Assédio Moral

Assédio moral é a exposição de um subordinado ou parceiro a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, no exercício de suas funções. O assédio moral geralmente acontece devido a abuso do poder pela autoridade, e pode provocar um cenário de discriminação dentro da organização, eventualmente culminando no fim da relação de trabalho e emprego.

O Bruno Sanches me escreveu avisando sobre seu blog Artigos.biz, que ele descreve como sendo sobre Desenvolvimento Pessoal e Sucesso Profissional.

Vários dos artigos tocam a temática usual aqui do Efetividade.net, portanto recomendo uma visita! Selecionei um deles, dedicado ao assédio moral, para que você possa ter uma idéia sobre o assunto. Segue, como de hábito, um trecho:

(...) Por definição, sacrificar-se é privar-se em benefício de outrem. Uma coisa é o esforço, o desafio, a outra é o sacrifício, o sofrimento; e em se tratando de relações trabalhistas, sofrer não deve ser condição nem muito menos conseqüência, ainda mais quando é resultado de situações de humilhação, constrangimento e submissão. Situações essas que caracterizam o assédio moral.

O conceito, bem como a idéia, não é tão recente assim. O assédio moral no trabalho é um fenômeno antigo, mas que vem recebendo destaque pela mídia nos últimos tempos devido a tendência de tornar as relações de trabalho mais transparentes e justas. É um fenômeno mundial, que consiste em degradar as condições de trabalho através de ofensas, pressão e críticas excessivas das autoridades sobre seus subordinados.

O assédio moral acontece devido ao abuso do poder, provocando um cenário de discriminação dentro da empresa.

O medo do desemprego é uma das principais causas desse fenômeno. Para garantir seu emprego, o funcionário sujeita-se a atitudes anti-profissionais; o chefe, por seu lado, transfere toda a insegurança para sua equipe através de atitudes autoritárias. ” Quando o funcionário está com a auto-estima rebaixada, ele não se reconhece como profissional, ficando predisposto a qualquer tipo de assédio” Mas essa situação só prolifera quando favorecida por ambas as partes, Chefes autoritários buscam funcionários submissos; e vice-versa. A situação só irá perpetuar se o funcionário permitir.” (...)

Recomendo a leitura: Artigos.biz.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: