GTD: Como começar a *fazer* os itens da sua lista de pendências
A motivação para começar a resolver seus problemas depende de muitos fatores: preencher a lista de pendências às vezes pode ser a parte fácil. Aprenda métodos para tornar mais fácil começar a realmente *fazer* o que você anotou. Afinal, como já dizia o provérbio grego, começar já é metade de toda ação.
O método GTD de produtividade pessoal é popular por várias razões, e uma delas é que ele pode facilitar o início das atividades, após mapeá-las.
E é sobre este aspecto específico - colocar as coisas em movimento, principalmente aquelas que parecem empacadas - que Kelly Forrister, integrante da equipe de David Allen - o autor de Getting Things Done - escreveu um interessante artigo intitulado "Getting things going".
Algumas das dicas vêm diretamente do GTD, e outras são complementos interessantes, sempre voltados a tornar mais fácil o começo da tarefa.
Facilitando o começo
Veja alguns exemplos de dicas baseadas no artigo Getting Things Going, de Kelly Forrister:
- Defina e visualize o resultado - uma visão clara do que se vai alcançar é um importante fator motivador.
- Defina o que significa começar - identifique claramente qual deve ser a sua próxima ação com relação ao objetivo pretendido.
- Vá com calma - se o projeto parece empacado, escolha uma próxima ação facilmente alcançável, e prossiga a partir dela. Quando a próxima ação parece difícil demais, a desmotivação ocorre.
- Verifique as dependências - Se você não tem todas as informações ou recursos necessários para realizar a sua próxima ação, então ela não é exatamente a sua próxima ação, e deve ser reformulada.
- Analise prioridades e demandas - Revisar sua lista de pendências é importante. Esta tarefa ainda é necessária? Precisa ser feita neste momento? Se sim, pode ser delegada a mais alguém?
- Marque um horário - Se necessário, deixe de tratar a sua próxima ação como uma pendência, e passe a tratá-la como um compromisso agendado. E não fuja deste compromisso, quando a hora marcada chegar!
Não existe uma forma genérica ou infalível de motivar a si próprio ou aos outros para realizar suas pendências, mas fazer com que as tarefas fiquem mais fáceis de começar tende a ser eficaz. O que você acrescentaria à lista acima?
Comentar
Comentários arquivados