toda posando para a câmera só depois do jantar: tire várias fotos destas, desde cedo, não só para ter variedade mas também para registrar as pessoas enquanto seus penteados, trajes e maquiagens ainda estão íntegros ;-)
  • Tire fotos da preparação: Quando colocadas no álbum, estas fotos acabam sendo uma das partes mais divertidas. As pessoas ainda sem suas roupas de festa, assando o jantar, pendurando os enfeites, tomando uma cerveja para conferir se já gelou... Aproveite e tire várias fotos do ambiente principal da comemoração: antes da arrumação, parcialmente arrumado, pronto mas vazio, etc. sempre do mesmo ângulo e posição. Lembre-se de tirar algumas fotos similares durante a festa também, para compor o contraste mais tarde, no álbum.
  • Exercite o minimalismo: Festas de fim de ano têm inúmeros pontos de interesse para formarem o foco de suas fotos. Fotografe todos eles, mas apenas um por foto. Use bem o enquadramento e o zoom para definir de forma precisa qual é o tema de cada uma de suas fotos.
  • Abertura dos presentes: Se sua câmera tiver o recurso de rajadas de fotos (burst, continuos shooting ou o nome que os marketeiros dela tiverem inventado), use-o na hora de fotografar a abertura de presentes. Assim você garante a foto do momento exato do sorriso da criança. Enquadre também a pessoa que estiver dando o presente.
  • Enquadramento, zoom e flash: preencha o espaço da foto com a cena que você quer registrar, não tire fotos muito de longe ou você vai perceber que sua foto é da sala, e não da pessoa que você queria fotografar fazendo algo engraçado - que ficou lá no fundo, pequenina e bem escura. Não tente incluir múltiplos assuntos na mesma foto também.

      E isto conclui nossa seleção de dicas. Para ver o original, consulte 16 Tips Digital Photography Tips for Christmas.

      E você: qual a sua dica para fotos de festas de final de ano?

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: