Firefox: como aproveitar melhor o espaço disponível na sua tela

Que tal melhorar o aproveitamento do espaço disponível em sua tela na hora de navegar na web?

Desde que eu coloquei as mão em um Eee PC (com sua diminuta tela de 800x480 pixels) pela primeira vez, passei a notar que as barras de ferramentas, funções, tabs, bookmarks e status do Firefox ocupam um espação. No caso do Eee, este espaço faz muita falta, e vale muito o esforço de configurar o navegador para aproveitar melhor o território disponível. Mas depois que fiz isto no Eee, notei que no caso do meu desktop também faz sentido deixar mais espaço para o conteúdo, parando de exibir controles e barras que eu raramente uso.

Uma das minhas primeiras atitudes na economia de área de controle do Firefox foi instalar a extensão Compact Menu 2, que conheci por intermédio deste artigo do Linux.com. Ela "encolhe" a barra de menus, transformando-a em um único botão que exibe o menu principal na forma de um menu drop down, como o da imagem acima. com isso, todo o restante da barra de menu passa a estar disponível para mover o conteúdo da barra de bookmarks, ou mesmo os controles de navegação (voltar, recarregar, etc.) - e assim é possível desativar estas outras barras sem perder as funcionalidades dela.

A imagem acima, do EeeUser, mostra como fica a barra misturando diversos itens. Eles preferem a extensão Tiny Menu, e na tela acima (a largura original são os 800px da tela do Eee) vemos uma barra unificada contendo o menu, os comandos de navegação, a barra de endereços e a barra de buscas, tudo em uma única linha.

Quando for testar, aproveite e já instale a extensão Stop-or-Reload, que passa a compartilhar um mesmo botão para estas duas operações, mais ou menos como o Opera faz. Eu também tentei instalar o tema Minifox, mas me senti meio claustrofóbico e desativei. Existe um limite em que a economia de espaço passa a exagerar no desconforto.

No caso específico do Eee, onde a tela realmente exige sacrifícios, eu me acostumei a usar também a extensão Fullerscreen, que torna ainda melhor o aproveitamento da tela quando você ativa o modo tela cheia (tecla F11). Outra dica que eu aproveitei foi reduzir as fontes das aplicações Gtk, que vale instantaneamente para o Firefox, o Pidgin e vários outros programas.

Muitas destas dicas podem ser encontradas nos artigos Creating more screen space in Firefox e Maximizing screen space. Parte é específica do Eee, e outra parte é genérica. Aproveite!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: