Controle remoto para apresentações - com seu celular

Usar um controle remoto para avançar e retroceder slides em apresentações é cada vez mais comum, e ajuda a compor a atmosfera do evento, já que é a maneira mais garantida de fazer com que as transições de slides ocorram no momento exato em que você deseja que isto aconteça, sem ter de recorrer a passar sinais a um assistente, que sempre acabam sendo percebidos pelo público e quebrando a cadência ou a continuidade da comunicação.

Já falamos aqui anteriormente sobre os controles remotos de baixo custo, e também não é difícil encontrar no varejo brasileiro os excelentes controles de apresentação da Targus, com custo por volta de R$ 250 e trazendo trackball, apontador, controles de apresentação e controles multimídia.

Para quem faz apresentações freqüentes ou vive disso, é um bom investimento. Mas para o resto de nós, que fazemos apresentações ocasionais mas estamos sempre procurando alguma forma de torná-las mais efetivas, eu tenho uma alternativa interessante a oferecer: ensinar o seu celular a realizar este truque!

Claro que a forma de fazer isto varia a cada caso - depende do celular, e também do computador no qual você realiza suas apresentações. Eu tenho um celular Nokia N95 e o notebook no qual levo minhas apresentações roda Linux, portanto uma excelente opção para o meu caso é o software AMORA (A MObile Remote Assistant), criação do brasileiro Adenilson Cavalcanti da Silva, do Instituto Nokia de Tecnologia, sediado em Recife.

A foto acima mostra o AMORA rodando em um N95 com o teclado aberto. Não dá de ver muito bem, mas a tela do celular está mostrando a imagem do slide que está sendo exibido no computador remoto, e um cronômetro para o palestrante não se perder no tempo.

O AMORA se comunica com o PC usando Bluetooth, e implementa o controle do mouse e a maioria dos atalhos freqüentes de teclado (ESC, ENTER, espaço, setas, etc.). É bem prático, e é software livre. Outra alternativa interessante a considerar é o AnyRemote, que também controla PCs Linux mas roda em mais plataformas de celulares e smartphones - o requisito passa a ser o suporte a Java.

Mas é possível que o seu computador não rode Linux. Isso significa que você não pode ter acesso a estas funcionalidades? Não, vários outros softwares oferecem os mesmos recursos para usuários de outros sistemas operacionais. Um dos mais populares é o ControlFreak, que infelizmente não será atualizado para a edição corrente do padrão S60 - o que significa que o N95 não poderá rodá-lo, por exemplo. Mas se você dispõe de um celular com Symbian S60 de uma edição mais antiga, poderá rodar sem problemas. As telas acima mostram duas funcionalidades extras do ControlFreak: o controle remoto do desktop e do tocador de MP3 WinAMP. Uma alternativa a ele, para quem tem interesse específico em controlar players de áudio e vídeo no Windows, é o RemotUD.

Há bastante variedade de software comercial tentando preencher exatamente esta demanda, como o Salling Clicker, apresentado na imagem acima. Ele controla o PowerPoint, iTunes e muito mais, e faz uso inclusive dos recursos de rede Wi-Fi dos aparelhos que disponham desta funcionalidade. Uma vantagem interessante dele é mostrar na tela do celular as anotações de cada slide - aquelas que o público não estará vendo, naturalmente.

E para quem quer mobilidade sem limites, e dispõe de uma boa conexão IP em seu celular ou smartphone, investigar uma solução baseada no VNC pode ser a solução definitiva. O VNC é um padrão publicamente disponível, e dispõe de implementações livres & gratuitas para a maioria das plataformas correntes - tanto no mundo móvel quanto nos computadores de mesa.

Não conheço (mas sei que existem) alternativas voltadas especialmente para os usuários de PalmOS e para as versões portáteis de Windows. Conto com vocês leitores para expandirem as opções, contando as alternativas que testaram e que funcionaram, nos comentários!

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: