Novembro de 2006: o mês em que o Efetividade.net decolou

Novembro de 2006 foi o mês em que o Efetividade.net "pegou", já com PageRank 6 no Google e com um número de leitores diários que passou a me estimular a escrever com mais freqüência por aqui, e a incluir assuntos mais densos, como empregabilidade, GTD, SEO e resenhas de livros. Por esta razão, não consegui selecionar hoje apenas os 7 melhores artigos daquele mês, precisei ir um pouco além ;-)

O Efetividade.net completou seu primeiro aniversário na semana passada, e vai comemorar de duas formas. Uma delas é a promoção que irá distribuir livros, moleskines e um Palm entre seus leitores, conforme já adiantei na semana passada.

A outra é publicando uma série de seleções dos melhores artigos do site, para quem não acompanhou ou quer rever. Já publiquei as listas dos melhores artigos de junho e julho de 2006, ontem foi a vez da seleção dos 7 melhores de agosto, setembro e outubro de 2006, e hoje vamos recapitular os sucessos de novembro do ano passado:

  • 10 dicas para criar os melhores cartões de visita e usá-los com efetividade - Se você ainda não tem ou não usa cartões de visitas, talvez esteja na hora de repensar esta atitude. Mesmo que sua atividade profissional não exija, ou se você ganha a vida on-line, você vai notar o quanto eles são úteis no primeiro evento em que alguém quiser o seu contato e você puder entregar o cartão com todas as informações - e perceber o efeito que isto causa no receptor.

  • 10 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum caprichado - Criar o seu currículo profissional e mantê-lo atualizado é uma atividade que ajuda a visualizar o andamento da sua carreira, e pode fazer a diferença na hora em que você precisar concorrer com outras pessoas por uma vaga, principalmente quando houver pré-seleção (a partir dos currículos, sem chance de um contato adicional) para ver quem passará para a fase das entrevistas.
  • 10 dicas de visual e formatação para criar um modelo de curriculum caprichado - Um conjunto de dicas para evitar 10 erros comuns na edição e formatação de currículos, complementando o artigo anterior.
  • Usabilidade em casa: 7 dicas para mais efetividade na sua organização doméstica - Organizar a casa de forma efetiva não é um desejo apenas de quem trabalha nela. E não é difícil agregar valor (principalmente na forma de eficiência e produtividade) à sua experiência doméstica com pouco esforço na organização.

  • 7 dicas para o escritório doméstico ideal - das cadeiras ao cartão de visitas! - Cada vez mais pessoas trabalham a partir de casa, e esta é uma tendência que não deve diminuir. Pelo contrário, a nova organização da economia está indo cada vez mais nesta direção, e algumas pessoas começam a ser bastante bem-sucedidas nas suas atividades profissionais executadas parcial ou totalmente a partir de um escritório doméstico.

  • GTD: Conheça um método eficaz de organização e produtividade pessoal que pode melhorar sua motivação e seus resultados - A metodologia GTD, ou Getting Things Done, foi descrita inicialmente no livro “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity“, de David Allen. Os preceitos de Allen, baseados em idéias simples e relativamente fáceis de manter, por não dependerem de nenhuma técnica complexa nem de suporte tecnológico avançado, vêm ganhando adeptos no mundo todo, e inclusive me inspiraram a criar o Efetividade.net - embora eu esteja longe de ser um dos seguidores quase religiosos que seguem à risca os dogmas do “Culto de Allen” ;-)
  • Getting Things Done: Um resumo do GTD em 2 parágrafos, pelo próprio autor do método - Logo no começo do seu segundo livro - mais precisamente, no capítulo 5 - encontrei uma pérola que merece ser compartilhada com vocês. É a resposta que David Allen dá quando alguém pergunta a ele em uma entrevista ao vivo (quando as respostas não devem ir além dos 60 segundos) qual é o maior obstáculo que as pessoas colocam no caminho da sua própria produtividade pessoal.

  • Gravata How-To: Como dar nó em gravata sem se enrolar - em 10 dicas simples - Você não precisa passar por aperto na próxima vez que precisar usar uma gravata - basta seguir algumas dicas e você se sentirá tão seguro de si quanto qualquer um dos demais candidatos à vaga, tão elegante quanto qualquer um dos outros convidados da formatura, e tão à vontade quanto os demais padrinhos do casamento ;-)
  • Fazendo acontecer: O que podemos aprender com Adams Óbvio - Todas as pequenas “parábolas” da história de Adams Óbvio acabam demonstrando a razão do seu sucesso: fazer o óbvio. Mas não aquele óbvio que salta aos olhos, que freqüentemente é a razão do insucesso de quem não analisa suficientemente suas questões - Adams sabia que o óbvio nem sempre é evidente, e ia até o cerne, não se deixando desviar dos fatos, nem cedendo à tentação de analisar apenas a parte mais interessante da amostra. Olhar objetivamente os fatos, analisá-los, chegar a uma conclusão clara, e agir de acordo com ela, é a receita da maioria das vitórias. Ainda assim, muitas vezes estas vitórias nem chegam a ser reconhecidas como tal, devido ao sherlockiano efeito de considerar simples um problema complexo, uma vez que a solução seja apresentada.
  • Um exemplo de liderança e gestão participativa: “Este barco também é seu” - Como andar de bicicleta, liderança é algo que você só aprende se tiver oportunidade de praticar - e todos podem praticar, pois está sempre ao nosso alcance na família, no grupo de amigos, ou mesmo na faculdade ou na atividade profissional. Mas ao contrário de andar de bicicleta, sobre liderança há grande variedade de livros, treinamentos e outros recursos que permitem aprimorar o perfil dos líderes, ou melhor preparar os líderes em potencial.

  • SEO no Brasil: otimizando seu site ou blog para obter melhores posições no Google - parte 1 - SEO é uma ferramenta de efetividade, porque faz com que a sua mensagem chegue a quem está realmente (e literalmente) em busca dela. Além disso, é uma ferramenta de produtividade, especialmente se o seu site tem banners ou serviços de anúncios como o Adsense (saiba mais detalhes), pois com o mesmo conteúdo você terá maior oportunidade de rendimento.
  • Ganhar dinheiro na Internet - Como ganhar US$ 160,00 em um só dia com o Adsense em um blog pessoal - Que tal ganhar US$ 160,00 em um só dia com o Adsense em seu blog pessoal? John Chow conseguiu, e explica como. Claro que chegar a este valor não é para qualquer um - embora eu conheça pessoalmente brasileiros que regularmente alcançam esta marca. Mas as dicas do John Chow são úteis para quem quer conseguir faturamento acima da média no sistema de anúncios mantido pelo Google.
  • Saiba como inserir os artigos recentes do Efetividade.net na barra lateral do seu site ou blog - Com este novo código de inserção, você pode ter este recurso em qualquer site ou blog, sem precisar programar, reconfigurar nem fazer upload de nada para o seu servidor. Tudo o que você precisa é editar a página, o template ou o tema desejado (preferencialmente na área reservada ao conteúdo das suas barras laterais) e copiar e colar uma linha.
  • Swisscard Lite: do tamanho de um cartão de crédito, e com 13 funções - A linha Swisscard tem vários modelos diferenciados, e em mais de uma ocasião eu já os escolhi para presentear outras pessoas. Mas o modelo que eu carrego na minha mochila - exatamente no compartimento para cartões de crédito, porque ele é do tamanho exato - é o Swisscard Lite, modelo preto translúcido. Curiosamente, o sufixo Lite não significa que ele é mais leve que os demais Swisscards, mas sim que ele tem um led (vermelho, no meu caso) para iluminação de emergência - que já foi útil mais de uma vez para descer escadarias em momentos de falta de luz, e para procurar chaves perdidas em local sem iluminação.

Quais destes assuntos você gostaria de ver retornar ao Efetividade na forma de novos artigos? Comente!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: