Campanha pela qualidade das discussões nos comentários da web

Todos sabemos que os trolls de fóruns, listas e chats desejam mesmo é criar discussão e obter atenção - eles não estão ali para aprender nada, buscar orientação ou mesmo para tentar convencer os demais. O que eles buscam é o antagonismo - e a sua atenção, é claro. E sempre que você reage debatendo com eles, eles já estão obtendo o que queriam.

Então está lançada a campanha. Convido cada um dos leitores a fazer sua parte nas áreas de discussão em que participam: deixe um troll falando sozinho, e ele rapidamente sufocará. E se concordar com a idéia, ajude a espalhar essa idéia (meme?) onde puder.

Ao mesmo tempo lanço um convite aos leitores que estão assumindo o papel de trolls inconscientemente (ou semi-conscientemente), ou os estimulando e até mesmo ativamente os convidando a se manifestar ruidosamente nos fóruns e chats da vida. Repensem a atitude de gerar ruído, morder todas as iscas, forçar desvios de assuntos, ou ainda de desprezar as opiniões contrárias às suas.

Em especial, convido todos a demonstrar sua cortesia e respeito ao se dirigir aos demais participantes, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.

Referência (BR-Linux.org)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: