Efetividade entrevista os leitores: Quero suas dicas para um novo artigo sobre home office

Escritório doméstico é um assunto que já abordei diversas vezes, e as estatísticas do site indicam que, agora que o Carnaval passou e o ano finalmente poderá começar, bastante gente parece estar procurando material sobre o assunto e caindo (obrigado, São Google!) nos artigos do histórico do Efetividade.

Eu já estava querendo revisitar o tema e falar sobre o home office que montei em meu novo endereço, e como as minhas férias aqui do blog acabam no final da próxima semana, resolvi já ir recorrendo a vocês, que sempre me ajudam tanto com sugestões e complementos.

Vocês podem responder nos comentários ou via formulário de contato (mas só se for por questões de privacidade - prefiro a riqueza da conversa em público nos comentários!) Se preferirem responder em seus próprios blogs, fiquem à vontade, mas certifiquem-se de incluir a URL de sua resposta aqui nos comentários deste post, para que eu possa referenciar depois no meu texto, ok?

Todas as idéias sobre o assunto são bem-vindas, em especial se ainda não tiverem sido abordadas nos artigos anteriores sobre home office aqui do Efetividade.

Em especial, quero saber:

  1. Você já tem home office? Desde quando? Se não tiver, está planejando montar um em 2009? Só seu, ou compartilhando com mais moradores?
  2. Você realiza (ou pretende realizar) atividades remuneradas em seu home office? É a sua principal fonte de remuneração, ou é complementar? Qual a principal fonte pagadora (um empregador, clientes diretos, intermediários, agenciadores...?) Qual a área de atividades? Não conte segredos comerciais ;-)
  3. Para que outras atividades (além das remuneradas) você aproveita a estrutura do seu home office?
  4. Descreva como seu home office está (ou será) instalado - localização, mobília, equipamentos, iluminação, mais equipamentos, isolamento em relação a outros habitantes da casa, comunicações e outros aspectos que o diferenciem. A URL para uma boa foto dele será muito bem-vinda!
  5. Compartilhe as principais dicas que você descobriu enquanto planejava e montava seu home office.
  6. Você tem horários definidos para usar o home office? Quantas horas por dia, e como gerencia? É durante o "horário comercial"?
  7. Quando você tem que se encontrar com clientes ou fornecedores, recebe-os no home office mesmo?
  8. A experiência influenciou (ou pretende influenciar) seu convívio familiar? Sua alimentação? O uso do tempo? A renda da família? A qualidade de vida?
  9. Compartilhe outras dicas e sugestões criativas em geral sobre este tema!

Agradeço todas as colaborações (não precisam se prender às minhas perguntas!), e vou me esforçar para referenciá-las adequadamente no artigo futuro a respeito!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: