Promoção de Verão II do Efetividade: indicações aprovadas e os 26 autores sorteados

Logo depois da Promoção de Verão do Efetividade realizada em dezembro, o autor Christian Barbosa, que muitos de vocês possivelmente conhecem pelos seus livros de produtividade pessoal, ou pelo blog Mais Tempo, entrou em contato e me fez uma oferta generosa: 20 exemplares de livros seus, para mais uma rodada de sorteios entre os participantes.

Para ser mais efetivo, eu fui além: prorroguei a promoção, abrindo oportunidade para que mais pessoas enviassem material e pudessem assim participar.

Além dos 10 exemplares do livro A Tríade do Tempo e mais 10 do Você, dona do seu tempo, todos oferecidos pelo Christian, eu agreguei ainda 6 livros extras, oferecidos pela Ediouro.

Já publiquei ontem a lista de todo mundo que teve seu material aceito na promoção (boa parte do material enviado será publicada aqui no Efetividade ao longo das próximas semanas), e as regras e demais informações constam no anúncio original da promoção;

Portanto, sem mais delongas vamos aos agradecimentos. Obrigado, Christian, pelos brindes e pelo incentivo à continuidade desta promoção que fomenta a disponibilização de tanto conteúdo interessante! Obrigado, Ediouro, pelos providenciais brindes adicionais! Obrigado e parabéns a todos os participantes - e já vão pensando nas idéias dos próximos artigos, porque haverá mais promoções neste gênero!

E, claro, falta a lista dos sorteados. Ainda hoje eu vou enviar e-mail para o endereço que cada um deles cadastrou, dando instruções sobre como deverão me enviar seus endereços postais, e assim receber em casa seus brindes. Eis a lista dos nomes deles:

  • (A tríade do tempo) Frank Toogood
  • (A tríade do tempo) Sérgio Durand
  • (A tríade do tempo) Wilson de Freitas
  • (A tríade do tempo) Eduardo Francisco dos Santos
  • (A tríade do tempo) Mauricio Teixeira
  • (A tríade do tempo) Daniel Ribeiro
  • (A tríade do tempo) Julio Cesar Fausto
  • (A tríade do tempo) Thiago Bomfim
  • (A tríade do tempo) Daniel Quadros
  • (A tríade do tempo) Victor Rodrigues
  • (Você dona do seu tempo) Graziele Morelli
  • (Você dona do seu tempo) Clotilde Tavares
  • (Você dona do seu tempo) Luana Oliveira
  • (Você dona do seu tempo) Nanny Costa
  • (Você dona do seu tempo) Talissa Lopes de Barros Conceição
  • (Você dona do seu tempo) Livia Gabos
  • (Você dona do seu tempo) Mirian Sanches Mendes
  • (Você dona do seu tempo) Lígia Gabriela Buchfink
  • (Você dona do seu tempo) Nilda Neves
  • (Você dona do seu tempo) Silvania de Paula Souza dos Santos
  • (Os 4 Segredos do Sucesso) Marco A Darvas
  • (As regras da vitória) Luis Augusto Vulcanis
  • (Como ficar rico utilizando o princípio estrela) Paulo Marcondes
  • (Como ficar rico utilizando o princípio estrela) Célia Britinho
  • (Pequenas empresas, grandes realizações) Rodrigo Carvalho Silva
  • (Pense grande nos negócios e na vida) Rita Lucina

Parabéns a todos!

Promoção de verão: 120 inscritos - 96 estão concorrendo

Lembra da Nova edição da Promoção de Verão 2008/2009 do Efetividade, em que você indica um artigo e concorre a 10 exemplares do livro A Tríade do Tempo e mais 10 do Você, dona do seu tempo, disponibilizados pelo próprio autor, Christian Barbosa?

O prazo para participação nela expirou anteontem, e ontem passei algumas horas agradáveis lendo todos os textos enviados, fazendo a seleção e até mesmo já agendando alguns deles para publicação futura aqui no Efetividade.

E o resultado está sendo interessante: mais de 120 autores se inscreveram, e após a minha leitura atenta, 96 deles tiveram seu material aprovado de acordo com os termos da promoção, o que significa que estão concorrendo aos brindes (os ganhadores serão divulgados no dia 15) e que possivelmente o material inscrito por eles será divulgado aqui no Efetividade ao longo dos prṍximos meses.

E o formulário para sugestão de material continua à disposição, ok?

Veja a lista dos 96 participantes que estão concorrendo ao sorteio do dia 15:

Se houver alguma dúvida, ou se o seu nome não estiver presente e você acredita que se trata de um equívoco, entre em contato!

Do leitor: Obesidade é fator de risco - também para as empresas

Raphael Nascimento indicou o artigo "Obesidade não dá lucro para empresas", de autoria do Prof. Luiz Carlos de Moraes, separando um trecho:

"(...) Não é “privilégio” do Brasil. O mundo inteiro tem esse problema. Nas empresas americanas o número de obesos ultrapassa os 34% e as japonesas, apesar de termos uma idéia contrária, seguem o mesmo ritmo.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão um sexto da população sofre da Síndrome Metabólica e outra parcela igual está prestes a desenvolver a mesma condição e já é uma preocupação porque as empresas começam e perder produtividade e gastar mais com empregados afastados.

A síndrome metabólica é o conjunto de fatores de risco, entre eles a obesidade, que podem levar às doenças cardíacas onde todos perdem. A empresa, a família, os amigos e principalmente a pessoa humana.

Não fosse isso, nada temos contra os gordinhos. A maioria costuma ser espirituoso, alegre, brincalhão, fazendo piada da própria situação e convenhamos, as gordinhas, o mais das vezes têm rosto bonito. O problema é que as doenças cardíacas e outras por causa da obesidade acaba se manifestando justamente na idade mais produtiva das pessoas por volta dos 40 anos. Um estudo norte-americano concluiu que as empresas perdem US$ 1,8 mil por ano por falta de produtividade dos profissionais obesos. O afastamento do trabalho começa com problemas de pressão alta até outros males cardíacos mais graves e/ou coluna vertebral. Pressão no trabalho, exigência cada vez maior de metas com prazos mais curtos gera estresse sem limites. Na comparação entre uma pessoa fisicamente ativa e um obeso sem dúvida nenhuma o primeiro leva vantagem simplesmente porque todo dia descarrega o estresse e “recarrega as baterias”.

Estudos norte-americanos indicam que os obesos faltam ao trabalho até 8 dias no ano por complicações de saúde contra 3 dias dos trabalhadores com peso considerado normal.

Aqui não é diferente. Estudos paulistanos indicam aumento de 74% de faltas ao trabalho acima de 7 dias por causa da obesidade gerando um custo maior que 44% na assistência médica diminuindo assim a produtividade.

A guerra está declarada. Nas empresas americanas 40% já têm programas para controlar o peso dos empregados e mais 24% pensam em adotar medidas similares. (...)"

Leia o texto completo em "Obesidade não dá lucro para empresas".

Leia também:

Concurso cultural do Ibeu na web: Wii, iPhone, passeios e mais

A vizinha Lu, que já contribiu várias vezes artigos sobre organização pessoal e doméstica aqui para o Efetividade, deu a dica:

O Ibeu iniciou o ano de 2009 com um inovador concurso cultural online. A brincadeira fez tanto sucesso que rapidamente o número de participantes superou as expectativas dos organizadores.

O tema do concurso cultural é I feel good (Eu me sinto bem) e o internauta tem que criar um álbum de fotos e/ou vídeo que ilustre o que o faz sentir bem (feel good). A partir daí, cada participante deve divulgar seu álbum para conseguir o maior número de votos e ficar entre os 10 + votados do ranking. O Ibeu ainda facilita a vida dos competidores oferecendo um kit de divulgação, que ajuda a promover os álbuns no orkut, MSN e por e-mail.

“O mais interessante desse concurso é que tudo pode mudar a qualquer momento, pois quem entra hoje na disputa, amanhã já poderá estar em primeiro lugar. Tudo depende do próprio participante”, conta Adriana Calainho, organizadora do concurso.

Outro aspecto inovador é que todos os prêmios são personalizados: o participante pode escolher dentre 3 opções o prêmio que mais lhe agrada. Algumas das opções são: aparelhos de MP4, passeios radicais, iPhones, Nintendos wii e bolsas de estudo.

Para participar, basta acessar o site do concurso: www.ibeu.org.br.

Eu não estou participando da promoção, mas respondo: uma coisa que faz com que eu me sinta bem é quando posso usar meus recursos para apoiar as iniciativas interessantes dos amigos!

Do leitor - Internet discada: É possível ser produtivo? Sim!

Internet discada: É possível ser produtivo? Sim!

Indicação de Kleber Anderson:

Tempo atrás, estava relembrando de como era a internet para mim sete anos atrás. Quando comecei a navegar na internet, tudo era novo, diferente e surpreendente. Porém, com duas horas vasculhando a web, não adquiria nem 10% da informação que recebo hoje. A web mudou? Sim, bastante. Mas o grande diferencial foi minha mudança de como encarar a internet.

Gostaria de deixar algumas dicas, principalmente para os iniciantes na rede, de como conseguir ser produtivo utilizando a velocidade mínima de conexão. Dividi este tema em dois posts, veja o primeiro deles no link a seguir.

Referência: http://tecnoideias.blogspot.com/2008/10/internet-discada-possvel-ser-produtivo.html

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a Kleber Anderson pelo envio deste material.

Canivete Silver Tech Signature Lite, da Victorinox: só 6cm, com caneta e lanterna led

Em novembro de 2006 (é, o Efetividade está ficando velho...) eu escrevi sobre o pequenino canivete que levava sempre comigo no bolso - exceto na hora de entrar no banco ou na sala de embarque do aeroporto...

Ele é realmente pequeno: 6cm de comprimento, bem menor que os modelos mais clássicos (e copiados) da marca suiça. Não passa um dia sem que eu eu coloque em uso as utilidades usuais do canivetinho da Victorinox, incluindo a lâmina, lixa, tesourinha e micro-chave de fenda, todas sempre ao mesmo alcance.

Mas várias das linhas correntes de canivetes da Victorinox têm duas utilidades adicionais, que multiplicam várias vezes as oportunidades de uso prático: a caneta esferográfica e a lanterna led vermelha, acionada pressionando o símbolo da empresa na lateral do canivete.

Eu sou fã de canivetes e, embora não colecione, de vez em quando mudo de modelo. E recentemente, ao ficar sabendo do lançamento da nova linha Silver Tech Signature Lite, não me contive e fiz um upgrade.


O Silver Tech Signature Lite

O Silver Tech é esse da imagem acima. Tem os mesmos 6cm e mesmas ferramentas do anterior, mas o visual é diferenciado, e o led é de luz branca, bem forte (para um aparelho deste tamanho...).

Eu encontrei em uma loja de presentes importados, e curiosamente o preço era idêntico ao valor recomendado no site oficial da Victorinox. Se você for comprar um, recomendo testar a carga da caneta e a força da bateria antes de pagar, porque muitas vezes estes aparelhos chegam aos pontos de venda sem passar pelos distribuidores oficiais da Victorinox no Brasil, e os caminhos tortuosos e longos podem prejudicar as condições normais de uso destas peças.

Se você é fã destes instrumentos, dê uma olhada também na linha Presentation Pro, com canivetes que também são pen drives, apontadores laser e controles remotos Bluetooth para avançar e retroceder slides.

O canivete Victorinox Silver Tech é uma boa dica de presente masculino. Se você andava em busca de uma boa sugestão de presente, eu compartilho a dica: comprei o meu em uma loja de presentes, onde tinha também vários outros itens das linhas masculinas e femininas da Victorinox, alguns deles custando menos de R$ 60,00. E garanto que seu pai ou namorado vai gostar bem mais de receber um canivete suiço do que daquela camisa sem bolsos que você achou tão elegante na vitrine do shopping ;-)

Leia também:

Artigos recentes: