GTD: Como começar a *fazer* os itens da sua lista de pendências

A motivação para começar a resolver seus problemas depende de muitos fatores: preencher a lista de pendências às vezes pode ser a parte fácil. Aprenda métodos para tornar mais fácil começar a realmente *fazer* o que você anotou. Afinal, como já dizia o provérbio grego, começar já é metade de toda ação.

O método GTD de produtividade pessoal é popular por várias razões, e uma delas é que ele pode facilitar o início das atividades, após mapeá-las.

E é sobre este aspecto específico - colocar as coisas em movimento, principalmente aquelas que parecem empacadas - que Kelly Forrister, integrante da equipe de David Allen - o autor de Getting Things Done - escreveu um interessante artigo intitulado "Getting things going".

Algumas das dicas vêm diretamente do GTD, e outras são complementos interessantes, sempre voltados a tornar mais fácil o começo da tarefa.

Facilitando o começo

Veja alguns exemplos de dicas baseadas no artigo Getting Things Going, de Kelly Forrister:

  • Defina e visualize o resultado - uma visão clara do que se vai alcançar é um importante fator motivador.
  • Defina o que significa começar - identifique claramente qual deve ser a sua próxima ação com relação ao objetivo pretendido.
  • Vá com calma - se o projeto parece empacado, escolha uma próxima ação facilmente alcançável, e prossiga a partir dela. Quando a próxima ação parece difícil demais, a desmotivação ocorre.
  • Verifique as dependências - Se você não tem todas as informações ou recursos necessários para realizar a sua próxima ação, então ela não é exatamente a sua próxima ação, e deve ser reformulada.
  • Analise prioridades e demandas - Revisar sua lista de pendências é importante. Esta tarefa ainda é necessária? Precisa ser feita neste momento? Se sim, pode ser delegada a mais alguém?
  • Marque um horário - Se necessário, deixe de tratar a sua próxima ação como uma pendência, e passe a tratá-la como um compromisso agendado. E não fuja deste compromisso, quando a hora marcada chegar!

Não existe uma forma genérica ou infalível de motivar a si próprio ou aos outros para realizar suas pendências, mas fazer com que as tarefas fiquem mais fáceis de começar tende a ser eficaz. O que você acrescentaria à lista acima?

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: