Home office: a convivência da família com o escritório doméstico

Montar um escritório doméstico pode ser mais fácil do que mantê-lo, especialmente quando outros familiares convivem no mesmo espaço.

Este problema pode ser difícil de equacionar, especialmente nos casos em que o profissional opta pelo escritório doméstico buscando justamente uma convivência de melhor qualidade com sua família. Mas algumas dicas podem ajudar a facilitar esta convivência. Vamos a elas:

  1. Defina os limites físicos. O ideal é que o home office funcione em um cômodo com porta, que possa fazer o papel de barreira e limite, além de isolamento acústico e visual. Se não for possível, improvise - e planeje como tornar possível. A barreira não deve funcionar apenas quando você está dentro do escritório - quando você estiver fora, resista à tentação de retornar a ele e fazer serão.

  2. Tenha um horário de trabalho definido e divulgado. E cumpra-o. E faça com que todos os familiares conheçam e compreendam o seu horário. Definir o horário é bom para a qualidade do seu serviço e da sua vida (acredite, não dá para estar à disposição 24 horas por dia durante muito tempo), mas é especialmente bom para facilitar a boa convivência com os demais habitantes da casa. Quando acabar o horário que você fixou como seu expediente, desligue o computador, coloque o fax no automático, ligue a secretária eletrônica, feche a porta (real ou metafórica) e vá fazer outra coisa - de preferência, com os familiares que respeitaram o seu horário ;-)
  3. Defina o que pode e o que não pode. É bom haver regras do jogo bem claras. Se a porta do home office estiver fechada, os familiares devem se considerar sempre bem-vindos para entrar para falar sobre assuntos triviais? Vale mexer nos papéis e gavetas? O material de expediente (tesoura, grampeador, ...) pode ser usado? Pode valer a pena investir em um conjunto de material para uso pelos familiares, para que eles não precisem interromper a sua cadeia de raciocínio para usar a única tesoura boa da casa.

  4. Crie uma política para o uso do telefone. Se você tem crianças e pode receber telefonemas de clientes, provavelmente a política não bastará - você vai precisar de uma linha separada (felizmente hoje não é mais tão caro), fora do alcance delas. E mesmo que não haja crianças, é necessário definir uma regra sobre o respeito às ligações profissionais - infelizmente, os clientes podem ficar com má impressão se ouvirem uma discussão ou o barulho do liquidificador ao fundo da sua ligação de negócios. Se for necessário, aceite - a vida da sua família não tem botão de pause. Mas se der de conjugar as duas necessidades, por que não tentar? Dica extra: tenha um telefone sem fio com secretária eletrônica digital, identificador de chamadas, viva voz e entrada para fone de ouvido/microfone - é suficientemente barato, você não perderá mais nenhum recado ou oportunidade de retornar a ligação, e poderá andar pela casa falando, com ambas as mãos livres, quando necessário. Este modelo da Panasonic tem até ramal interno sem fio, para transferir ligações entre cômodos da casa, mas existem modelos bem mais econômicos. O meu é um Panasonic KX-TG2935-LB.
  5. Entenda o que as crianças precisam. Adeque os seus horários aos dos filhos. Aproveite o horário da soneca, do programa preferido na TV (mas não aceite o canto da sereia de deixar a TV cuidar das crianças o dia inteiro para você trabalhar) ou das demais atividades infantis não supervisionadas diretamente por você para realizar as suas tarefas mais complexas e que não possam ser interrompidas. Tenha também um suprimento de facilitadores de atividades infantis (um DVD favorito, massa de modelar, giz de cera, um jogo de armar, ...) e coloque em ação quando você precisa de uma pausa.

Sumarizando: uma das maiores vantagens de trabalhar em casa pode ser a valorização da convivência familiar. Não vire esta vantagem contra você, colocando a família como antagonista da sua produtividade.

Tome as providências que estiverem ao seu alcance para prevenir ou antecipadamente mitigar este conflito, e quando ele se manifestar, reaja de forma equilibrada, preservando o interesse de todos os envolvidos.

Várias das dicas acima constam, embora sob outro ponto de vista, no artigo Home Office Tips for Parents, por Debbie Williams. Recomendo a leitura!

Leia também

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: