Bicicleta: Meio de transporte com efetividade, economia, saúde e menos poluição

Durante mais de um ano eu tive possibilidade de ir e voltar do trabalho pedalando, em um trajeto de cerca de 15 minutos (na ida, porque na volta era morro acima...)

Em alguns momentos era complicado, ou até mesmo inviável. Mas na maioria dos dias era agradável, econômico e usualmente bem mais rápido do que ir de ônibus, e tão rápido quanto ir de carro. E sem dúvida foi um dos períodos mais saudáveis da minha vida...

Estes temas, melhor aplicáveis em cidades que atendem bem às necessidades dos ciclistas, são abordados no texto a seguir, que foi enviado pelo Leonardo Saraiva, cujo site Aonde Andei você deve visitar - se morar em Curitiba, para conhecer opções de lugares para ir; se morar em outros locais, para se inspirar e fazer algo parecido sobre sua cidade!

“Inspirado no post sobre andar de moto, resolvi mostrar uma outra opção para tranporte - com efetividade - que foi eleito por mim: a bicicleta. Um meio de transporte muito antigo e difundido em diversas capitais européias, existem diversas iniciativas fazendo e mostrando que esse pode ser o futuro para mobilidade. Mas não adianta querermos comparar somente com Amsterdã, Londres e outras capitais desenvolvidas, então vamos mostrar as vantagens que ela trás para nós brasileiros sendo muitas delas não só para o bolso.

Economia: Conseguir sua bicicleta é simples e barato! Pode ser comprada com um investimento em torno de R$30,00 mensais e todo tipo de loja atualmente vendem-nas (mas eu indicaria comprar a sua em uma boa bicicletaria). Se comparada às tarifas de ônibus ela pode "se pagar" em torno de 3 meses. A segunda economia, vem já com outra vantagem, a economia da academia. E também não podemos esquecer que você gastará pouco com combustível (água nem é tão caro).

Saúde: Você de quebra estará cuidando de sua saúde, aproveitando um tempo que era desperdiçado, por mais um momento de exercício físico (economizando na academia ;). Sempre lembrando que é melhor buscar profissionais especializados para que sua bicicleta tenha as medidas, tamanho e especificação correta para seu tipo físico, peso e altura.

Meio ambiente: Atualmente vemos muita repercussão na mídia sobre super-aquecimento, poluição e outras coisas do gênero. A bicicleta é um dos meios de transportes menos poluentes e ainda não necessita de combustível.

Trânsito: Com os devidos cuidados e respeitando sempre as leis de trânsito, estaremos ajudando para que tenhamos um trânsito menos caótico.

Velocidade: Estaremos fazendo nossa parte para que o trânsito seja menos caótico, mas mesmo que não consigamos ainda, a bicicleta é um dos meios de transporte mais rápidos em distâncias até 15km. O que torna viável para a maioria das cidades brasileiras, incluindo as capitais.

Lazer: Pode ser usada ainda como uma forma de lazer, passeando com a família, namorada, amigos e até mesmo sozinho.

Como podem ver a bicicleta é uma opção bastante viável, sempre lembrando que sempre devemos estar ligados e respeitar as leis de trânsito (não que isso seja uma exclusividade da bicicleta, mas...). Não esqueçam do capacete, sinalizadores dianteiros, laterais e traseiros, luva e sempre - muita - água.

Para os baladeiros de plantão também pode ser uma opção, afinal muitos lugares apoiam e incentivam o uso de bicicleta, inclusive dispondo de estacionamento e outras formas.”

A indicação veio acompanhada desta referência (aondeandei.com.br).

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a Leonardo Saraiva pelo envio deste material. Se você também deseja indicar material para divulgação no site, use o link "Indicar material". E, claro, fique à vontade para debater o tema na área de comentários abaixo!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: