Estratégias para vencer a procrastinação

Indicação de GIBRAN ZOCCOLI:

Procrastinar em bom português quer dizer empurrar com a barriga, deixar para depois, adiar, ficar morgando, enrolar, etc.. Conhece? Muita gente tem tempo de sobra, mas devido a procrastinação acabam ficando sem tempo!

Separei 4 dicas para você evitar a procrastinação na sua rotina:

1 - Foque em TAREFAS - O que você está fazendo no momento é uma tarefa? Se não for, é provável que está perdendo tempo a toa! Geralmente, quando ficamos procrastinando, estamos pulando de uma coisa para outra, é aquele site que você acessa, ai lembra de outra coisa e vai ver, depois vai ver o vídeozinho que recebeu, depois manda um “oi” no MSN… enfim faz um monte de coisas mas nada de prioridades identificadas! Então a dica é: SE VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO UMA TAREFA, PARE E FAÇA ALGUMA!

2 - Comece algo pequeno - As vezes dá preguiça mesmo, fica aquela ausência de disposição para começar a próxima tarefa, a dica nesse caso é fazer uma série de coisinhas simples, fáceis e pequenas, isso ajuda você a embalar. Um bom exemplo, é focar em responder seus e-mails, responda um a um, depois faça as ligações que precisa, cheque seu saldo na banco, etc. nada que precise usar muito a mente..

3 - Quebre em pequenas partes - Temos uma enorme tendência a procrastinar coisas grandes, chatas e complexas. Nesse caso a saída é planejar essa atividade em pequenos pedaços, mas distribuídos em vários dias. Eu por exemplo, odeio fazer o planejamento de forecast do ano, mas como preciso fazer, quebro em uma atividade com 10 tarefas, que é concluída ao longo de 5 dias. Isso evita focar 1 dia só para o forecast, fica menos chato fazer partes menores e minimiza os possíveis atrasos de última hora.

4 - Crie recompensas - Se nada adiantar, você vai ter de usar a velha tática que sua mãe usava: “…se fizer a lição ganha sorvete!!!…” Pense em algo que você queira muito (pode ser de comer), compre ou peça para alguém trazer e ao terminar a tarefa dê o presente para você… funciona para vencer a procrastinação e pra engordar também!

Referência: http://hsm.updateordie.com/gestao-do-tempo/2008/10/estratgias-para-vencer-a-procrastinao/

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a GIBRAN ZOCCOLI pelo envio deste material.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: