Apresentação em Powerpoint - 6 dicas para passar sua mensagem com efetividade

Apresentações são um mal necessário, mas já que não podemos escapar delas, ao menos devemos nos esforçar para realizá-las com efetividade.

Todo mundo já assistiu a apresentações que deram errado: encontre um apresentador despreparado, um auditório mal planejado, slides superlotados de mensagens e uma platéia desinteressada, coloque todos estes ingredientes juntos às 13h30min de um dia de sol, e está pronta a receita do desastre.

Mas com as dicas abaixo, você aumenta suas chances de fazer uma apresentação memorável, transmitindo suas idéias na íntegra e não apenas informando, mas também convencendo o público.

Para uma apresentação bem-sucedida, lembre-se sempre:

  • Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou deslocado? Algum texto ilegível? Talvez sobreposto? A ordem está correta? Todo slide tem um título enfatizando a sua idéia central? Após corrigir... releia mais uma vez!
  • Ensaie - Pratique sua apresentação, sozinho a princípio, e depois para um pequeno grupo, se você puder. Peça para alguém se posicionar bem longe e avaliar se consegue ler seus slides. Use um relógio e cronometre quanto tempo você passa em cada slide - e tente deslocar o ponto de equilíbrio, de modo a reservar mais tempo para os slides mais importantes no contexto da sua apresentação. Quando terminar de ensair, ensaie de novo!
  • Use bem seu apontador - Se for um bom apontador laser, não o use como uma âncora fixando você ao chão: você precisa usar bem o seu espaço, movimente-se e gesticule. Quando for apontar, realmente aponte, e não fique circulando ao redor de uma grande área do slide - só você acha que o círculo é pequeno e que o ponto que você deseja enfatizar é óbvio. Se puder, invista em um bom apontador.
  • Cuidado com o notebook - Teste tudo antes, inclusive a conexão com o projetor e com o sistema de som, se for o caso. Desative o screensaver e qualquer programa que possa interromper sua apresentação ou sobrepor alguma informação a ela. E não fale olhando para a tela do notebook - se você precisa olhar para sua apresentação, olhe para ela na tela onde está sendo projetada. Lembre-se que o público tende a tentar olhar para onde você estiver olhando. E lembre-se de nunca depender do Powerpoint! (nem do OpenOffice, nem do computador em si)
  • Apresente-se na abertura - Mesmo que o mestre de cerimônias já tenha dito quem você é, apresente-se mais uma vez, de forma simpática e cuidando especialmente da sua pronúncia ao dizer seu nome. Pratique antes, se para você não for natural dizer algo como "Boa tarde, meu nome é Augusto e vamos passar 30 minutos interessantes examinando as razões pelas quais os projetos têm sucesso - sintam-se à vontade para interromper sempre que quiserem perguntar algo".
  • Atenção aos slides iniciais - É nos slides iniciais que você conquista ou joga fora a atenção da platéia - começar um texto ou apresentação é uma arte em si. Capriche especialmente no visual deles, e se esforce para memorizá-los (bem como os demais fatos relacionados ao tema deles) de forma destacada. Vale a pena.

Veja mais algumas dicas interessantes em Giving an Academic Talk, de Jonathan Shewchuk.

Leia também:

- Criando apresentações efetivas – e mantendo a platéia acordada
- 10 dicas: Como NÃO fazer uma excelente apresentação

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: