Modelos de curriculum grátis para download - parte 1: primeiro emprego

Faça download de um modelo de currículo profissional gratuito e original, formatado especialmente para quem busca sua vaga para o primeiro emprego.

A busca do primeiro emprego é um desafio especial: o profissional ainda não tem grande experiência que possa mencionar, e isso acaba sendo um obstáculo na busca da vaga, e até mesmo na confecção do currículo, o mais essencial dos requisitos para esta busca.

Quem está à procura de um emprego, pode aproveitar as orientações de Ana Carla Britto, consultora do Grupo Foco: "Conseguir o primeiro emprego não é tarefa fácil: não consegue trabalho porque não tem experiência e não tem experiência porque não consegue trabalho.

Mas, com muita dedicação, o desafio pode ser enfrentado. Nunca espere que as coisas aconteçam; vá atrás. Avise as pessoas que quer trabalhar, comunique-se, pergunte". Use sempre a sua rede de relacionamentos: para conseguir um bom emprego, um bom primeiro passo é conhecer pessoas bem empregadas, que podem dar boas dicas e até mesmo indicações.

Outra dica diretamente da consultora é: "Não se considere em férias no momento em que está procurando uma colocação. Aproveite o tempo livre para investir em cursos relacionados à carreira que escolheu. Isso conta muitos pontos na vida profissional". Use o tempo disponível para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado, e o seu currículo automaticamente irá se enriquecer - gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio.

O Efetividade.net publicou anteriormente dois artigos sobre a confecção do seu currículo profissional. Um deles explicava o que escrever no currículo, e o outro dava diversas dicas de como formatar o currículo, criando assim seu próprio modelo personalizado.

Mas hoje vamos caminhar um passo além, com a publicação de um modelo completo para confecção de currículo resumido, com exemplo de formatação e conteúdo, disponibilizado para livre download e edição.

Modelo de currículo para download

O conteúdo se baseia no histórico de um recém-formado, mas você irá notar que ele se esforçou e cuidou de sua empregabilidade durante a sua graduação, tendo vários cursos complementares para preencher bem a sua ficha.

Como se trata de um modelo de currículo de primeiro emprego, foram tomados cuidados especiais para evitar o efeito de "folha vazia". A margem esquerda foi ampliada, os títulos das seções estão dentro de molduras que ocupam a linha inteira, e outros truques tipográficos foram empregados para garantir de forma harmoniosa o preenchimento do espaço. Note que os truques óbvios, que saltam aos olhos de qualquer avaliador - como aumentar o tamanho da fonte e o espaçamento - foram completamente abandonados.

Se você quiser usar este modelo, o ideal é que você apenas o visualize (preferencialmente o PDF) e construa o seu próprio arquivo a partir dele, para que não seja idêntico ao de mais nenhum candidato à mesma vaga. Mas se preferir, pode editar diretamente o arquivo original (formato ODT, do OpenOffice) ou o arquivo DOC (exportado para o formato do Word).

O modelo é de autoria do Efetividade.net e está disponibilizado com permissão de livre uso e alteração.


Faça o download dos modelos de currículo nos links a seguir:

  • Formato Word - Download de modelo de currículo em formato DOC (Word), exportado, para edição.
  • Formato OpenOffice - Download de modelo de currículo em formato ODT (OpenOffice), original, para edição.
  • Formato PDF - Download de modelo de currículo em formato PDF para visualização.

Lembre-se de que o conteúdo é por sua conta! O mesmo modelo visual pode ser usado por quem tem bem menos experiência do que o personagem dos arquivos acima. Veja este exemplo de preenchimento para quem está cursando o segundo grau, que faz parte do artigo "Como fazer seu currículo: modelos originais de curriculum vitae e dicas de preenchimento".

E se mesmo assim você acredita que não tem informações suficientes para preencher no seu currículo para o primeiro emprego, veja como você pode enriquecer este histórico, lendo o artigo "Emprego sem experiência? Existe solução." Aproveite e leia também: "Primeiro emprego: 5 erros a evitar, do currículo à entrevista".

Incremente e diferencie o seu currículo lendo também os seguintes artigos:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: