Estudar no exterior: 7 dicas para aproveitar melhor

Estudar no exterior ou fazer uma viagem de estudos é uma oportunidade que frequentemente é menos aproveitada do que poderia ser, devido a "vícios" comuns como se enturmar com brasileiros (e não com os nativos que poderiam expor melhor a cultura local e o idioma!), não criar laços com os professores, ter vergonha de fazer perguntas, etc.

Exceto em casos bem específicos, eu resisto bastante a fazer artigos patrocinados (e este não é um deles!), porque acho que pode colocar em dúvida a minha objetividade nos demais artigos.

Mas há outras formas de fazer valer a pena (para mim e para vocês) uma oportunidade de parceria, e é este o caso: a Fabricia Watson, da HotCourses, queria divulgar sua empresa em um post, e acabou acertando comigo de providenciar um artigo (da Brenda Bellani) com dicas sobre como aproveitar melhor a oportunidade de uma viagem de estudos, que sirvam mesmo para quem não for ser cliente delas.

Claro que elas ganham com isso um link para a empresa delas, que eu pessoalmente não conheci, mas parece ter ao menos um atributo positivo bem evidente: a iniciativa.

Com a palavra, a Brenda!

Estudar no exterior: como tirar o melhor proveito

por Brenda Bellani, autora convidada

A decisão de estudar no exterior vem acompanhada da conquista da fluência no inglês, da bagagem cultural, do destaque no mercado de trabalho, e de muitas qualificações acadêmicas e profissionais. Ok, isto é fato. Mas existem maneiras de potencializar esta experiência internacional.

Saiba como tirar proveito efetivamente em diversos âmbitos, sejam eles culturais, turísticos, linguísticos, estudantis, etc. Em dúvidas para onde ir ou onde encontrar o curso ideal para você? Pesquise no maior banco de dados do mundo gratuitamente no Hotcourses Brasil.

7 dicas para aproveitar melhor sua viagem de estudo

Converse com estrangeiros. Faça amizade com colegas de classe de outras nacionalidades e com cidadãos locais. É a forma mais divertida e eficiente de treinar o inglês, além de dividir experiências e histórias, e aprender com os costumes estrangeiros.

Conquiste um estágio na área em uma empresa local. A grande maioria das universidades e faculdades internacionais exige que os estudantes façam estágio durante o último ano de curso (graduação ou pós-graduação). Aproveite essa oportunidade extremamente rica para adquirir experiência em uma companhia no estrangeiro, criar contatos e referências profissionais, e dar um belo upgrade no seu currículo.

Crie contatos duradouros com os professores. Eles servirão como tutores profissionais e poderão ajudá-lo pelo resto de sua carreira. Basta dedicar-se aos estudos e demonstrar real interesse pelo curso. O professor sabe identificar quem realmente leva a sério a matéria lecionada.

Participe de associações estudantis e eventos culturais da instituição. As universidades e faculdades possuem diversas opções: clubes, grupos esportivos, feiras culturais, excursões. Todas com o objetivo de unir e entreter os seus estudantes. O seu objetivo, como estudante estrangeiro, será aproveitar as possibilidades que a instituição lhe oferece para aprender além da sala de aula, se divertir e conhecer novas pessoas.

Conheça os pontos turísticos da cidade/país. Permita-se viajar e desenvolver-se culturalmente. Já ouviu dizer que “viagem é a única coisa que você compra e te faz mais rico”? Pura verdade. Visite museus, galerias, conheça a arquitetura local, visite restaurantes famosos e absorva a cultura que o país tem a oferecer.

Frequente uma biblioteca local. Basta uma caminhada entre as estantes de uma biblioteca e você já enriquecerá o seu vocabulário em inglês. Afinal, ler é essencial para a formação do indivíduo em qualquer lugar do mundo. Em bibliotecas das universidades ou municipais, você também poderá usar a internet de graça, imprimir o que você precisar por preços bem baixos e usar espaços de estudo. É uma forma de sair de casa, mudar o ambiente de estudo de vez em quando, e utilizar todo o material disponível para ajudá-lo em seus trabalhos universitários.

Pergunte, pergunte, pergunte. Não sabe o significado de alguma palavra em inglês? Pergunte. Não entendeu o que o professor acabou de explicar? Pergunte. Tem interesse em saber mais sobre a cidade onde está morando? Pergunte. Quer entender os costumes locais? Pergunte. Sacie a sua curiosidade sem sentir vergonha ou medo de tirar dúvidas!

(Por Brenda Bellani)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: