Do leitor - Dentista: devo marcar uma consulta?

Indicação de Marcella de Almeida Canto:

Dentista: devo marcar uma consulta?

Sim. Sempre!

Mesmo achando que está tudo "ok", visitas regulares ao dentista se fazem necessárias para manter uma boa saúde oral. Problemas como a desmineralização do esmalte (que pode causar a cárie) são silenciosos e indolores no início. Então não é muito melhor tomar medidas de prevenção?

Como escolher meu dentista?

* Peça referências à pessoas em que você confie, como amigos, parentes e/ou colegas de trabalho.
* É importante que você escolha um dentista com que se sinta bem, tenha liberdade para falar tudo o que lhe incomoda e seja ouvido atentamente.
* Você pode também ligar para uma associação de dentistas de sua cidade e solicitar uma lista de profissionais ou até mesmo procurar na internet. Hoje em dia, cada vez mais os profissionais procuram demonstrar seus métodos de atendimento na rede.

Que tipo de dentista estou precisando?

* Clínico geral: é o profissional treinado para fazer todo e qualquer tipo de tratamento, podendo, se necessário, indicar alguns dos especialistas abaixo.
* Odontopediatra: especialista no atendimento a crianças. Esse profissional domina técnicas lúdicas que visam deixar a criança à vontade no consultório, permitindo que qualquer tipo de intervenção seja feita de maneira adequada.
* Periodontista: profissional especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à gengiva.
* Endodontista: especialista em diagnosticar e tratar enfermidades da polpa dentária. Ele faz o famoso "tratamento de canal". Eu atuo aqui.
* Ortodontista: especializado na correção do posicionamento dos dentes através de aparelhos ortodônticos.

Popularmente, a odontologia é uma área da saúde muito temida pelos que precisam dela. Mas é preciso lembrar que o Cirurgião Dentista não é aquele que provoca a dor. Ele a tira de você.

Enfim, ficar atento à saúde dos dentes, gengiva e outros tecidos bucais, significa estar confortável com sua saúde geral.

Cuide-se!

Agradecemos a Marcella de Almeida Canto pelo envio do material.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: