Eficiência supermercadológica: usando uma lista de compras permanente para nunca mais esquecer o adoçante do vovô, nem a pilha do controle remoto da garagem

Quando eu estava no ensino médio, lembro que as mercearias próximas à casa do meu avô distribuíam como brinde seus bloquinhos de listas de compras pré-impressas, patrocinados por atacadistas ou por marcas de mantimentos ou produtos de limpeza.

Meu avô não as usava, e fazia bem: os itens pré-preenchidos do bloquinho incluíam muitos supérfluos, procurando criar um hábito que substituísse a típica compra deles por impulso, e ao mesmo tempo deixavam de fora várias compras frequentes da casa.

Mas a idéia da lista pré-impressa em si é boa, e por muitas vezes eu as revisitei ao longo dos anos. Hoje fazer e imprimir uma lista é bem fácil, e ter um modelo pré-impresso ajuda em 2 momentos:

  • na hora de verificar o que está faltando em casa,
  • na hora de fazer a compra

Ter o roteiro pronto ajuda ainda mais quando sabemos que os supermercados são mestres da arte de nos fazer comprar o que não precisamos, mas não oferecem garantia de que vamos lembrar de tudo que precisávamos.


Uma lista de compras da semana retrasada - não achei os sacos de lixo...

Se você já tem o hábito de montar uma lista de compras antes de ir ao supermercado, e já considera as compras uma tarefa objetiva, a vantagem principal é reduzir o esquecimento da inclusão de itens: você parte de uma lista completa e rapidamente verifica o que falta, sem ter de fazer mentalmente um inventário do que deveria estar (mas já não está) em cada prateleira do armário da cozinha e da lavanderia, e sem deixar de lado categorias menos evidentes, como lâmpadas de reserva, pilhas, sal ou o que quer que de vez em quando falta na sua casa, por mero descuido, às 23h30 de uma noite chuvosa.

Criando a lista permanente

A lista permanente de compras é uma herdeira direta das práticas de controle de estoque, embora só parcialmente, pois concentra-se na disponibilidade e em registrar a lista completa dos itens estocáveis em casa, e não chega nem mesmo (por não precisar) a tentar manter um controle atualizado das quantidades presentes de cada um deles.

Montar a versão inicial da sua lista pode ser bem simples - pegue papel e caneta e dê uma volta em todos os "estoques e almoxarifados" da casa: geladeira, armários da cozinha, do banheiro, da área de serviço, gavetas diversas, etc. Em cada um deles, anote todos os itens cuja compra é regular.

Quando terminar de anotar tudo, simplesmente digite, agrupando em categorias, cada um dos itens que anotou. Há dois grupos básicos de categorias: relacionadas ao local em que você armazena os itens em casa, ou relacionadas à organização das prateleiras do seu supermercado usual.


Minha lista permanente

Ao final, coloque em colunas, e procure copiar várias vezes no espaço de uma página, para aproveitar melhor o papel. Se não for imprimir em papel rascunho, tente aproveitar ambos os lados da folha!

Se necessário, crie uma categoria extra para incluir itens relacionados a outros estabelecimentos anexos ao supermercado, como a farmácia, lavanderia ou o caixa automático do banco. E deixe espaço reservado, no final, para quando precisar anotar itens extraordinários!

Usando a lista permanente para verificar o que falta

Eu deixo o exemplar em aberto da lista permanente no balcão da cozinha, e ao longo do período, vou fazendo círculos à esquerda de cada item que esteja para acabar, ou cuja falta seja percebida.


Círculos e confirmações

Quando chega o dia de ir às compras, uso a própria lista como roteiro para verificar o que mais pode estar faltando ou quase acabando, marcando também com os mesmos círculos - e assim nunca mais esqueci de verificar os itens raramente usados por aqui, como o adoçante (ninguém em casa usa, é só para conveniência dos visitantes) ou as pilhas dos milhares de controles remotos.

Usando a lista permanente na hora de comprar

Ir ao supermercado sem uma lista é uma maneira segura de gastar mais do que o necessário, e ainda voltar para casa sem comprar tudo o que precisava.

Com a lista em mãos, basta ir direto aos itens anotados, e ir fazendo uma marcação (como na imagem acima) de cada item que coloca no carrinho. Quando deixar de comprar algo porque está em falta (ou muito caro, ou má qualidade), risque o item inteiro (e lembre de já inseri-lo na próxima lista!).

Quando você tiver marcado todos os itens, poderá fazer algo que o supermercadista odeia: ir direto para o caixa, sem ter de dar "mais uma olhadinha" pelos corredores para ver se faltou algo - oportunidade em que todas as chances estariam mais favoráveis ao interesse do comerciante do que ao seu.

Aproveitando as informações

Se você trouxer as listas e tickets de volta para casa poderá comparar o planejado com o realizado, e eventualmente encontrar novos itens para inserção em uma futura versão da lista permanente, bem como já marcar na lista da próxima compra os itens que não comprou.

Claro que daria para também fazer uma série de comparativos com relação a preços, duração, ciclos e mais. Mas aí já estaríamos falando de sistemas de estoque (ou de logística, dependendo da amplitude) completos, algo que vai bem além da utilidade de uma simples lista de compras permanente ;-)

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: