Feedback aos leitores: respostas, propostas, *novas perguntas* e um mapa mental

Conforme prometido ontem, seguem minhas respostas a quem respondeu ao meu pedido de feedback.


Eu pergunto, vocês respondem, eu pergunto mais, etc. ;-)

O pedido continua valendo, e podem responder lá mesmo ou aqui, tanto faz - leitores do final de semana, não se acanhem! Acrescentei mais algumas perguntas aqui neste novo post também.


Para quem não está interessado neste diálogo e prefere ver a programação normal do Efetividade, seguem os links pros posts "normais" desta semana:

Aos demais, agradeço a participação e vejam abaixo o que tenho a acrescentar - e a perguntar!

Sobre a "morte dos comentários"

Numerosos leitores comentaram que, além do fato de boa parte do público interessado reservar seus comentários aos seus próprios blogs e microblogs, o fato de muitos de vocês lerem os artigos apenas via feed RSS contribui para que não tenham ensejo de comentar - ampliando o fenômeno da hiperbólica e metafórica "morte dos comentários em blogs" que venho observando na web como um todo.

Se meu objetivo fosse ter grande número de comentários, isso me levaria a uma tentação pecaminosa: parar de publicar feeds completos ;-) Mas não me passa pela cabeça, e de fato tenho a consciência de que a maioria dos leitores interessados não comenta - é o fenômeno "read-only", como lembrou o Jonas Sousa. Eu mesmo raramente comento, e olha que leio muitos blogs, incluindo alguns que são de vocês. Como bem disse o Rafael Ramos, todos nós temos que nos acostumar com essa realidade da escassez crescente de comentários.

Podem continuar lendo pelo RSS à vontade, mas lembrem-se que seus comentários são muito bem-vindos, especialmente quando é para complementar meus textos, ou para dar um feedback sobre como as coisas funcionam nos contextos de vocês!

A quantidade de posts por semana

A absoluta maioria respondeu que 2 posts por semana são suficientes. Vou adotar isso como meta, ok? Não vou me comprometer, pois (como mencionei anteriormente) estou passando por uma situação que não permite garantir que vou dedicar a esta atividade o meu tempo disponível.

Pela mesma razão, não vou tentar seguir a sugestão do Phillip de ter dias da semana fixos para os posts - a idéia parece boa (assim como o exagero do Seiti, que propôs voltar ao tempo dos posts diários por aqui), mas a minha disponibilidade no momento impede. E vocês sempre podem torcer para em determinadas semanas haver mais do que 2 posts, como está sendo o caso da semana corrente ;-)

Eu teria interesse em pelo menos uma vez por semana fazer posts curtos, com links e comentários para outros artigos interessantes que vi por aí. A idéia agrada a vocês, ou não?

O feedback de vocês sobre a qualidade geral do site

Existem muitos conceitos de qualidade, mas eu prefiro o de Juran: "adequação ao uso". Pelo que eu li nos comentários de vocês no post de ontem, vocês encontram aqui o que gostariam de encontrar, e isso me deixa muito satisfeito. Vou tentar manter os mesmos tipos de conteúdo, portanto!

Preciso confessar que encontro um outro feedback que me diz muito: o fato de eu ser patrulhado simultaneamente por tribos tão distintas entre si como a dos eco-extremistas e a dos churrasqueiros fundamentalistas me dá a certeza de que estou conseguindo atingir vários públicos da forma como eu desejaria, e me permite acreditar que eu mesmo não estou praticando visões excessivamente monocromáticas ou unidimensionais.

Me ajudem a ordenar a relevância dos temas

Quanto à temática, notei nos comentários de vocês referências predominantes a GTD, home office, tecnologia/gadgets, currículo, planejamento financeiro e dicas de organização.

A figura abaixo mostra uma versão simplificada do mapa mental que uso para selecionar assuntos para o site, quando faço reuniões comigo mesmo para definição de pauta via brainstorm, na ausência de um assunto pré-selecionado:

Normalmente seleciono 2 temas por artigo - um atua como protagonista, e o outro faz o papel de contraponto ou o plano de fundo. Como a Carina descreveu, alguns temas predominam, e acredito que reflitam bastante meus próprios valores e escolhas pessoais - e isso não é algo que vá mudar ;-)

E agora convido vocês: se puderem responder, juntamente com as demais questões que abri neste post, quais os 3 temas gerais (escolhidos entre os que estão em caixas vermelhas no mapa acima) que cada um de vocês gostaria de ver mais frequentemente por aqui, vai me ajudar bastante quando faço estas "seleções livres".

Mas para evitar expectativas infundadas, já adianto: muitas vezes já chego ao editor de texto sabendo exatamente sobre o que quero escrever, e aí não há recurso ao mapa mental ou a priorizações ;-)

Outras questões que vocês mencionaram

Foram variadas: do conflito felinos X cabos até os méritos comparados de e-books e livros impressos, passando por automóveis e a criação de uma equipe de articulistas para o site. Vamos a elas:

  • O Jerônimo Medina Madruga perguntou sobre a possibilidade de transformar o Efetividade em livro. A idéia sobre o produto me parece boa, mas o processo em si não me atrai muito (especialmente neste meu momento de indisponibilidade). Quem sabe no futuro? E com material renovado, é claro.
  • O Bruno comentou sobre mudar o layout para aproveitar melhor o espaço em monitores wide, e isso é algo que tenho vontade de fazer há tempo. Mas com baixa prioridade, pois via Google Analytics eu sei que mais de 60% dos leitores aqui do site ainda usam resolução com largura de 1024 pixels, para a qual o site está voltado. Além disso, sei que vocês preferem que eu me dedique a escrever posts, não é? ;-)
  • O Erick Engelhardt falou sobre colocar outras pessoas para escrever aqui para o blog, mas a receptividade nas vezes que tentei isso não foi boa. Mesmo quando o conteúdo é de boa qualidade, aparentemente o pessoal estranha e rejeita. Vou tentar mais vezes, aos poucos. Mas a idéia de ter uma equipe de articulistas fixos não me agrada, pois para mim o Efetividade funciona muito bem como um canal para que eu escreva, e não apenas para que vocês tenham o que ler ;-)
  • A neuzalima tratou de algo interessante: como as pessoas ficam sabendo da existência do Efetividade.net, e como repassam a dica para seus familiares e colegas. Agradeço a disseminação, continuem assim ;-)
  • O Rodrigo deu uma de joão-sem-braço ;-) e perguntou sobre o que vale mais: ele publicar um livro tradicional ou um e-book. Além do que o Anderson Fortes já respondeu nos cometários, acrescento: depende do objetivo, Rodrigo - se for simplesmente para disseminar o seu conhecimento, creio que o e-book já é a melhor opção. Se for para obter retorno pessoal com isso, acredito que o livro impresso, mesmo com a audiência potencial bem menor, ainda leva vantagem. Mas as fronteiras entre os 2 universos estão ficando mais tênues a cada dia que passa, como você já deve ter percebido.
  • O Luiz falou uma frase que resumiu bem o que eu procuro atingir quando escrevo aqui: "Há muita coisa dos posts que no dia-a-dia não nos damos conta. Fazemos tudo ligados no automático. Então o blog nos proporciona um momento de reflexão." Ele também sugeriu alguns temas para posts futuros, que vou procurar lembrar. Mas sobre investimentos eu recomendo o vizinho Dinheirama!
  • O henriquezrx contou que vai tentar ser um comentarista mais assíduo. Eu vou retribuir, e passar a tentar responder mais frequentemente aos comentários de vocês nas notícias mais recentes!
  • O Fernando Lima sugeriu que eu passe a escrever mais sobre automóveis, mas aqui preciso confessar que é melhor não ;-) Não dirijo mal, mas me interesso tão pouco pelo assunto, que não sei dizer qual o ano do meu carro. E o segredo dos melhores artigos que publico por aqui é que tento escrever sobre assuntos que eu gosto!
  • O Otavio falou sobre os posts que tratam da organização de cabos, pois ele precisa recorrer a isso para evitar problemas com o bichano que tem em casa. Por aqui a situação é a mesma, Otavio! E vou tentar lembrar de mencionar os aplicativos que você citou, embora eu muitas vezes não o faça por preferir praticar GTD e organização pessoal baseados em papel e caneta!
  • O Cristiano Vieira falou sobre algo que também me incomoda: a separação pouco clara entre os artigos na capa do site, com distinção fraca entre subtítulos e títulos. Prominto resolver isso logo, Cristiano!
  • O Anderson Fortes cometeu um pecado gravíssimo ao confundir minha sugestão de dar opções aos vegetarianos nos churrascos com outra, muito mais radical e fora do meu próprio interesse, de fazer churrascos vegetarianos. Churrascos vegetarianos devem ser muito bons para quem gosta, mas não foi isso que eu sugeri, Anderson ;-)

Acho que abordei tudo que foi comentado até agora. As próximas rodadas acontecerão diretamente nos comentários desta notícia, ok? Fico no aguardo dos complementos, sugestões, reclamações e outras manifestações de vocês!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: